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Educação Física – Posturas básicas da Hatha Yoga

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

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INSPIRAÇÃO 

As posturas da Yoga foram inspiradas em movimentos da natureza, animais e em elementos do cotidiano.

Refletem uma conexão profunda entre o corpo humano e o ambiente natural.

OBJETIVO

O objetivo das postura da hatha Yoga é promover o equilíbrio entre o corpo e a mente, melhorando a flexibilidade, força muscular, postura, e respiração. 

BENEFÍCIOS 

A prática da hatha yoga ajuda a reduzir o estresse, aumentar a concentração, e facilitar a meditação, contribuindo para o bem-estar físico e mental.

POSTURAS BÁSICAS DA HATHA YOGA

Vrksasana (Postura da Árvore): Uma postura de equilíbrio em pé, onde uma perna é dobrada e o pé é colocado na coxa interna da outra perna, com as mãos unidas acima da cabeça.

Utkatasana (Postura da Cadeira): Simula a posição de sentar em uma cadeira invisível, fortalecendo as pernas e os glúteos.

Trikonasana (Postura do Triângulo): Uma postura de alongamento lateral, onde o corpo forma um triângulo, com uma mão no chão e a outra estendida para o alto.

Setu Bandhasana (Postura da Ponte): Deitado de costas, elevando o quadril enquanto os ombros e pés permanecem no chão, fortalecendo as costas e glúteos.

Dhanurasana (Postura do Arco): Deitado de bruços, segurando os tornozelos com as mãos e arqueando o corpo para cima, criando a forma de um arco.

Navasana (Postura do Barco): Sentado no chão, elevando as pernas esticadas e mantendo o corpo em forma de “V”, fortalecendo o core.

Balasana (Postura da Criança): Postura de descanso, com os joelhos dobrados e a testa no chão, alongando a coluna e relaxando o corpo.

Bhujangasana (Postura da Cobra): Deitado de bruços, levantando o peito do chão com apoio das mãos, fortalecendo a coluna e abrindo o peito.


QUESTÃO 01

As posturas de Hatha Yoga são inspiradas em movimentos da natureza, animais e elementos do cotidiano, com o objetivo de

(A) promover relaxamento mental sem impacto físico.
(B) fortalecer exclusivamente os músculos das pernas.
(C) melhorar a flexibilidade, força, e respiração.
(D) facilitar apenas a prática de meditação.

QUESTÃO 02

Entre as posturas básicas da Hatha Yoga, o Setu Bandhasana (postura da ponte) é conhecida por

(A) fortalecer os músculos abdominais.
(B) alinhar o corpo e promover equilíbrio em pé.
(C) estender a coluna vertebral em um “V” invertido.
(D) fortalecer as costas e os glúteos.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Como as posturas básicas, inspiradas em elementos naturais, podem contribuir para um estado de equilíbrio e harmonia entre corpo e mente?

b) Como as posturas da yoga incorporadas no cotidiano podem auxiliar na redução do estresse e no aumento da concentração, promovendo uma vida mais equilibrada e saudável?

QUESTÃO 04

Responda:

a) A prática de postura como Vrksasana (Postura da Árvore) enfatiza o equilíbrio e a estabilidade. Como essa postura pode simbolizar e fortalecer o equilíbrio emocional e mental na vida diária, considerando sua inspiração na natureza?

b) Os benefícios da Yoga vão além do físico, abrangendo aspectos mentais e emocionais. Como a prática de postura com a Balasana (Postura da Criança) pode facilitar a meditação e o relaxamento, contribuindo para uma mente mais tranquila e centrada?

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física.
Habilidades(GO-EF08EF07) Vivenciar e fruir diferentes modalidades da ginástica, contemplando a conscientização corporal, identificando as exigências corporais dessas práticas, e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Dario, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Dario, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Papirus, 2007.

Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022.

Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd
22.ed.796.

Brown, Christina. A Bíblia da Yoga: O Guia Definitivo em Posturas de Yoga. Tradução de Carmen Fischer. Revisão técnica de Carlos B. Gonçalves. São Paulo: Pensamento, 2009.