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Educação Física: Luta Brasileira e Indígena / Huka-huka

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Educação física  foi veiculada na TV no dia 17/05/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A aula de hoje abordará sobre a luta corporal indígena Huka-Huka,  bem como a compreensão e a valorização da cultura indígena para o desenvolvimento dessa prática e inserção social.

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Assista a videoaula abaixo, com a temática: Luta Brasileira e Indígena / Huka-huka

Educação Física – Ciclo da adolescência – 6° ANO

Olá, tudo bem? Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre Luta indígena Huka – Huka. Estudaremos conceito, elementos constitutivos, características, técnicas básicas e valores presentes nessa prática corporal.  

CONCEITO

É uma luta indígena genuinamente brasileira criada pelos povos indígenas Kamayurá e povos do Xingu (Mato Grosso) que retrata a celebração de paz, da vida e da morte homenageadas por várias etnias. 

RITUAL DE PREPARAÇÃO PARA LUTA 

1- LIMPEZA INTERNA 

Nos meses anteriores os lutadores ingerem chás e preparos para provocar vômitos e fazer a limpeza interna. 

2- SANGRIA e BANHO DE ERVAS

A pele é arranhada com dente de peixe cachorra do rabo amarelo, para fortalecer e purificar o corpo. Em seguida aplica-se um banho de ervas. 

3- JEJUM

Na noite que antecede a disputa o jejum é obrigatório e ninguém dorme, pois segundo o ditado quem dorme, sonha e perde a luta.
 
4- ENFEITES

Os lutadores são enfeitados com adornos confeccionados com:

 linhas, plumas e miçangas

5- PINTURA CORPORAL
 
A pintura corporal é feita com jenipapo e urucum, com pinturas na pele que retratam animais selvagens

6- VESTIMENTA
 
Os lutadores vestem cinturões coloridos e proteções especiais para os joelhos e canelas.

7- CARACTERÍSTICAS 

Os guerreiros da tribo que recebem a festa reúnem-se no centro da aldeia para dar início ao combate e as etnias convidadas ficam à sua volta. De um a um os principais lutadores são enviados ao centro para se enfrentarem. 

A luta inicia quando o dono da luta (homem chefe) caminha até o centro da arena de luta e chama os adversários pelo nome.

8- TÉCNICAS BÁSICAS 

Os lutadores se movimentam um de frente para o outro girando em círculo no sentido anti – horário, até se entreolharam.  Em seguida ajoelham-se e tentam agarrar- se. 

Enquanto giram os lutadores se agacham diminuindo o corpo para dar menos área para seu adversário pegar. Nesse momento em que as pernas precisam estar protegidas ao máximo, a postura dos lutadores lembra a pose inicial dos lutadores de Sumô. 

9- OBJETIVO

O objetivo da luta é levantar o oponente e derrubá-lo ao chão, de modo que ele toque as costas no solo. No entanto, um simples toque de mão atrás do joelho do oponente também pode encerrar a luta.

10- DURAÇÃO DA LUTA

Normalmente as disputas são extremamente rápidas e são raras as que  passam mais do que 01 minuto.

11- OBSERVADOR

Não existe um juiz tradicional para essa luta e sim um observador ou um orientador indígena que seria chamado de dono da luta, cabendo aos lutadores reconhecer a vitória, a derrota e o empate, promovendo a cultura de paz (praticar a generosidade, hospitalidade e disposição para doar ou compartilhar seus bens materiais.) 

12- PREMIAÇÃO 

Não existe premiação para o vencedor da luta em todas as etnias praticantes dessa luta. Há reconhecimento e respeito por toda comunidade. Encerradas as lutas principais, as crianças e adolescentes também se enfrentam para provar sua virilidade. 

Assista ao vídeo da luta HUKA- HUKA – XINGU

CONSTRUÇÃO DE VALORES  

A prática dessa luta é bastante valorizada pelos povos alto-xinguanos, pois as etnias ali assentadas possuem verdadeira aversão às guerras, às quais são consideradas uma característica de subdesenvolvimento social, que pode ser resumida na frase de um representante da etnia Mehinaku: “nós não guerreamos, nós lutamos”.

ATIVIDADE 01 

Com base no que você aprendeu assistindo a videoaula e lendo as explicações, converse com seus familiares sobre essa luta indígena Huka – Huka . Desafie alguns deles a realizar essa luta. Registre esse momento com fotos e vídeos.

Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares(EF67EF14) Experimentar e fruir diferentes lutas do Brasil,
valorizando a própria segurança e integridade física, bem
como as dos demais;(EF67EF15) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente;(GO-EF06EF24) Analisar as lutas do Brasil diante dos contextos históricos, políticos, sociais e econômicos;
(GO-EF06AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a compreensão, a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, estabelecendo o sentido de pertencimento, reconhecimento da alteridade e desconstruindo estereótipos.