ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS.

MARCHA ATLÉTICA
O atletismo é composto por diferentes modalidades esportivas, divididas em provas de corridas, saltos e arremessos/lançamentos, além de provas combinadas e a marcha atlética.
A marcha atlética é frequentemente associada às provas de corrida, mas nessa modalidade não se corre. O correto é marchar, sem fase aérea.
É um esporte que possui duas regras específicas: o atleta deve manter pelo menos um pé em contato com o solo durante todo o percurso e a perna que avança precisa permanecer estendida desde o primeiro contato com o chão até ultrapassar a linha vertical do corpo.
Os árbitros da marcha atlética se distribuem ao longo do percurso para acompanhar de perto os atletas, validando sua técnica ou aplicando desclassificações quando necessário. Atualmente, o julgamento nas competições ainda depende da observação visual dos juízes, o que torna a análise subjetiva. Nos últimos anos, porém, recursos tecnológicos como câmeras e sensores começaram a ser testados para auxiliar na detecção de irregularidades, para deixar o processo mais justo e preciso.
Essa modalidade tem origem nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga e foi inserida nos Jogos Olímpicos modernos em 1908, em Londres, inicialmente apenas para homens. As mulheres só tiveram participação oficial a partir de 1992, nos Jogos de Barcelona.
As distâncias das provas variaram ao longo do tempo. Tradicionalmente, os homens disputavam 20 km e 50 km, enquanto as mulheres competiam em 20 km. Nos Jogos de Paris 2024, a prova masculina de 50 km foi substituída por uma maratona de revezamento misto, composta por uma dupla (um homem e uma mulher). Já a prova de 20 km permaneceu sendo disputada por ambos os sexos.
No Brasil, a marcha ainda é pouco conhecida, mas o país possui atletas de destaque internacional. O principal é Caio Bonfim, que conquistou a primeira medalha olímpica brasileira na modalidade, nos Jogos de Paris 2024 (20 km), e, em 2025, tornou-se campeão mundial em Tóquio, somando o maior número de pódios de um brasileiro em campeonatos mundiais de atletismo.
Apesar do preconceito, muitas vezes relacionado à aparência peculiar do movimento, a marcha atlética é reconhecida como uma prova de alta exigência técnica e grande resistência física. É um esporte desafiador e estratégico, que merece maior valorização e incentivo.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE MARCHA ATLÉTICA
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1
A marcha atlética é uma modalidade do atletismo em que não há fase aérea, ou seja, o atleta deve manter sempre um pé em contato com o chão. Apesar dessa particularidade, a prova exige resistência, velocidade e técnica, aproximando-se das características das provas de
(A) lançamentos.
(B) saltos.
(C) corridas.
(D) arremessos.
QUESTÃO 2
A marcha atlética possui duas regras principais. Uma delas determina que o atleta deve
(A) realizar pequenos saltos a cada quilômetro para aumentar a velocidade.
(B) manter pelo menos um dos pés em contato com o solo durante toda prova.
(C) utilizar aparelhos ou acessórios específicos para apoio das pernas na prova.
(D) marchar e, ao mesmo tempo, lançar um objeto o mais distante possível.
QUESTÃO 3
Leia o trecho do texto:
“Os árbitros da marcha atlética se distribuem ao longo do percurso para acompanhar de perto os atletas, validando sua técnica ou aplicando desclassificações quando necessário. Atualmente, o julgamento nas competições ainda depende da observação visual dos juízes, o que torna a análise subjetiva. Nos últimos anos, porém, recursos tecnológicos como câmeras e sensores começaram a ser testados para auxiliar na detecção de irregularidades, para deixar o processo mais justo e preciso.”
De acordo com o texto, o julgamento na marcha atlética é feito
(A) pelos juízes, que avaliam os atletas de forma subjetiva, sem uso da tecnologia.
(B) pelos juízes, que utilizam câmeras e sensores para aumentar a precisão.
(C) pela tecnologia, que substitui os juízes e identifica todas as infrações.
(D) pelos atletas, que usam sensores para monitorar seus próprios movimentos.
QUESTÃO 4
Leia o texto:

Qual é a sua opinião sobre o uso da tecnologia para ajudar os árbitros esportivos? Justifique.
QUESTÃO 5
O atleta Caio Bonfim enfrentou preconceito durante os primeiros anos de sua carreira na marcha atlética, porque a modalidade era pouco conhecida e sua forma de correr, diferente do tradicional, chegou a ser chamada por alguns de “rebolar”. Com o tempo, à medida que conquistou títulos importantes, a marcha atlética passou a ser reconhecida no Brasil como um esporte técnico, ganhou respeito e atraiu novos praticantes.
Por que você acha que esportes pouco conhecidos, como a marcha atlética, enfrentam preconceito? Como o sucesso de atletas como Caio Bonfim pode ajudar a mudar a visão das pessoas sobre essas modalidades? O que isso nos ensina sobre preconceito?
Agora, escreva um pequeno texto respondendo a essas perguntas, expressando sua opinião sobre o tema.
| Autor | Jordana Ferreira | 
| Formação | Educação Física | 
| Componente Curricular | Educação Física | 
| Objeto de Conhecimento/Conteúdo | Modalidades do atletismo: esportes de marca ( marcha atlética). | 
| Habilidades | (GO-EF67EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo, taco e técnico-combinatório, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. (GO-EF07EF27) Identificar, apropriar e analisar modalidades e características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nos esportes de marca, precisão, invasão, rede/parede, campo e taco e técnico-combinatórios. | 
| Referências | COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. Atletismo. Disponível em: Atletismo | Comitê Olímpico do Brasil. Acesso em 28 de setembro de 2025. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO. O atletismo. Disponível em: O Atletismo | CONFED. Acesso em 28 de setembro de 2025. LANCE!. Marcha atlética: entenda as regras e o que pode causar punição. Lance!, São Paulo, 3 dez. 2024. Disponível em: https://www.lance.com.br/lancepedia/marcha-atletica-regras.html. Acesso em: 29 set. 2025. FONTES, Carol. Polêmica e subjetiva, marcha desafia olhos de juízes e atenção de atletas. GloboEsporte.com, Rio de Janeiro, 26 fev. 2016. Disponível em: https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/02/polemica-e-subjetiva-marcha-desafia-olhos-de-juizes-e-atencao-de-atletas.html. Acesso em: 29 set. 2025. COSTA, Guilherme. Caio Bonfim diz ter sofrido preconceito por fazer marcha atlética: ‘Sempre fui xingado’. GloboEsporte.com, Rio de Janeiro, 1 ago. 2024. Disponível em: https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/2024/08/01/caio-bonfim-diz-ter-sofrido-preconceito-por-fazer-marcha-atletica-sempre-fui-xingado.ghtml. Acesso em: 29 set. 2025. | 
