You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – MUNDO DOS ESPORTES

EDUCAÇÃO FÍSICA – MUNDO DOS ESPORTES

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.

MUNDO DOS ESPORTES

BEM-VINDO AO INCRÍVEL MUNDO DOS ESPORTES! OS ESPORTES SÃO PARTE IMPORTANTE DA NOSSA VIDA, COMEÇANDO COM OS JOGOS MAIS SIMPLES, ONDE O OBJETIVO PRINCIPAL É SE DIVERTIR E APRENDER, FAZENDO AMIGOS E DESENVOLVENDO HABILIDADES COMO CORRER, PULAR E CHUTAR. NOS JOGOS, AS REGRAS SÃO FLEXÍVEIS E O FOCO ESTÁ NA DIVERSÃO E NO TRABALHO EM EQUIPE.

QUANDO AS REGRAS SE TORNAM MAIS SÉRIAS E AS PESSOAS COMEÇAM A TREINAR PARA COMPETIR, ENTRAMOS NO UNIVERSO DO ESPORTE. CADA ESPORTE POSSUI SUAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS E REGRAS ORGANIZADAS POR FEDERAÇÕES, COMO POR EXEMPLO, NOS ESPORTES DE MARCA, COMO O ATLETISMO, O OBJETIVO É SER O MAIS RÁPIDO OU ALCANÇAR A MAIOR DISTÂNCIA. NOS ESPORTES DE PRECISÃO, COMO O TIRO COM ARCO, O FOCO É ACERTAR O ALVO COM MUITA PRECISÃO. NOS ESPORTES DE INVASÃO, COMO O FUTEBOL E O BASQUETE, OS JOGADORES TRABALHAM EM EQUIPE PARA INVADIR O CAMPO DO ADVERSÁRIO E MARCAR PONTOS.

OS ESPORTES PODEM SER PRATICADOS TANTO POR DIVERSÃO QUANTO DE FORMA COMPETITIVA. ALGUNS JOGAM PARA SE DIVERTIR E MANTER O CORPO SAUDÁVEL, ENQUANTO OUTROS TREINAM PARA GRANDES COMPETIÇÕES, COMO AS OLIMPÍADAS. INDEPENDENTEMENTE DE COMO VOCÊ PRATICA, O MAIS IMPORTANTE É SE DIVERTIR, APRENDER E APROVEITAR TUDO O QUE O MUNDO DOS ESPORTES TEM A OFERECER.

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

OS ESPORTES PODEM SER PRATICADOS DE VÁRIAS MANEIRAS, COMO

(A) APENAS EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS.

(B) SÓ POR PROFISSIONAIS TREINADOS.

(C) POR DIVERSÃO, EM ATIVIDADES RECREATIVAS OU DE FORMA PROFISSIONAL.

(D) EM JOGOS SEM REGRAS DEFINIDAS.

QUESTÃO 2

NO ESPORTE DE PRECISÃO, O FOCO PRINCIPAL É

A) BATER A BOLA POR CIMA DE UMA REDE.

B) CORRER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

C) ACERTAR UM ALVO COM MUITA PRECISÃO.

D) MARCAR O MAIOR NÚMERO DE PONTOS EM EQUIPE.

QUESTÃO 3

EXISTEM MUITOS TIPOS DE ESPORTES, E CADA UM TEM CARACTERÍSTICAS DIFERENTES. PREENCHA O DESENHO ABAIXO COM OS ESPORTES QUE ESTUDAMOS HOJE: ESPORTE DE MARCA, ESPORTE DE INVASÃO, ESPORTE DE PRECISÃO.

QUESTÃO 4

QUAL ESPORTE VOCÊ MAIS GOSTA DE PRATICAR NA ESCOLA OU NO PARQUE? FAÇA UM DESENHO QUE ILUSTRANDO ESSE ESPORTE.


Saiba mais

ASSISTA AO VÍDEO E CONHEÇA UM POUQUINHO MAIS SOBRE AS BOLAS UTILIZADAS EM ESPORTES OLÍMPICOS

ASSISTA AO VÍDEO E CONHEÇA UM POUQUINHO MAIS SOBRE OS ESPORTES OLÍMPICOS

AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF01EF05) Conhecer, experimentar e fruir diferentes modalidades presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão e invasão, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo, identificando seus elementos comuns.
(GO-EF01EF06) Discutir a importância da observação das normas e regras dos esportes e paradesporto de marca, precisão e invasão para assegurar integridade própria e a dos demais participantes.
ReferênciasBase  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 
DC-GO Ampliado 2018/2019.
Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (1º E 2º anos). Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021.