Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
No cenário das lutas esportivas, situações de preconceitos e estereótipos estão frequentemente presentes e exercem uma influência significativa tanto sobre os participantes quanto sobre a percepção do público.
Esses preconceitos podem manifestar-se de diversas formas, impactando desde o tratamento e oportunidades oferecidas aos lutadores até a maneira como suas habilidades e conquistas são interpretadas.
PRECONCEITO DE GÊNERO
As lutas esportivas são frequentemente vistas como atividades exclusivamente masculinas. Esse preconceito não só afasta as mulheres das academias e dos tatames, mas também reforça estereótipos de gênero prejudiciais.
Subestimação das Capacidades das Mulheres: Em muitas lutas esportivas, há a crença de que as mulheres são menos capazes ou menos competitivas do que os homens.
Isso pode se manifestar em menor cobertura midiática, prêmios menores, ou menos oportunidades de patrocínio.
Expectativas Estereotipadas: As mulheres lutadoras podem ser pressionadas a manter uma aparência ou comportamento “feminino”, enquanto os homens são esperados a serem mais agressivos e menos emotivos.
PRECONCEITOS RACIAIS
Representação Desigual: Atletas de minorias étnicas podem ser sub-representados ou estereotipados. Por exemplo, atletas negros podem ser vistos apenas como naturalmente talentosos, minimizando o esforço e a técnica envolvidos em suas vitórias.
Discriminação Implícita: Lutas que envolvem atletas de diferentes origens étnicas podem sofrer com decisões arbitrárias de juízes ou árbitros, influenciadas por preconceitos inconscientes.
PRECONCEITOS CULTURAIS
Estereótipos Nacionalistas: Lutadores de certos países podem ser estereotipados de acordo com percepções culturais. Por exemplo, lutadores de países asiáticos podem ser vistos como mais disciplinados, enquanto lutadores de países latino-americanos podem ser considerados mais apaixonados ou emocionais.
PRECONCEITOS SOCIOECONÔMICOS
Subestimação de Lutadores de Baixa Renda: Atletas de origens socioeconômicas mais baixas podem ser subestimados ou enfrentarem obstáculos adicionais, como menos acesso a recursos de treinamento e patrocínios.
Glorificação da Superação: Embora histórias de superação possam ser inspiradoras, elas podem ser usadas para perpetuar a ideia de que todos podem superar suas circunstâncias sem abordar as desigualdades sistêmicas que existem.
QUESTÃO 01
O preconceito de gênero no contexto das lutas esportivas configura-se quando
(A) as mulheres têm menos oportunidades.
(B) as atletas negros são subvalorizados.
(C) os asiáticos são vistos como disciplinados.
(D) os lutadores de baixa renda enfrentam obstáculos.
QUESTÃO 02
A representação desigual de atletas de minorias étnicas nas lutas esportivas refere-se
(A) aos asiáticos vistos como disciplinados.
(B) aos negros subvalorizados em suas vitórias.
(C) as mulheres lutadoras pressionadas pela aparência.
(D) aos lutadores de baixa renda com menos apoio.
QUESTÃO 03
Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo alusivas ao combate ao estereótipo e preconceito no contexto das lutas esportivas.
JUSTA | IDENTIDADE | EDUCAÇÃO | PRECONCEITOS | EQUITATIVA |
Combater estereótipos e ___________________________________ no âmbito das lutas esportivas requer um esforço conjunto e contínuo de todos os envolvidos na comunidade esportiva. Através da ______________________________, políticas inclusivas, representação diversa, cobertura midiática _____________________________ e suporte adequado, é possível criar um ambiente onde todos os atletas possam competir de maneira ____________________________ e ser reconhecidos por suas habilidades e esforços, independentemente de sua origem ou ______________________________.
QUESTÃO 04
Responda:
a) De que maneira a subestimação de lutadores de baixa renda pode impactar suas carreiras esportivas?
b) Como a glorificação de histórias de superação no contexto esportivo das lutas pode mascarar as desigualdades sistêmicas enfrentadas por atletas de baixa renda?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (GO-EF07EF17) Reconhecer preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas, propondo alternativas para superá-los com base na equidade, na solidariedade, na justiça e no respeito. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 7º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Campos, Luiz Antônio Silva, 1956-Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea Paulista, SP:Fontoura,2014. Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Dario, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Dario, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007. Se liga na educação física: 7º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. |