Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
As regras básicas do jogo Ludo são simples e fazem dele um jogo divertido para todas as idades. Aqui estão os principais pontos:
OBJETIVO DO JOGO E NÚMERO DE JOGADORES
Cada jogador deve tentar mover todos os seus quatro peões do ponto inicial até a sua “casa” no centro do tabuleiro antes dos outros jogadores. O jogo é ideal para 02 a 04 jogadores.
PREPARAÇÃO
- Cada jogador escolhe um cor e coloca seus quatro peões na área inicial, que fica fora do tabuleiro.
- O tabuleiro é dividido em quatro garrafas, cada uma correspondendo a um núcleo e ao caminho de cada jogador até o centro.
INÍCIO DO JOGO
- Para sair da área inicial, o jogador precisa tirar um 06 no dado.
- Sempre que um jogador tirar um 06, ele pode:
- Mover um novo peão para o início do seu caminho no tabuleiro.
- Ou mover um peão que já está em jogo.
- Tirar um 06 dá ao jogador uma nova jogada.
MOVIMENTAÇÃO DOS PEÕES
- Cada jogador, em sua vez, rola o dado e move um dos seus peões o número de casas correspondente.
- Os jogadores devem seguir seu caminho colorido e quadrado do tabuleiro até chegar à sua casa no centro.
CAPTURA DOS PEÕES
- Se um peão parar em uma casa ocupada por um peão adversário, o peão adversário é “capturado” e volta para a área inicial.
- Para sair da área inicial, o jogador precisa tirar novamente um 06.
ENTRANDO NA CASA
- Quando um peão completa o circuito, ele deve entrar na casa seguindo o caminho final da sua cor.
- O número exato deve ser tirado no dado para que o peão entre na casa.
FINAL DO JOGO
No jogo de Ludo, o final acontece quando um jogador consegue levar todos os seus quatro peões até a sua “casa” no centro do tabuleiro. Para isso, o jogador deve ter:
- Completado o percurso : Cada peão precisa circular o tabuleiro no trajeto do seu cor até o caminho final.
- Entrado na casa com o número exato : Para entrar na casa, o jogador precisa tirar o número exato no dado que corresponde às casas restantes.
Assim que o primeiro jogador coloca todos os quatro jogadores na casa, ele é declarado o vencedor, e o jogo pode terminar, embora os outros jogadores possam continuar se quiserem definir uma classificação.
QUESTÃO 01
O Ludo é um jogo de tabuleiro popular que desafia os jogadores a levar seus peões do ponto inicial até a casa situada
(A) na lateral do tabuleiro.
(B) no centro do tabuleiro.
(C) na diagonal do tabuleiro.
(D) na extremidade do tabuleiro.
QUESTÃO 02
Durante o jogo de Ludo, a cada rodada, o jogador lança o dado e move um de seus peões de acordo com o número que aparece, seguindo um percurso colorido
(A) e quadrado.
(B) e triangular.
(C) e retangular
(D) e circular.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Explique o que cada jogador precisa fazer para movimentar seus peões no jogo de Ludo e como esse movimento é realizado no tabuleiro.
b) Qual é a importância de seguir o caminho colorido no jogo de Ludo? Como isso influencia o progresso de cada jogador em direção à “casa” no centro do tabuleiro?
c) Como o lançamento do dado influência nas ações de cada jogador no jogo de Ludo? Dê exemplos de como o número tirado no dado pode impactar a escolha de entrega dos peões.
QUESTÃO 04
Preencha as lacunas do texto alusivo às características do Jogo Ludo.
QUADRADO | CASAS | COR | TABULEIRO | PEÇAS |
O Ludo é um jogo de ____________________________ popular podendo ser jogado por 02 a 04 jogadores, cada um com uma _________________________ de peças (geralmente vermelho, verde, azul e amarelo). O tabuleiro é composto por um caminho ___________________________ com espaços divididos em 04 núcleos, correspondendo aos núcleos das peças de cada jogador. O caminho é formado por uma série de _________________________, com um “centro” comum a todos os jogadores. O objetivo é mover todas as suas __________________ do ponto de partida até o centro do tabuleiro, passando pelo caminho específico da sua cor. Para vencer, o jogador deve ser o primeiro a levar todas as suas peças até o centro.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. MARQUES, Valcir R. Manual do Ludo. Clube de Autores, 2011. 28 p. NICOLAU, Marcos. Ludosofia: a sabedoria dos jogos, 2ª edição. 2018. Editora Marca de Fantasia. 124 p. |