You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – PIQUE ESCONDE E PIQUE PEGA – A MAGIA DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

EDUCAÇÃO FÍSICA – PIQUE ESCONDE E PIQUE PEGA – A MAGIA DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.



PIQUE ESCONDE E PIQUE PEGA – A MAGIA DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

OLÁ, CRIANÇAS! HOJE VAMOS FALAR SOBRE DUAS BRINCADEIRAS MUITO DIVERTIDAS: PIQUE ESCONDE E PIQUE PEGA! ELAS NÃO SÓ TRAZEM MUITA DIVERSÃO, MAS TAMBÉM AJUDAM A APRENDER COISAS IMPORTANTES ENQUANTO BRINCAMOS. VAMOS DESCOBRIR MAIS SOBRE ELAS?

VOCÊS SABIAM QUE O PIQUE ESCONDE E O PIQUE PEGA EXISTEM HÁ MUITOS ANOS? ESSAS BRINCADEIRAS NÃO TÊM UMA ORIGEM CERTA, MAS UMA DAS POSSIBILIDADES É QUE TENHAM CHEGADO AO BRASIL ATRAVÉS DOS IMIGRANTES EUROPEUS. O QUE SABEMOS É QUE HOJE ELAS SÃO CONHECIDAS NO MUNDO TODO, E CADA LUGAR TEM SEU JEITINHO ESPECIAL DE BRINCAR. NO PIQUE ESCONDE, O OBJETIVO É SE ESCONDER E NÃO SER ENCONTRADO. JÁ NO PIQUE PEGA, A IDEIA É CORRER E NÃO SER PEGO!

MAS SERÁ QUE OS MAIS VELOZES SEMPRE SE SALVAM NA BRINCADEIRA? NEM SEMPRE! ALÉM DE CORRER RÁPIDO, É IMPORTANTE PRESTAR ATENÇÃO NO PEGADOR, ESCOLHER A MELHOR ESTRATÉGIA PARA SE SALVAR E ATÉ PENSAR NO MELHOR LUGAR PARA SE ESCONDER. ESSAS DECISÕES TAMBÉM FAZEM PARTE DA DIVERSÃO E DA APRENDIZAGEM

BRINCAR É UMA DAS COISAS MAIS IMPORTANTES DA INFÂNCIA! QUANDO BRINCAMOS ESTAMOS FAZENDO MUITO MAIS DO QUE SÓ NOS DIVERTIR. ESSAS BRINCADEIRAS AJUDAM A MELHORAR NOSSAS HABILIDADES MOTORAS, COMO CORRER, AGACHAR, SUBIR, RASTEJAR E ATÉ ROLAR. ALÉM DISSO, ELAS DESENVOLVEM CAPACIDADES FÍSICAS, COMO VELOCIDADE, TEMPO DE REAÇÃO E AGILIDADE. ENSINAM A PENSAR ESTRATEGICAMENTE E TEM MAIS: ELAS TAMBÉM NOS AJUDAM A RESPEITAR AS DIFERENÇAS, POIS CADA UM TEM SEU JEITO DE BRINCAR, E ISSO É MUITO ESPECIAL!

O PIQUE ESCONDE E O PIQUE PEGA UNEM DIVERSÃO, APRENDIZADO E MUITA ENERGIA! PODEMOS FAZER NOVOS AMIGOS, EXERCITAR O CORPO E A MENTE.ENTÃO, QUE TAL CHAMAR OS AMIGOS, SAIR DE CASA E BRINCAR? LEMBREM-SE: BRINCAR É UM DIREITO DE TODAS AS CRIANÇAS E UMA DAS MELHORES FORMAS DE CRESCER FELIZ E SAUDÁVEL! VAMOS NESSA? PIQUE… JÁ!

ATIVIDADE

QUESTÃO1

OBSERVE A IMAGEM AO LADO E ESCREVA O NOME DA BRINCADEIRA REPRESENTADA E DEPOIS DESCREVA O QUE VOCÊ VÊ NA CENA?

QUESTÃO 2

ENTRE AS BRINCADEIRAS PIQUE ESCONDE E PIQUE PEGA, QUAL É A SUA PREFERIDA E POR QUÊ? CONTE O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NESSA BRINCADEIRA E POR QUE ELA É TÃO DIVERTIDA PARA VOCÊ. DEPOIS FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO.

QUESTÃO 3

OBSERVE A IMAGEM E MARQUE A ALTERNATIVA QUE REPRESENTA CORRETAMENTE A BRINCADEIRA QUE ESTÁ ACONTECENDO NA IMAGEM.

(A) PULANDO CORDA
(B) SOLTANDO PIPA
(C) PIQUE ESCONDE
(D) PIQUE PEGA

QUESTÃO 4

AS HABILIDADES MOTORAS DESENVOLVIDAS AO BRINCAR DE PIQUE ESCONDE E PIQUE PEGA SÃO
(A) LER E ESCREVER.
(B) CORRER, AGACHAR, SUBIR E RASTEJAR.
(C) DESENHAR E PINTAR.
(D) CANTAR E DANÇAR.

QUESTÃO 5

ALÉM DE CORRER RÁPIDO, O QUE MAIS É IMPORTANTE PARA SE SAIR BEM NAS BRINCADEIRAS DE PIQUE ESCONDE E PIQUE PEGA É


(A) COMER BASTANTE ANTES DE BRINCAR.
(B) USAR ROUPAS DE FRIO E TÊNIS.
(C) ATENÇÃO NO PEGADOR E ESCOLHER BOAS ESTRATÉGIAS.
(D) BRINCAR SOZINHO PRA APRENDER MAIS.


AutoriaLivia Analy Rezende Amâncio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais.
Referências:Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.
DC-GO Ampliado 2018/2019.
MACEDO,L.SÍCOLI, A.L, CHRISTE, N. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1997.