You are currently viewing Educação Física – Nado artístico – Características históricas e culturais
Synchronized swimming athlete group practicing a choreography together in a swimming pool.

Educação Física – Nado artístico – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/tSwos/MAEJDetSwos/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240620%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240620T090332Z&X-Amz-Expires=42539&X-Amz-Signature=17eeb12437b703bd1cf85f077202360d33252c6ced7576eaf0550415dfeed024&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Thu%2C%2020%20Jun%202024%2020%3A52%3A31%20GMT. Acesso: 19 de Junho e 2024.

CONCEITO

O termo “nado artístico” refere-se à modalidade de esporte aquático classificado como esporte de marca, também conhecida como nado sincronizado.

HISTÓRIA

O nado artístico surgiu no início do século XX, inicialmente como uma exibição aquática mais performática e, com o tempo, evoluiu para uma competição esportiva formal.

Foi incluído nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1984.

CARACTERÍSTICAS

Este esporte combina natação, dança e ginástica, onde os atletas (geralmente em equipe, duetos ou individualmente) executam rotinas coreografadas ao som de música na água.

A performance é julgada com base em elementos técnicos e artísticos, como sincronização, grau de dificuldade, execução de figuras, e a apresentação geral.

CATEGORIAS DE COMPETIÇÃO

As competições de nado artístico são geralmente divididas em várias categorias, incluindo solos, duetos, trios, equipes e rotinas livres combinadas.

ELEMENTOS TÉCNICOS

Os atletas devem executar movimentos precisos, como figuras e transições, que demonstram força, flexibilidade e controle na água.

ASPECTOS ARTÍSTICOS

A criatividade na coreografia, a escolha da música, a expressão artística e a interpretação são essenciais para uma boa performance.

TREINAMENTO

Os atletas de nado artístico precisam de uma formação extensa em natação, ginástica e dança, além de treinos regulares na água para aprimorar a técnica e a resistência.

REGRAS E JULGAMENTO

As competições são regulamentadas pela FINA (Federação Internacional de Natação), e os juízes atribuem notas com base na execução técnica e na impressão artística da performance.

EQUIPAMENTO

Além do maiô específico para nado artístico, que é desenhado para reduzir a resistência na água e permitir movimentos livres, os atletas utilizam grampos de nariz para facilitar a respiração durante as rotinas subaquáticas.

O nado artístico é um esporte altamente exigente e visualmente deslumbrante, que continua a crescer em popularidade e prestígio no cenário esportivo internacional.


QUESTÃO 01

O termo “nado artístico” pode ser definido como

(A) saltos ornamentais.

(B) nado sincronizado.

(C) nado em águas abertas.

(D) mergulho performático.

QUESTÃO 02

Os elementos avaliados pelos juízes em uma competição de nado artístico referem-se

(A) ao equilíbrio, velocidade e resistência.

(B) a impressão artística de performance.

(C) a distância percorrida e estilo de nado.

(D) as táticas de jogo e trabalho em equipe.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Explique como o nado artístico evoluiu desde sua origem até se tornar uma competição esportiva formal.

b) Quais são os tipos de treinamento necessários para um atleta de nado artístico, e por que são importantes?

QUESTÃO 04

Responda:

a) Qual a importância da inclusão do nado artístico nos Jogos Olímpicos de 1984 para a evolução do esporte?

b) Descreva como os diferentes elementos técnicos e artísticos são integrados para formar uma rotina de nado artístico bem-sucedida.

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (GO-EF09EF02) Praticar esportes de marca, precisão, invasão, rede, parede, campo e taco.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.