Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 3º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Práticas Corporais de Aventura
Oi, turma! Hoje vamos aprender sobre as práticas corporais de aventura, que são atividades cheias de diversão, emoção, desafios e imprevistos. Sabia que podemos viver grandes aventuras na natureza e até mesmo na cidade? Mas, para aproveitar tudo isso, precisamos cuidar da nossa segurança e também do meio ambiente. Vamos entender como?
Aventuras na Natureza
Na natureza, podemos fazer coisas incríveis como caminhar por trilhas, andar de bicicleta no campo, subir montanhas e até remar em rios! Nesses lugares, vemos árvores, animais e sentimos o ar puro. Mas para que possamos continuar aproveitando esses lugares, temos que cuidar do meio ambiente:
- Não jogue lixo no chão.
- Respeite as plantas e os animais.
Aventuras na Cidade
Na cidade, também podemos nos divertir muito! Dá para andar de skate, fazer parkour ou pedalar no parque. E o melhor de tudo: podemos ajudar o planeta fazendo escolhas inteligentes, como:
- Usar a bicicleta ou ir a pé.
- Usar menos plástico e sempre reciclar.
Vamos conhecer um pouquinho mais o parkour, que é uma prática corporal de aventura urbana que envolve superar obstáculos de maneira ágil e criativa, usando o corpo para saltar, correr, escalar e se equilibrar. Nessa atividade, os praticantes, chamados de “traceurs”, utilizam o ambiente urbano como um grande campo de treino, saltando entre muros, corrimãos, escadas e outros obstáculos presentes na cidade. O objetivo do parkour é percorrer um trajeto da forma mais rápida e eficiente possível, sempre respeitando os próprios limites e mantendo a segurança. Além de ser uma atividade física intensa, o parkour incentiva o desenvolvimento da confiança, força e coordenação motora.
Para se aventurar com segurança, é muito importante usar equipamentos de proteção, como capacete, joelheiras e luvas. Sempre vá acompanhado de um adulto e conheça bem o lugar onde vai brincar. Além disso, nunca se esqueça de levar água e um lanchinho para se manter forte e hidratado.
Lembre-se: a aventura é muito divertida, mas precisamos ser responsáveis. Cuidar de nós mesmos e do ambiente é o segredo para aproveitarmos tudo isso de maneira segura e saudável.
QUESTÃO 1
Na natureza, é importante que os aventureiros
(A) usem o celular para se divertir.
(B) façam fogueiras em qualquer lugar.
(C) respeitem as plantas e os animais.
(D) joguem lixo no chão.
QUESTÃO 2
Para praticar parkour com segurança, os praticantes devem
(A) saltar de qualquer altura.
(B) usar equipamentos de proteção.
(C) fazer sozinhos sem supervisão.
(D) ignorar os limites do próprio corpo.
QUESTÃO 3
Pense e escreva o nome de uma atividade de aventura que você gostaria de experimentar na cidade. Quais cuidados você deve ter para praticá-la com segurança e respeito ao meio ambiente?
QUESTÃO 4
Faça um desenho representando pessoas praticando parkour na cidade e depois faça uma explicação escrita do desenho.
QUESTÃO 5
Como você pode influenciar seus amigos a serem mais conscientes em suas práticas corporais de aventura? Quais atitudes você pode adotar para ajudar a cuidar do planeta?
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo e aprenda mais sobre as Práticas Corporais de Aventura, mais especificamente sobre o parkour.
Autoria | Livia Analy Rezende Amâncio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF03EF21) Vivenciar práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, explorando espaços e materiais que possam ser adaptados para as vivências, desenvolvendo atitudes e mudanças de comportamento acerca do cuidado e da conservação dos espaços públicos. (GO-EF03EF22) Retomar os valores e atitudes com vistas à sustentabilidade, analisando as condições adequadas para o desenvolvimento das práticas corporais de aventura no meio urbano e na natureza, observando a segurança dos participantes e os impactos ambientais. |
Referências | BNCC – Base Nacional Comum Curricular. DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado. Fundação Carlos Chagas < http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422020000300100 > acesso em 23/10/2024. |