Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
CONCEITO
O jogo da cultura popular Salve Bandeira , também conhecido como “Rouba Bandeira” em algumas regiões, é uma brincadeira tradicional que faz parte do folclore brasileiro.
É amplamente praticado em escolas, praças e comunidades, sendo valorizado pela sua simplicidade e pela capacidade de reunir pessoas de diferentes idades.
CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS
Origem Popular:
- Surgiu como uma atividade lúdica praticada ao ar livre, especialmente em comunidades rurais e urbanas.
- Relaciona-se com brincadeiras tradicionais transmitidas oralmente entre gerações.
Influências Culturais:
- Embora não tenha uma origem específica documentada, reflete a criatividade popular em criar jogos que promovem interação e convivência saudável.
Contexto Educacional:
- Incorporado ao ambiente escolar como uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais, principalmente a cooperação e a estratégia.
CARACTERÍSTICAS CULTURAIS
Coletividade e Estratégia:
- Envolver trabalho em equipe, com funções definidas entre os participantes (defensores, atacantes, etc.).
- Exige resumo rápido e organização para alcançar o objetivo: capturar ou proteger a bandeira.
Interação Social:
- Fortalece laços comunitários ao reunir grupos de crianças e jovens em atividades ao ar livre.
Simplicidade e Inclusão:
- Pode ser adaptado a diferentes contextos e espaços, utilizando materiais simples, como um pedaço de tecido para representar a bandeira.
Conexão com a Cultura Lúdica Brasileira:
- Faz parte de uma tradição de jogos populares que celebram o brinquedo coletivo, assim como queimada e amarelinha.
BENEFÍCIOS EDUCATIVOS E SOCIAIS
- Estímulo ao espírito esportivo e à empatia entre os participantes.
- Promover a valorização da cultura local e das tradições lúdicas brasileiras.
- Ajuda no desenvolvimento de habilidades físicas, como corrida e agilidade, além de competências socioemocionais.
O jogo Salve Bandeira é, portanto, mais do que um simples jogo: é uma prática cultural rica em significados, que reforça a importância do brincar como expressão cultural e educativa.
Questão 01
O jogo Salve Bandeira reflete a criatividade popular e promove interação e
(A) convivência saudável.
(B) habilidades motoras.
(C) estratégia individual.
(D) competição extrema.
Questão 02
O jogo Salve Bandeira fortalece laços comunitários ao reunir crianças e jovens em atividades
(A) competitivas ao extremo.
(B) ao ar livre.
(C) individuais e isoladas.
(D) de alto risco.
Questão 03
Responda:
a) Explique como o jogo Salve Bandeira promove o trabalho em equipe e quais funções podem ser desempenhadas pelos participantes.
b) Descreva de que forma o jogo Salve Bandeira pode fortalecer os laços comunitários e contribuir para a interação social entre crianças e jovens.
Questão 04
Responda:
a) Comente sobre a simplicidade do jogo Salve Bandeira e como essa característica permite sua adaptação a diferentes contextos e espaços.
b) Analise a importância do jogo Salve Bandeira no estímulo ao espírito esportivo e no desenvolvimento de competências socioemocionais entre os participantes.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF07EF28) Vivenciar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores e normas presentes em diferentes tipos de jogos populares. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 7º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Se liga na educação física: 7º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna, 2022. Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee / Fernando Jaime González; Suraya CrisƟ na Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. Brasil. Ministério da Cidadania. Jogos e brincadeiras das culturas populares na Primeira Infância / Ministério da Cidadania. 1. ed. atual. – Brasília : Ministério da Cidadania, 2019. 66p. : 30 cm. Brincadeiras Populares: um resgate da cultura do brincar. / Orga nização Cláudia Maria da Silva Vieira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. São Luís: EDIFMA, 2019. 91 p. 1. Jogos e Brincadeira populares. 2. Recreação – construção his tórico-cultural. 3. Atividades lúdicas – papel educativo. 4. Jogos in fantis – tradicionais. 5. Brincadeiras populares. 6. Jogos populares. I. Vieira, Cláudia Maria da Silva. |