Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS
O Pickleball foi criado em 1965 por três amigos – Joel Pritchard, Bill Bell e Barney McCallum – em Bainbridge Island, Washington, nos Estados Unidos.
A ideia surgiu quando eles tentavam encontrar uma forma de entreter suas famílias durante as férias de verão.
Sem os equipamentos adequados para jogar badminton, os criadores improvisaram com uma rede mais baixa, raquetes de tênis de mesa e uma bola de plástico perfurada.
Com o tempo, as regras do Pickleball foram ajustadas de maneira informal, à medida que os jogadores se adaptavam ao novo esporte.
A simplicidade desse jogo, aliada ao uso de equipamentos acessíveis e à sua dinâmica envolvente, contribuiu para a rápida disseminação do jogo.
CARACTERÍSTICAS CULTURAIS
O Pickleball, além de ser um esporte em ascensão global, se destaca por sua característica única de promover a inclusão e a conexão intergeracional.
Um de seus maiores atrativos é a facilidade com que pessoas de diferentes idades podem praticá-lo juntas, o que o torna popular entre jovens, adultos e idosos.
Ao reunir gerações distintas em um ambiente de interação e cooperação, o Pickleball cria um espaço inclusivo e ideal para o lazer em família e em comunidades, fortalecendo vínculos e promovendo a integração social.
CRESCIMENTO GLOBAL
Apesar de ser um esporte relativamente novo, o pickleball tem se consolidado como um dos esportes que mais cresce no mundo.
Seu crescimento é especialmente notável em comunidades e grupos que buscam diversão, socialização e um exercício físico acessível.
Com sua combinação única de elementos esportivos como o Tênis de campo, Badminton e Tênis de mesa, e sua capacidade de unir pessoas de diferentes idades e habilidades, o Pickleball tem se expandido internacionalmente.
Países como Canadá, Espanha, Índia e Brasil já adotaram o esporte, e sua adaptabilidade a diferentes culturas reflete suas características.
O esporte conta agora com campeonatos nacionais e internacionais, que atraem tanto amadores quanto profissionais. Entre os principais eventos, destacam-se o US Open Pickleball Championships e o Pickleball National Championships , que desempenham um papel fundamental na promoção e no aumento da visibilidade global do esporte.
VALORES
O Pickleball tem se tornado uma importante ferramenta de interação social, oferecida como um ponto de encontro para diferentes gerações.
Mais do que uma atividade física, ele promove o bem-estar, fortalecendo laços sociais e ajudando a desenvolver novas amizades.
Para muitos praticantes, especialmente os mais velhos, o esporte é uma forma de manter-se ativo e socialmente conectado, reforçando seu valor além da prática esportiva.
BENEFÍCIOS
Facilidade de Aprendizado: As regras simples e intuitivas do Pickleball tornam o esporte acessível para iniciantes, ao mesmo tempo que mantém o interesse de jogadores mais experientes. Sua rápida curva de aprendizado atrai pessoas com diferentes níveis de habilidade e experiência esportiva.
Baixo Impacto Físico: O jogo exige menos esforço físico em comparação com esportes de raquete tradicionais, como o tênis, tornando-o ideal para pessoas que buscam uma atividade recreativa de baixo impacto.
QUESTÃO 01
O Pickleball é um esporte que tem se popularizado rapidamente em diversas partes do mundo, atraindo jogadores de diferentes idades. Criado em 1965, tornou-se um dos esportes com maior crescimento global, cujo pais de origem refere-se
(A) ao Japão.
(B) ao Brasil.
(C) à Inglaterra.
(D) aos Estados Unidos.
QUESTÃO 02
Uma das principais características do Pickleball, destacada por sua popularidade entre diferentes gerações corresponde
(A) à inclusão.
(B) à exclusão
(C) à segregação.
(D) à insociabilidade.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Qual o impacto do crescimento global do Pickleball em comunidades e grupos que buscam socialização e diversão?
b) Como o Pickleball se adapta a diferentes culturas e quais países já praticam o esporte em suas práticas?
QUESTÃO 04
Responda:
a) De que maneira o Pickleball fortalece os laços sociais e contribui para o bem-estar dos praticantes, especialmente entre as gerações mais velhas?
b) Como a facilidade de aprendizado e o baixo impacto físico do Pickleball são atraentes para sua popularidade entre jogadores iniciantes e experientes?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF09EF02) Praticar esportes de marca, precisão, invasão, rede, parede, campo e taco. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 9º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Se liga na educação física: 9º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna, 2022. Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee / Fernando Jaime González; Suraya CrisƟ na Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. Site da Associação de Pickleball dos EUA (USA): www.usapa.org Federação Internacional de Pickleball (IFP) Website: Pickleball.org. Foto da capa, cortesia do canal Pickleball.© 2010, revisado em 2018. |