You are currently viewing Educação Física – Maculelê

Educação Física – Maculelê

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.



Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Maculel%C3%AA&title=Special:MediaSearch&go=Ir&uselang=pt-br&type=image> acesso em 15/04/2024.

MACULELÊ

Danças populares, tanto no Brasil quanto em todo o mundo, carregam uma riqueza de significados culturais e históricos que refletem as tradições e identidade de seus povos de origem. No contexto brasileiro, o Maculelê é um exemplo que mistura dança e luta tendo uma profunda ligação com a cultura africana mas que também sofreu influência indígena.

O mais conhecido divulgador histórico do maculelê, o Mestre Popó de Santo Amaro Purificação – Bahia, uma cidade do recôncavo baiano, era capoeirista. Popó teria aprendido com descendentes do povo escravizado malês o maculelê, que foi usado para honrar seus ancestrais africanos e resistir à escravidão. Popó transmitiu seus conhecimentos para sua família e comunidade, recriando cantigas, introduzindo músicas e incorporando elementos de outras manifestações.

Lendas também tentam explicar sua origem e em uma delas conta que Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele. Certa vez ele foi deixado sozinho na aldeia, quando toda a tribo saiu para caçar. Eis que uma tribo rival aparece para dominar o local. Maculelê, usando dois bastões, lutou sozinho contra o grupo rival e, heroicamente, venceu a disputa.

Atualmente, o maculelê é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, com os quais os participantes golpeiam no ritmo da música. Num grau maior de dificuldade, pode-se dançar com facões em lugar de bastões. Na maioria das apresentações de maculelê, os praticantes usam como vestimenta as saias feitas de sisal, além de pintura corporal. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras como a capoeira e o frevo.

Ao analisar o Maculelê e outras danças populares, é crucial reconhecer e respeitar a importância dessas práticas dentro de suas culturas de origem. Essas danças não são apenas formas de entretenimento ou expressão artística, mas também são veículos para a preservação da história, da identidade e dos valores culturais de um povo, combatendo as narrativas negativas do racismo.

Atividade

QUESTÃO 1

Danças não são apenas formas de entretenimento ou expressão artística, mas também são veículos para a preservação da história, da identidade e dos valores culturais de um povo, combatendo as narrativas negativas do racismo. Você concorda com a afirmação acima? Por que?

QUESTÃO 2

A Cultura carrega uma riqueza de significados que refletem as tradições e identidades de seus povos de origem. Analisando as imagens, o que elas têm em comum e falam sobre a cultura brasileira?

QUESTÃO 3

Lendas tentam explicar sua origem e em uma delas conta que

(A) maculelê era um índio que aprendeu a dançar com os africanos.

(B) maculelê era um negro fugido acolhido por uma tribo indígena.

(C) maculelê era um guerreiro africano que defendia sua tribo com dois bastões.

(D) maculelê era um europeu que se tornou líder de uma tribo indígena.

QUESTÃO 4

Mestre Popó de Santo Amaro Purificação

(A) foi um importante líder político na região do Recôncavo Baiano.

(B) era um renomado músico de frevo e contribuiu para popularizar o Maculelê.

(C) transmitiu seus conhecimentos sobre o Maculelê para sua família e comunidade.

(D) era um artista plástico conhecido por suas representações do Maculelê em pinturas famosas.

Autoria:Livia Analy Rezende Amâncio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF04EF17) Vivenciar e analisar danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
Referências: BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado.

GONZÁLEZ, Fernando J.; SCHWENGBER, Maria S. V. Práticas pedagógicas em educação física: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Eldebra, 2012. 

Guia Geográfico – Maculelê <https://www.historia-brasil.com/bahia/maculele.htm > acesso em 15/04/2024.

BRASIL, A verdadeira história do Maculelê. Disponível em vídeo <https://www.youtube.com/watch?v=DaWZKDpZdXA>. Acesso em 15/04/2024.