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Educação Física – Natação – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-public.canva.com/1f81s/MAEjxS1f81s/1/s.jpg. Acesso: 11 de Junho de 2024.

CONCEITO

A natação é a prática esportiva aquática classificada como esporte de marca, que consiste em propulsar o corpo através da água utilizando movimentos coordenados dos membros e do tronco.

HISTÓRIA

A natação é uma das atividades físicas mais antigas praticadas pela humanidade, com evidências que remontam a milhares de anos.

Evidências Pré-históricas: Pinturas rupestres datadas de cerca de 10.000 a.C. encontradas na região da Líbia sugerem que a natação já era praticada na pré-história.

Civilizações Antigas: Os egípcios, gregos e romanos praticavam natação e até tinham piscinas públicas para esse fim. No Egito, há registros de natação em hieróglifos e em tumbas datadas de cerca de 2.000 a.C. Na Grécia e em Roma, a natação fazia parte da educação dos jovens e dos treinamentos militares.

IDADE MÉDIA

Durante a Idade Média, a prática da natação diminuiu significativamente na Europa devido a preocupações com higiene e moralidade.

No entanto, ela continuou a ser praticada em outras partes do mundo, como no Japão e em algumas culturas islâmicas.

RENASCIMENTO E ERA MODERNA

Séculos XVI e XVII: A natação voltou a ganhar popularidade na Europa, especialmente entre a nobreza.

Livros sobre natação começaram a ser escritos, como “Der Schwimmer oder ein Zwiegespräch über die Schwimmkunst” de Nikolaus Wynmann em 1538, que é considerado o primeiro livro sobre natação.

Século XIX: A natação começou a se organizar como esporte competitivo.

Em 1837, a National Swimming Society foi fundada em Londres, realizando competições em piscinas artificiais.

A primeira piscina pública coberta foi inaugurada em 1828, em St George’s Baths, em Londres.

NATAÇÃO COMPETITIVA

Jogos Olímpicos: A natação foi incluída nos primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896, em Atenas, com provas masculinas.

As mulheres passaram a competir nos Jogos Olímpicos em 1912, em Estocolmo.

Federação Internacional de Natação (FINA): Fundada em 1908, a FINA é a entidade responsável pela regulamentação e organização das competições internacionais de natação.

ESTILOS DE NADOS COMPETITIVOS

Os quatro principais estilos de nado competitivos são:

Nado Livre (Crawl): O nadador alterna os braços em um movimento de rotação enquanto chuta as pernas de forma contínua.

Nado de Costas: O nadador flutua de costas na água, alternando os braços em um movimento de rotação para trás e chutando as pernas de forma contínua.

Nado Peito (Brass): O nadador executa movimentos simétricos dos braços e pernas. As mãos empurram a água para a frente e para fora, enquanto as pernas realizam uma batida chamada de “frog kick” (chute de rã).

Nado Borboleta: O nadador move os braços simetricamente, trazendo-os para fora e por cima da água ao mesmo tempo, enquanto as pernas realizam um movimento ondulatório chamado de “kick de golfinho”.

Cada um desses estilos possui regras específicas em competições oficiais, regulamentadas pela Federação Internacional de Natação (FINA).


QUESTÃO 01

A inclusão da natação nos primeiros Jogos Olímpicos modernos aconteceu no ano de

(A) 1912, no Brasil.

(B) 1896, em Atenas.

(C) 1968, na Grécia.

(D) 1926, no Japão.

QUESTÃO 02

Leia os enunciados a seguir relacionados a história da Natação.

I – A natação não era praticada durante a pré-história e só foi desenvolvida na Idade Média.

II – A natação ganhou popularidade na Idade Média na Europa, especialmente devido a preocupações com a higiene.

III – A natação incorporou caráter competitivo no século XIX, com a fundação da National Swimming Society em Londres em 1837.

IV – As primeiras evidências da prática da natação datam do século XVI, quando foram escritos os primeiros livros sobre o tema.

(A) todos os enunciados estão corretos.

(B) apenas o enunciado III está correto.

(C) os enunciados I e II estão corretos.

(D) nenhum dos enunciados estão corretos.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Descreva as evidências mais antigas da prática da natação e explique a importância dessas descobertas para a compreensão da história da natação.

b) Como a natação era praticada nas civilizações antigas, como Egito, Grécia e Roma, e qual era a sua importância cultural e educacional nessas sociedades?

QUESTÃO 04

Responda:

a) Quais os motivos levaram à diminuição da prática da natação na Europa durante a idade média?

Descreva as diferenças entre os estilos de nado Livre (Crawl) e Nado Borboleta, destacando suas técnicas de braçada e propulsão de pernas.

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico – culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.