Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Lutas. Hoje estudaremos sobre a midiatização das lutas do mundo. Vamos aos estudos?
MIDIATIZAÇÃO NAS LUTAS DO MUNDO.
A mídia desempenha um papel significativo na influência sociocultural das lutas no mundo. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a mídia influencia esse cenário:
CONSTRUÇÃO DE ÍDOLOS
Por meio de entrevistas, perfis e reportagens, a mídia cria narrativas em torno dos lutadores e treinadores mais talentosos e carismáticos, na construção da imagem dos lutadores, ajudando a promover suas carreiras criando uma base de fãs e admiradores, dando notoriedade e visibilidade às lutas do mundo.
ESTEREÓTIPOS E REPRESENTAÇÃO
A mídia muitas vezes perpetua estereótipos e representações negativas das lutas do mundo, retratando-as como violentas, brutais e perigosas, inclinando a uma percepção distorcida dessas lutas contribuindo para o estigma associado a elas.
No entanto, a mídia também pode desempenhar um papel positivo na desconstrução desses estereótipos, destacando os aspectos técnicos, estratégicos e disciplinares das lutas do mundo.
FORMAÇÃO E OPINIÃO PÚBLICA
Através da exposição constante, narrativas, reportagens, análises e comentários, relacionadas a essas lutas, a mídia pode moldar as atitudes, crenças e opinião pública das pessoas em relação a eles, influenciado na forma como as lutas do mundo são percebidas e compreendidas pelo público em geral.
Isso pode levar a um aumento do interesse e participação nas lutas do mundo, bem como a uma maior aceitação e valorização dessas práticas .
INFLUÊNCIA NAS TENDÊNCIAS E ESTILOS DE LUTA
A mídia tem o poder de influenciar as tendências e estilos de luta no mundo das lutas, Por meio de reportagens e cobertura de eventos, a mídia pode destacar certas técnicas e estratégias, levando a uma maior adoção e popularização dessas abordagens.
ACESSO A INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
A mídia desempenha um papel crucial na disseminação de informações e conhecimentos sobre as lutas do mundo. Através de programas de televisão, revistas especializadas, sites e redes sociais, a mídia fornece informações sobre técnicas, treinamentos, competições e histórias de sucesso no mundo das lutas marciais.
Em resumo, a mídia exerce uma influência significativa nas lutas do mundo, desde a sua popularização até a construção de ídolos, estereótipos e comportamentos associados a eles.
É importante reconhecer essa influência e promover uma representação equilibrada e responsável das lutas do mundo na mídia.
A mídia exerce forte influencia e pode contribuir para a conscientização e ação em relação às lutas do mundo
I – Ao destacar histórias de sucesso e superação nas lutas do mundo.
II – Ao fornecer informações e recursos para que o público possa se envolver e fazer a diferença.
III – Ao promover campanhas de arrecadação de fundos para apoiar as lutas do mundo.
IV – Ao evitar a cobertura das lutas do mundo para evitar influenciar a percepção pública.
(A) todos os enunciados estão corretos.
(B) apenas o enunciado IV está correto.
(C) o enunciado IV está incorreto.
(D) todos os enunciados estão incorretos.
O papel do público na influência sociocultural da mídia nas lutas do mundo, atribui-se
(A) a consumir a mídia de forma crítica e questionar a cobertura das lutas do mundo.
(B) a aceitar passivamente a narrativa da mídia sobre as lutas do mundo.
(C) a ignorar completamente a mídia e buscar informações independentes sobre as lutas do mundo.
(D) a participar ativamente na produção de conteúdo sobre as lutas do mundo.
Para responder em seu caderno. De que maneira a mídia pode desempenhar papel positivo na desconstrução dos estereótipos e representações negativas das lutas do mundo?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF89EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização das lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |