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Educação Física – Slackline

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.

Fonte: Canva

Slackline

“Linha bamba” é a tradução exata de slackline, porque em inglês slack significa “bamba” e line significa “linha”. Trata-se de uma prática corporal de aventura feita na natureza e também considerada um esporte radical.

Essa atividade surgiu nos anos 1980, na Califórnia, nos Estados Unidos. Os alpinistas do Vale de Yosemite usavam as cordas de escalada para treinar o equilíbrio nos dias de descanso ou quando o clima não permitia subir montanhas. Com o tempo, perceberam que essa atividade, além de divertida, ajudava a melhorar o desempenho deles.

O slackline chegou ao Brasil em 1995, começando pelas praias do Rio de Janeiro e, depois, se espalhando por várias cidades. Hoje, é praticado em todo o país como lazer e esporte, e o Brasil já conta com atletas que competem no mundo inteiro.

Essa prática de aventura funciona assim: uma fita de nylon ou poliéster, de aproximadamente 2,5 a 5 cm de largura, é esticada e fixada entre dois pontos, e o objetivo é andar, fazer posições ou manobras sobre ela sem cair. Ela pode ser praticada de diferentes maneiras, como:

Fonte: Canva
  • Trickline: fazer manobras, saltos e acrobacias em uma fita colocada a partir de 60 cm do chão.
  • Highline: atravessar uma fita instalada em grandes alturas, acima de 20 metros, como entre montanhas ou prédios, sempre usando equipamentos de segurança.
  • Longline: atravessar uma fita pouco tensionada e bem longa, com mais de 25 metros de extensão.
  • Waterline: atravessar uma fita colocada sobre a água, como em piscinas, lagos ou rios.

Praticar slackline fortalece o corpo, melhora a postura, a concentração e o tempo de reação. Também ajuda a desenvolver coragem e confiança, pois envolve superar o medo e sentir a emoção de avançar cada vez mais. Além disso, aproxima as pessoas da natureza e incentiva o cuidado com o meio ambiente.

Aqui em Goiânia, é possível praticar slackline em vários parques. Mas, para isso, é importante respeitar os limites do corpo e a natureza. A fita não deve ser presa em árvores muito jovens ou com tronco fino, pois isso pode machucá-las. O ideal é escolher árvores fortes, com tronco grosso e resistente, de aproximadamente 1,30 m de circunferência, e sempre colocar uma proteção entre o tronco e a fita. Se a prática for frequente, também é importante alternar as árvores utilizadas para evitar danos.

Fonte: Arquivo Pessoal

Também não é recomendado praticar em dias de chuva, pois a fita fica escorregadia e aumenta o risco de acidentes. Da mesma forma, é importante evitar dias com ventos fortes ou momentos em que o sol fica diretamente nos olhos, dificultando a visão. Além disso, todo o resíduo produzido durante a prática deve ser descartado corretamente para manter o parque limpo. E, caso haja animais no local, não se deve alimentá-los, pois isso pode prejudicá-los.

Assim, para praticar slackline com segurança e responsabilidade, é importante cuidar do nosso corpo, proteger o ambiente ao redor e aprender a lidar da melhor forma possível com os riscos e incertezas que a prática ao ar livre pode trazer.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE SLACKLINE E OS CUIDADOS COM A NATUREZA

Fonte: Estúdio Conexão Escola

RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO:

QUESTÃO 1

Todas as imagens abaixo mostram práticas corporais de aventura na natureza. Observe-as com atenção e identifique qual representa o slackline.

Fonte: Canva
Fonte: Canva
Fonte: Canva

QUESTÃO 2

O slackline é praticado sobre uma fita de nylon ou poliéster, esticada entre dois pontos fixos. A largura e a altura dessa fita podem variar de acordo com a modalidade praticada. Sendo que o objetivo delas é

(A) permanecer o maior tempo possível parado sobre à fita.

(B) realizar sobre a fita uma série de movimentos pré definidos.

(C) escalar montanhas para atingir a maior altura possível.

(D) andar, fazer posições ou manobras sobre a fita sem cair.

QUESTÃO 3

Leia os enigmas abaixo e identifique a modalidade do slackline:

(A) “Eu sou a modalidade em que o praticante atravessa uma fita muito longa, que parece não ter fim. Quanto mais metros, maior o desafio. Quem sou eu?”

(B) “Sou praticado lá no alto, onde o vento sopra forte e a vista é gigante. Só entro em cena quando todos os equipamentos de segurança estão no lugar. Quem sou eu?”

(C) “Aqui, manobras, saltos e acrobacias mandam no espetáculo! Minha fita fica mais alta e mais tensa para permitir os truques. Quem sou eu?”

(D) “Minha fita fica esticada sobre a água e, se o praticante perder o equilíbrio, vai acabar se molhando! Piscinas, lagos e rios são meus cenários preferidos. Quem sou eu?”

QUESTÃO 4

Leia o texto:

Praticar slackline fortalece o corpo, melhora a postura, a concentração e o tempo de reação. Também ajuda a desenvolver coragem e confiança, pois envolve superar o medo e avançar cada vez mais. Além disso, aproxima as pessoas da natureza e incentiva o cuidado com o meio ambiente.

Com base no texto, podemos afirmar que os benefícios do slackline

(A) estão ligados somente à diversão, sem contribuir para o corpo ou para o cuidado com o ambiente.

(B) envolvem apenas aprender manobras difíceis, sem oferecer vantagens físicas ou emocionais.

(C) incluem fortalecimento do corpo, melhora da postura e concentração, além de aproximar as pessoas da natureza.

(D) se limitam ao desenvolvimento de coragem extrema, sem relação com saúde, equilíbrio ou meio ambiente.

QUESTÃO 5

O slackline, assim como outros esportes praticados na natureza, pode causar impactos ambientais. Por isso, é importante realizar essa atividade com responsabilidade. Qual das imagens abaixo mostra uma prática de slackline feita com responsabilidade, cuidando do meio ambiente? Justifique.

Fonte: Canva
Fonte: Canva

QUESTÃO 6

Liste outros cuidados que devemos ter com o meio ambiente ao praticar slackline.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componente CurricularEducação Física
Objeto de Conhecimento/ConteúdoPráticas corporais de aventura na natureza
Habilidades(GO-EF04EF19) Vivenciar práticas corporais de aventura na instituição escolar e em áreas verdes, explorando diversos materiais, técnicas e estratégias, resgatando e assimilando os valores e atitudes com vistas à sustentabilidade.
(GO-EF04EF20) Analisar as condições adequadas para o desenvolvimento das práticas corporais de aventura na terra, no ar, na água, em relação à ação do ser humano no ambiente.
ReferênciasSilva, Vandiel Leonam. Slackline: uma metodologia de ensino baseada na taxonomia do desenvolvimento
motor da criança / Vandiel Leonam Silva. – Vitória de Santo Antão, 2017.
SILVA, Kaique Ramos da. Análise da prática do slackline como ferramenta de treinamento de competências psicológicas. Rio Claro, 2020.
MOREIRA, Laíne Rocha; SARAIVA, Kaio Viana; ALVES, Kaio Heitor Soares; CONCEIÇÃO, Raissa da Silva. O slackline na Educação Física escolar: a forma estática como possibilidade para a prática pedagógica. Revista de Educação, Saúde e Ciências do Xingu, v. 1, n. 3, set. 2020.