Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
As regras tradicionais do jogo Mancala podem variar dependendo da cultura e da região, mas uma das versões mais antigas e extensas é o Oware (ou Ayo, em alguns lugares), que é considerada uma das variantes mais tradicionais do Mancala.
Aqui estão as regras básicas dessa versão:
OBJETIVO DO JOGO
O objetivo do jogo consiste em capturar mais sementes do que o adversário.
O jogo é jogado frequentemente até que um jogador consiga 25 sementes ou mais, ou até que não seja mais possível fazer movimentos.
TABULEIRO
O tabuleiro de Mancala tradicional tem duas fileiras, cada uma com seis casas (buracos), para um total de 12 casas. Cada jogador controla um arquivo.
ÍNICIO DO JOGO
Inicialmente, cada uma das 12 casas é preenchida com quatro sementes, totalizando 48 sementes no jogo.
MOVIMENTO DA SEMENTE
O jogador que inicia escolhe uma das suas casas (buracos) que contenham sementes e as distribui no sentido anti-horário, colocando uma semente em cada casa subsequentemente, incluindo as casas do adversário.
Se o jogador der a volta completa no tabuleiro, ele pula a casa de onde começou, mas continua distribuindo até que ele caia nas sementes.
CAPTURA DA SEMENTE
Se a última semente colocada pelo jogador cair em uma casa do lado do adversário que continha exatamente duas ou três sementes (depois da última jogada), o jogador capturou essas sementes e as colocou no seu depósito.
A captura só acontece no lado do adversário, nunca no lado do jogador.
Caso a penúltima e antepenúltima casa do adversário também tenha duas ou três sementes, elas também podem ser capturadas, desde que a última semente tenha caído em uma casa que atende aos seletivos de captura.
FIM DO JOGO
O jogo termina quando um jogador não consegue mais fazer movimentos ou quando todas as sementes de um lado do tabuleiro são capturadas ou não há mais sementes suficientes para permitir jogadas.
Quando isso acontece, o adversário recolhe todas as sementes que sobraram do seu lado, e o vencedor é aquele que capturou mais sementes.
Na maioria das versões tradicionais, o objetivo é alcançar 25 sementes ou mais para vencer.
Essas são as regras básicas da versão Oware, consideradas uma das formas mais tradicionais de Mancala. Ela mantém o espírito original do jogo, que é conhecido por sua profundidade estratégica, apesar de suas regras simples.
Questão 01
No tabuleiro do jogo Mancala, as casas servem para distribuir sementes, enquanto os depósitos armazenam as sementes capturadas. A quantidade total de casas em cada arquivo corresponde a
(A) seis.
(B) quatro.
(C) oito.
(D) dez.
Questão 02
O objetivo principal do jogo Mancala na versão tradicional Oware é
(A) capturar mais sementes que o oponente.
(B) mover todas as sementes para o seu lado.
(C) preencher todas as casas com sementes.
(D) completar uma rodada inteira no tabuleiro.
Questão 03
Responda:
a) O que acontece quando a última semente de um jogador é colocada em uma casa do lado do adversário que contém exatamente duas ou três sementes?
b) O que define o fim de uma partida neste jogo de sementes? Comente sobre as condições que podem determinar o jogo e como o vencedor é determinado.
Questão 04
Preencha as lacunas do texto abaixo com as palavras alusivas às regras de capturas das sementes no Jogo Mancala.
ADVERSÁRIO | RESERVATÓRIO | DUAS | PENÚLTIMAS | CASA |
No jogo de captura de sementes, o jogador captura as sementes do adversário sob condições específicas. Se a última semente colocada cair em uma _________________________ do lado do adversário que tenha exatamente______________________ ou três sementes após a jogada, o jogador as captura e as coloca no seu__________________________. A captura só ocorre no lado do _______________________nunca no lado do jogador. Além disso, as casas________________________ e antepenúltimas do adversário também podem ser capturadas, desde que atendam aos requisitos de captura.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF07EF26) Vivenciar diversos jogos de salão apropriando de fundamentos técnicos – táticos, e compreendendo suas organizações sociais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Se liga na educação física: 7º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. Brotto, Fábio Otuzi – Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência / Fábio Otuzi Brotto. Santos, SP: Projeto Cooperação,2001. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. Rev. São Paulo: Cortez, 2009. 220 p. ZAMAI, Carlos Aparecido; FERREIRA, Fátima Aparecida; CARRILLO, Jaime Humberto Pacheco; SILVA, Josias Ferreira da. Jogos e brincadeiras de rua e no ambiente escolar: aprendizagem através da prática corporal. Campinas: PM Editora, 2020. Seabra, Carlos – O livro dos jogos das crianças indígenas e africanas / Carlos Seabra; ilustração de Willian Yukio. 1. ed. Itapira, SP: editora Estrela Cultural, 2019. |