You are currently viewing Educação Física – Paratletismo – Características históricas e culturais

Educação Física – Paratletismo – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-public.canva.com/nF_y0/MAFldFnF_y0/1/s.jpg. Acesso: 05 de Agosto de 2024.

CONCEITO

O Paratletismo, também conhecido como atletismo paralímpico, é uma modalidade do paradesporto classificada como territorial ou de invasão que envolve atletas com diferentes tipos de deficiência competindo em eventos de pista e campo, como corridas, saltos, arremessos e lançamentos.

É uma das principais modalidades dos Jogos Paralímpicos e possui uma ampla variedade de categorias e eventos adaptados para diferentes tipos de deficiência.

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO INICIAL

O Paratletismo, como parte do movimento paralímpico, começou a ganhar forma após a Segunda Guerra Mundial.

Esportes adaptados foram inicialmente usados como parte do processo de reabilitação para veteranos de guerra com lesões.

O Dr. Ludwig Guttmann foi um neurocirurgião alemão de origem judaica, que desempenhou um papel fundamental na criação do movimento paralímpico.

Em 1944, ele fundou o Centro Nacional de Lesões na Coluna Vertebral no Hospital de Stoke Mandeville, em Aylesbury, Inglaterra.

Em 1948, organizou os primeiros Jogos de Stoke Mandeville para veteranos de guerra com lesões na medula espinhal.

Esses jogos incluíam eventos de atletismo e eram considerados o precursor dos Jogos Paralímpicos.

PRIMEIROS JOGOS PARALÍMPICOS

Os primeiros Jogos Paralímpicos foram realizados em 1960 em Roma, Itália, e incluíram competições de atletismo.

Esses jogos marcaram o início da inclusão sistemática de pessoas com deficiência em eventos esportivos internacionais de alto nível.

PROVAS

Provas de Pista

  • Corridas de Velocidade: 100m, 200m, 400m.
  • Corridas de Meio-Fundo: 800m, 1500m.
  • Corridas de Fundo: 5000m, 10000m.
  • Revezamentos: 4x100m, 4x400m.
  • Maratona: Inclui atletas em cadeiras de rodas e corredores com diferentes deficiências.

PROVAS DE CAMPO

Saltos:

  • Salto em Distância: Atletas tentam alcançar a maior distância possível em um salto horizontal.
  • Salto em Altura: Competição para ultrapassar uma barra horizontal sem derrubá-la.
  • Salto Triplo: Consiste em três fases de salto, incluindo um salto inicial, um salto intermediário e um salto final.

Arremessos e Lançamentos:

  • Arremesso de Peso: Lançamento de uma esfera pesada o mais longe possível.
  • Lançamento de Disco: Competição para lançar um disco metálico o mais longe que puder.
  • Lançamento de Dardo: Consiste em lançar um dardo em linha reta para alcançar a maior distância.
  • Lançamento de Clava: Utilizado por atletas com paralisia cerebral, onde o objetivo é lançar uma clava (um objeto pesado) a uma certa distância.

INTRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Com o passar do tempo, novos eventos foram adicionados ao programa de paraatletismo, e o uso de tecnologia assistiva, como cadeiras de rodas e próteses avançadas, ajudou a melhorar o desempenho e a segurança dos atletas.

EQUIPAMENTOS

Próteses e Órteses:

  • Atletas com amputações utilizam próteses especiais, como lâminas de corrida.
  • Órteses podem ser usadas para suporte adicional em algumas competições.

Cadeiras de Rodas:

  • Atletas em cadeiras de rodas usam cadeiras especialmente projetadas para competições de pista e eventos de arremesso/lançamento.

Guias:

  • Atletas com deficiência visual podem competir com guias, que correm ao lado deles e fornecem orientação. Os guias são conectados aos atletas por uma corda ou cinta.

QUESTÃO 01

O desenvolvimento do Paratletismo como integrante do movimento paralímpico teve um impulso significativo após a Segunda Guerra Mundial. Começou a ser utilizado como um componente essencial na reabilitação de veteranos de guerra que haviam sofrido lesões graves, e o pioneiro que desempenhou um papel fundamental na criação do movimento paralímpico foi 

(A) Nai Khanom Tom.

(B) Jigoro Kano. 

(C) Ludwig Guttmann.

(D) Joseph Hubertus Pilates.

QUESTÃO 02

São consideradas provas de campo do paratletismo 

(A) corridas de velocidade, meio – fundo e fundo.

(B) corridas de revezamento e maratona.

(C) corridas combinatórias (pentatlo e decatlo).

(D) saltos, arremessos e lançamentos.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Como as próteses especiais e as órteses contribuem para a performance de atletas com amputações em competições, e quais são os principais desafios enfrentados por esses atletas ao utilizá-las?

b) De que maneira as cadeiras de rodas especialmente projetadas e os guias para atletas com deficiência visual impactam a inclusão e a performance desses atletas em competições de pista e eventos de arremesso/lançamento?

QUESTÃO 04

Preencha as lacunas do texto abaixo com palavras que enfatizem a importância do Paratletismo como um esporte inclusivo.

INCLUSÃODIVERSIDADEPARATLETISMOUNIDAHABILIDADES

“O ___________________________ é uma modalidade esportiva que promove a igualdade e a ______________________________. Ele oferece oportunidades para indivíduos de todas as idades e _______________________ participarem e se beneficiarem de suas práticas. Além de melhorar a saúde física, o paratletismo ajuda no desenvolvimento de autoconfiança, resiliência e cooperação, promovendo um ambiente de _____________________________ e respeito. Através de competições e eventos, o atletismo incentiva a camaradagem e a solidariedade entre os participantes, criando uma comunidade ____________________ e inclusiva.”

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (GO-EF06EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede, de invasão, de campo/taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna, 2022.

Pedagogia do paradesporto / Ciro Winckler. — Santos, SP : Ed. do Autor, 2023.

Winckler, Ciro Pequena Enciclopédia do Paradesporto / Ciro Winckler…[et al.] — Santos : Paradesporto Brasil + Acessível, 2023. 11 p. : il. color.

Winckler, Ciro Taxonomia das Modalidades Paradesportivas/Ciro Winckler…[et al.] — Santos : Paradesporto Brasil + Acessível, 2024.

Winckler, Ciro Entendendo a classificação no paradesporto / Ciro Winckler…[et al.] — Santos : Paradesporto Brasil + Acessível, 2023. 11 p. : il. color.

Winckler, Ciro Paradesporto: Modalidades e Conceitos / Ciro Winckler… [et al.] — Santos : Paradesporto Brasil + Acessível, 2022. — 13 p.: il. color.