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Educação Física – Salve Bandeira – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem do arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira. Acesso: 28 de Novembro de 2024.

CONCEITO

O jogo da cultura popular Salve Bandeira , também conhecido como “Rouba Bandeira” em algumas regiões, é uma brincadeira tradicional que faz parte do folclore brasileiro.

É amplamente praticado em escolas, praças e comunidades, sendo valorizado pela sua simplicidade e pela capacidade de reunir pessoas de diferentes idades.

CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS

Origem Popular:

  • Surgiu como uma atividade lúdica praticada ao ar livre, especialmente em comunidades rurais e urbanas.
  • Relaciona-se com brincadeiras tradicionais transmitidas oralmente entre gerações.

Influências Culturais:

  • Embora não tenha uma origem específica documentada, reflete a criatividade popular em criar jogos que promovem interação e convivência saudável.

Contexto Educacional:

  • Incorporado ao ambiente escolar como uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais, principalmente a cooperação e a estratégia.

CARACTERÍSTICAS CULTURAIS

Coletividade e Estratégia:

  • Envolver trabalho em equipe, com funções definidas entre os participantes (defensores, atacantes, etc.).
  • Exige resumo rápido e organização para alcançar o objetivo: capturar ou proteger a bandeira.

Interação Social:

  • Fortalece laços comunitários ao reunir grupos de crianças e jovens em atividades ao ar livre.

Simplicidade e Inclusão:

  • Pode ser adaptado a diferentes contextos e espaços, utilizando materiais simples, como um pedaço de tecido para representar a bandeira.

Conexão com a Cultura Lúdica Brasileira:

  • Faz parte de uma tradição de jogos populares que celebram o brinquedo coletivo, assim como queimada e amarelinha.

BENEFÍCIOS EDUCATIVOS E SOCIAIS

  • Estímulo ao espírito esportivo e à empatia entre os participantes.
  • Promover a valorização da cultura local e das tradições lúdicas brasileiras.
  • Ajuda no desenvolvimento de habilidades físicas, como corrida e agilidade, além de competências socioemocionais.

O jogo Salve Bandeira é, portanto, mais do que um simples jogo: é uma prática cultural rica em significados, que reforça a importância do brincar como expressão cultural e educativa.


Questão 01

O jogo Salve Bandeira reflete a criatividade popular e promove interação e

(A) convivência saudável.

(B) habilidades motoras.

(C) estratégia individual.

(D) competição extrema.

Questão 02

O jogo Salve Bandeira fortalece laços comunitários ao reunir crianças e jovens em atividades

(A) competitivas ao extremo.

(B) ao ar livre.

(C) individuais e isoladas.

(D) de alto risco.

Questão 03

Responda:

a) Explique como o jogo Salve Bandeira promove o trabalho em equipe e quais funções podem ser desempenhadas pelos participantes.

b) Descreva de que forma o jogo Salve Bandeira pode fortalecer os laços comunitários e contribuir para a interação social entre crianças e jovens.

Questão 04

Responda:

a) Comente sobre a simplicidade do jogo Salve Bandeira e como essa característica permite sua adaptação a diferentes contextos e espaços.

b) Analise a importância do jogo Salve Bandeira no estímulo ao espírito esportivo e no desenvolvimento de competências socioemocionais entre os participantes.

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Habilidades(GO-EF07EF28) Vivenciar, apropriar e analisar características  histórico-culturais, valores e normas presentes em diferentes tipos de  jogos populares.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 7º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Se liga na educação física: 7º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna, 2022.

Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee / Fernando Jaime González; Suraya CrisƟ na Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014.

Brasil. Ministério da Cidadania. Jogos e brincadeiras das culturas populares na Primeira Infância / Ministério da Cidadania. 1. ed. atual. – Brasília : Ministério da Cidadania, 2019. 66p. : 30 cm.

Brincadeiras Populares: um resgate da cultura do brincar. / Orga
nização Cláudia Maria da Silva Vieira; Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Maranhão. São Luís: EDIFMA, 2019. 91 p.

1. Jogos e Brincadeira populares. 2. Recreação – construção his
tórico-cultural. 3. Atividades lúdicas – papel educativo. 4. Jogos in
fantis – tradicionais. 5. Brincadeiras populares. 6. Jogos populares. I.
Vieira, Cláudia Maria da Silva.