You are currently viewing Educação física – Modalidades da Ginástica Circense

Educação física – Modalidades da Ginástica Circense

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/9Dw5I/MAEbnY9Dw5I/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20241125%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20241125T170328Z&X-Amz-Expires=20913&X-Amz-Signature=cb804b88e7739017e4de8b37242779193327c1934977f10255694774d7ae1b91&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Mon%2C%2025%20Nov%202024%2022%3A52%3A01%20GMT; Acesso: 25 de Novembro de 2024.

A ginástica circense abrange diversas modalidades que combinam movimentos corporais, força, flexibilidade, velocidade, agilidade, equilíbrio e coordenação com técnicas artísticas e criativas. Originadas nas artes circenses, essas modalidades ganham espaço em academias, escolas e espetáculos pelo mundo.

Abaixo algumas das principais modalidades da ginástica circense:

MALABARES

Consiste no lançamento de objetos, como bolas, argolas, diabolos, claves e outros itens, como as mãos ou outras partes do corpo.

Essa modalidade desenvolve motora, reflexos e concentração progressivamente.

TRAPÉZIO

Realizado em equipamentos suspensos, o trapézio pode ser fixo ou oscilante. Os artistas realizam movimentos acrobáticos, como saltos, giros e poses, exigindo força, flexibilidade e coragem.

LIRA AÉREA

Também conhecida como aro suspenso, essa modalidade utiliza um círculo metálico suspenso no ar, no qual os artistas realizam poses, giros e movimentos acrobáticos, misturando força e elegância.

TECIDO ACROBÁTICO

Nesta prática, tecidos longos suspensos são usados ​​para subir, descer e realizar figuras e acrobacias. Exigir força nos braços e nas pernas, além de progressivo e controle corporal.

PERNA DE PAU

Modalidade que trabalha o equilíbrio ao andar com pernas artificiais alongadas. Além da habilidade de andar e se equilibrar, é comum adicionar performances artísticas e fantasias.

ACROBACIA

Inclui movimentos como piruetas, saltos, equilíbrio sobre as mãos e criação de figuras em dupla ou grupo, muitas vezes envolvendo colaborações artísticas entre os participantes.

EQUILÍBRIO EM CORDA BAMBA

Nesta prática, os artistas andam, saltam ou realizam movimentos sobre uma corda tensionada. Exige muita concentração, controle corporal e equilíbrio.

MONOCICLO

O monociclo é uma das modalidades mais emblemáticas e desafiadoras do circo, destacando-se pelo equilíbrio, coordenação e criatividade necessárias para sua prática. Ele consiste em um veículo com apenas uma roda, sem guiamento, no qual o artista pedala enquanto mantém o corpo equilibrado. No contexto circense, o monociclo é frequentemente usado em performances de humor, habilidade técnica ou como suporte para truques complexos.

RODA CYR

Usa um grande ar metálico no qual os artistas realizam giros e movimentos acrobáticos, exigindo equilíbrio, força e fluidez.

CONTORCIONISMO

Caracteriza-se pela flexibilidade extrema do corpo, permitindo que os artistas realizem poses e movimentos impressionantes. Exige treinamento rigoroso e controle muscular.

Essas modalidades combinam força física, expressão artística e criatividade, sendo um meio de explorar o potencial do corpo humano em performances deslumbrantes e desafiadoras.


QUESTÃO 01

A modalidade de ginástica circense que envolve o lançamento de objetos, como bolas e claves, com foco em reflexos e concentração, é chamada de

(A) malabares.

(B) trapézio.

(C) lira aérea.

(D) argolas.

QUESTÃO 02

A lira aérea é definida pelo uso de um círculo metálico suspenso, permitindo a realização de movimentos com

(A) força e coragem.

(B) elegância e força.

(C) flexibilidade e equilíbrio.

(D) velocidade e reflexos.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Explique como o tecido acrobático contribui para o desenvolvimento físico e quais habilidades ele exige dos praticantes.

b) Descreva os principais desafios enfrentados por quem pratica perna de pau e como essa modalidade pode integrar elementos artísticos.

c) Analise como o equilíbrio em corda bamba e o monociclo, apesar de utilizarem equipamentos diferentes, possuem similaridades nos requisitos técnicos e nas habilidades possíveis.

QUESTÃO 04

Responda:

a) Relacione a prática de acrobacia com o trabalho em equipe, destacando a importância da colaboração na criação de figuras e movimentos.

b) Estabeleça diferenças entre recursos e habilidades úteis na roda Cyr em comparação com o contorcionismo, considerando os movimentos e a exigência física de cada modalidade.

c) Comente como a criatividade e a cooperação são exploradas em apresentações de monociclo, destacando sua aplicação em performances técnicas e de humor.

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Habilidades(GO-EF06EF20) Vivenciar diferentes modalidades das ginásticas (ginástica artística, rítmica, natural, etc.),  identificando e refletindo sobre as esportivizadas.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022.

AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. 3ª ed. Campinas, SP. Editora da Unicamp. 2013.

Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.