ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.
PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: EXPLORANDO A CIDADE E A NATUREZA
OI, PESSOAL! VAMOS FALAR DE UMA COISA MUITO DIVERTIDA: AVENTURAS! SABIA QUE PODEMOS FAZER MUITAS AVENTURAS TANTO NA NATUREZA QUANTO NA CIDADE? ISSO SE CHAMA PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA!
NA NATUREZA, VOCÊ PODE FAZER TRILHAS, SUBIR MONTANHAS, ANDAR DE BICICLETA NO CAMPO OU ATÉ REMAR EM UM RIO! NESSAS AVENTURAS, A GENTE VÊ FLORES, ANIMAIS E SENTE O VENTO NO ROSTO. MAS É MUITO IMPORTANTE CUIDAR DA NATUREZA, NÃO JOGAR LIXO NO CHÃO E RESPEITAR AS PLANTAS E ANIMAIS. ASSIM, TODOS PODEM APROVEITAR ESSE LUGAR LINDO!
NA CIDADE, TAMBÉM DÁ PARA SE AVENTURAR! VOCÊ PODE ANDAR DE SKATE, FAZER PARKOUR OU PEDALAR NO PARQUE. E PARA AJUDAR O PLANETA, QUE TAL IR A PÉ OU DE BICICLETA PARA BRINCAR NO PARQUE? ASSIM, AJUDAMOS A CUIDAR DO MEIO AMBIENTE.
HOJE, O MUNDO PRECISA DA NOSSA AJUDA PARA FICAR MAIS LIMPO E SAUDÁVEL. ENTÃO, QUE TAL APROVEITAR AS AVENTURAS E, AO MESMO TEMPO, SER UM HERÓI PARA A NATUREZA E A CIDADE?
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
É IMPORTANTE ESCOLHER ANDAR A PÉ OU DE BICICLETA PARA FAZER NOSSAS AVENTURAS
(A) PORQUE AS RUAS ESTÃO SEMPRE VAZIAS.
(B) PORQUE FAZ BEM PARA O PLANETA E PARA SAÚDE.
(C) PORQUE É MAIS RÁPIDO.
(D) PORQUE CANSA MAIS.
QUESTÃO 2
PODEMOS AJUDAR A CUIDAR DA NATUREZA DURANTE NOSSAS AVENTURAS
(A) JOGANDO LIXO NO CHÃO E NOS RIOS.
(B) USANDO MENOS PLÁSTICO E RECICLANDO.
(C) PEGANDO PLANTAS E FLORES SEM PERMISSÃO.
(D) ANDANDO DE CARRO PARA TODOS OS LUGARES.
QUESTÃO 3
ESCOLHA QUAL É A SUA PRÁTICA CORPORAL DE AVENTURA NA NATUREZA PREFERIDA, ESCREVA SEU NOME E FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE SUA ESCOLA.
QUESTÃO 4
ESCOLHA QUAL É A SUA PRÁTICA CORPORAL DE AVENTURA URBANA PREFERIDA, ESCREVA SEU NOME E FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE SUA ESCOLA.
Saiba mais
ASSISTA AO VÍDEO E CONHEÇA UM POUQUINHO MAIS SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA
Autoria | Livia Analy Rezende Amâncio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF01EF14) Conhecer e experimentar práticas corporais de aventura, urbanas e na natureza, e brincadeiras que simulem as mesmas, reconhecendo suas origens como necessidade humana de superação dos obstáculos ambientais. (GO-EF01EF15) Descrever por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as sensações e emoções das práticas vivenciadas. (GO-EF01EF16) Reconhecer o corpo como parte integrante do meio, sensível para novas relações consigo, com o outro e com o ambiente, apropriando dos valores e significados transmitidos ludicamente pelas práticas corporais de aventura, urbanas e na natureza, com vistas à sustentabilidade. |
Referências | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (1º E 2º anos). Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021. |