Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 3º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
LUTAS BRASILEIRAS
Vamos conversar sobre algumas lutas bem legais que nasceram aqui no Brasil e que têm histórias super interessantes!
Primeiro, vamos falar da Capoeira! Ela começou com os povos africanos que vieram para o Brasil como povo escravizado e, para treinar e se defender, eles inventaram a capoeira. Essa luta é diferente porque parece uma dança divertida e é cheia de gingado! A capoeira mistura golpes com movimentos de dança e ainda tem música, cantos e instrumentos, que mostram as tradições e as origens dela.
Outra luta brasileira muito famosa é o Jiu-jitsu, que foi adaptado pela família Gracie aqui no Brasil. Essa arte é baseada em técnicas de imobilização e em posições estratégicas para dominar o oponente, sem ser uma luta violenta. Originalmente praticada por monges budistas, essa arte marcial foi modificada pela família Gracie, que criou novos movimentos e golpes tão eficazes que o Jiu-jitsu brasileiro se tornou conhecido mundialmente.
Temos também a Huka-Huka. Essa é uma luta indígena bem antiga e especial, pois faz parte das cerimônias dos povos indígenas do Brasil. Nessa luta, não tem socos nem chutes; é mais como uma “luta de agarrar.” Os competidores pintam o corpo e usam enfeites, pois, para eles, o Huka-Huka não é só uma luta, mas uma tradição que celebra a cultura deles.
Fonte: Agência Brasil. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Luta_indigena.jpg
E por último, a luta Marajoara, uma luta que vem da Ilha de Marajó, lá no Pará. Os povos indígenas da região praticavam essa luta para se divertir e ela foi sendo passada de pais para filhos. Na luta Marajoara, os competidores tentam derrubar o outro no chão usando técnicas de equilíbrio, mas não são permitidos socos, chutes ou golpes que machucam. É uma luta que exige muita habilidade e respeito!
Disponível em: < https://esportemarajoara.blogspot.com/2014/04/tradicao-e-arte-na-luta-marajoara.html > acesso em out. 2024.
Essas lutas mostram que podemos aprender e nos divertir de várias formas, respeitando as culturas e tradições que cada uma carrega.
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
Escolha entre as 4 lutas, qual é a sua preferida, escreva o nome e faça um desenho representando a mesma.
QUESTÃO 2
A capoeira, uma mistura de luta e dança, foi criada no Brasil como forma de resistência dos povos africanos que foram trazidos como escravos. Uma das formas de valorizar essa luta hoje é
(A) assistir filmes estrangeiros sobre luta.
(B) aprender a dançar apenas para competir.
(C) conhecer e praticar capoeira, respeitando sua história e tradições.
(D) ignorar as tradições e praticar somente as lutas modernas.
QUESTÃO 3
A luta Marajoara é passada de geração em geração entre os povos da Ilha de Marajó no Pará. Qual é a importância de manter essa tradição viva para as próximas gerações?
QUESTÃO 4
O Jiu-jitsu brasileiro se tornou famoso no mundo inteiro. Em sua opinião, o que torna essa arte marcial especial e diferente?
QUESTÃO 5
Conhecer e valorizar as culturas que influenciaram a formação do Brasil
(A) ajuda a respeitar e entender melhor as diferentes origens e tradições que formaram nossa identidade.
(B) é importante para escolher apenas uma cultura e desconsiderar as outras.
(C) assim podemos imitar outros países e esquecer nossas raízes.
(D) é interessante, mas não tem impacto em nossa identidade.
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre algumas lutas de origem brasileira.
Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre algumas lutas brasileiras.
Autoria | Livia Analy Rezende Amâncio |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidades: | (GO-EF03EF13) Conhecer e experimentar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana. |
Referência | BNCC – Base Nacional Comum Curricular. DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado. GRAGEMAG <https://www.graciemag.com/pt-br/historia-do-jiu-jitsu/> acesso em 07/11/2024. Luta Marajoara <https://www.almanaquedaculturacorporal.com.br/post/luta-marajoara#:~:text=A%20Luta%20Marajoara%20%C3%A9%20uma,PINHEIRO%3B%20CAMPOS%2C%202021> acesso em 29/10/2024. Wikepidia – Cultura do Brasil <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil> acesso em 07/11/2024. Fundação Nacional dos Povos Indígenas <https://www.gov.br/funai/pt-br> acesso e 08/11/2024. |