You are currently viewing Educação Física – Polo aquático – Características históricas e culturais
Front view of young water polo players having goal action

Educação Física – Polo aquático – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/RzQVI/MAEEFyRzQVI/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240607%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240607T004540Z&X-Amz-Expires=79875&X-Amz-Signature=c6d2f7cf2e0d91a3f572239956f6edd51c6f7582cf34e890648ba62ff5e4e2b2&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Fri%2C%2007%20Jun%202024%2022%3A56%3A55%20GMT. Acesso: 07 de Junho de 2004.

CONCEITO

Modalidade esportiva aquática coletiva, classificada como esporte de invasão ou territorial que combina elementos de natação, futebol e handebol, jogado em uma piscina por 02 equipes de 07 jogadores .

ORIGEM

O polo aquático surgiu na Inglaterra e na Escócia por volta da década de 1870. Inicialmente, era jogado em rios e lagos, e as regras eram inspiradas no rugby, o que resultava em um jogo altamente físico e muitas vezes violento.

Os primeiros jogos eram marcados pela força bruta, com jogadores tentando carregar a bola até o gol adversário.

PRIMEIRAS REGRAS

Em 1877, William Wilson, um escocês apaixonado por esportes aquáticos, desenvolveu as primeiras regras formais do polo aquático, que visavam trazer mais estrutura e segurança ao jogo.

Essas regras foram a base para a evolução do esporte, que começou a ser praticado em piscinas, permitindo um maior controle e regularidade nas partidas.

PRIMEIRAS COMPETIÇÕES E DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL

Em 1888, a Liga de Natação de Londres (London Swimming Association) organizou o primeiro campeonato oficial de polo aquático.

POLO AQUÁTICO MASCULINO

A popularidade do esporte cresceu rapidamente, e em 1900, o polo aquático masculino foi incluído nos Jogos Olímpicos de Paris, marcando sua estreia no cenário esportivo internacional.

O esporte se espalhou pela Europa e pela América do Norte.

A Hungria, por exemplo, desenvolveu uma tradição forte no polo aquático, criando uma das seleções mais dominantes da história do esporte.

Em 1908, a criação da Federação Internacional de Natação (FINA) ajudou a padronizar as regras e promover o polo aquático em nível global.

POLO AQUÁTICO FEMININO

O desenvolvimento do polo aquático feminino foi mais lento em comparação ao masculino.

As primeiras competições femininas significativas só começaram a surgir no final do século XX. Em 1980, o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos incluiu pela primeira vez uma competição feminina de polo aquático.

A inclusão do polo aquático feminino nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, foi um marco importante, impulsionando o crescimento e a visibilidade do esporte entre as mulheres.


QUESTÃO 01

O polo aquático é uma modalidade esportiva aquática coletiva que combina elementos dos seguintes esportes

(A) voleibol, basquete e natação.

(B) natação, futebol e handebol.

(C) rugby, futebol e basquete.

(D) handebol, voleibol e natação.

QUESTÃO 02

As primeiras regras formais do polo aquático foram desenvolvidas em 1877 pelo escocês

(A) John Smith.

(B) William Wilson.

(C) Thomas Green.

(D) George Brown.

QUESTÃO 03

Responda:

a) – Descreva o conceito do polo aquático e identifique os esportes que ele combina.

b) – Explique como as primeiras regras do polo aquático, desenvolvidas por William Wilson, contribuíram para a evolução do esporte.

QUESTÃO 04

Responda:

a) – Discuta a importância da inclusão do polo aquático masculino nos Jogos Olímpicos de Paris em 1900 para o desenvolvimento internacional do esporte.

b) – Analise o impacto da inclusão do polo aquático feminino nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000 no crescimento e visibilidade do esporte entre as mulheres.

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (GO-EF09EF02) Praticar esportes de marca, precisão, invasão, rede, parede, campo e taco.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.