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3D Ludo board game with dices on wooden table

Educação física – Ludo – Regras básicas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/MADABKNSk8M/1/screen.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20241105%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20241105T183958Z&X-Amz-Expires=95333&X-Amz-Signature=67c72b21a37d67df292a4ab26345cc53acdb08890a1384f679a0a15932a5f6dd&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Wed%2C%2006%20Nov%202024%2021%3A08%3A51%20GMT. Acesso: 06 de Novembro de 2024.

As regras básicas do jogo Ludo são simples e fazem dele um jogo divertido para todas as idades. Aqui estão os principais pontos:

OBJETIVO DO JOGO E NÚMERO DE JOGADORES

Cada jogador deve tentar mover todos os seus quatro peões do ponto inicial até a sua “casa” no centro do tabuleiro antes dos outros jogadores. O jogo é ideal para 02 a 04 jogadores.

PREPARAÇÃO

  1. Cada jogador escolhe um cor e coloca seus quatro peões na área inicial, que fica fora do tabuleiro.
  2. O tabuleiro é dividido em quatro garrafas, cada uma correspondendo a um núcleo e ao caminho de cada jogador até o centro.

INÍCIO DO JOGO

  1. Para sair da área inicial, o jogador precisa tirar um 06 no dado.
  2. Sempre que um jogador tirar um 06, ele pode:
    • Mover um novo peão para o início do seu caminho no tabuleiro.
    • Ou mover um peão que já está em jogo.
  3. Tirar um 06 dá ao jogador uma nova jogada.

MOVIMENTAÇÃO DOS PEÕES

  1. Cada jogador, em sua vez, rola o dado e move um dos seus peões o número de casas correspondente.
  2. Os jogadores devem seguir seu caminho colorido e quadrado do tabuleiro até chegar à sua casa no centro.

CAPTURA DOS PEÕES

  1. Se um peão parar em uma casa ocupada por um peão adversário, o peão adversário é “capturado” e volta para a área inicial.
  2. Para sair da área inicial, o jogador precisa tirar novamente um 06.

ENTRANDO NA CASA

  1. Quando um peão completa o circuito, ele deve entrar na casa seguindo o caminho final da sua cor.
  2. O número exato deve ser tirado no dado para que o peão entre na casa.

FINAL DO JOGO

No jogo de Ludo, o final acontece quando um jogador consegue levar todos os seus quatro peões até a sua “casa” no centro do tabuleiro. Para isso, o jogador deve ter:

  1. Completado o percurso : Cada peão precisa circular o tabuleiro no trajeto do seu cor até o caminho final.
  2. Entrado na casa com o número exato : Para entrar na casa, o jogador precisa tirar o número exato no dado que corresponde às casas restantes.

Assim que o primeiro jogador coloca todos os quatro jogadores na casa, ele é declarado o vencedor, e o jogo pode terminar, embora os outros jogadores possam continuar se quiserem definir uma classificação.


QUESTÃO 01

O Ludo é um jogo de tabuleiro popular que desafia os jogadores a levar seus peões do ponto inicial até a casa situada

(A) na lateral do tabuleiro.

(B) no centro do tabuleiro.

(C) na diagonal do tabuleiro.

(D) na extremidade do tabuleiro.

QUESTÃO 02

Durante o jogo de Ludo, a cada rodada, o jogador lança o dado e move um de seus peões de acordo com o número que aparece, seguindo um percurso colorido

(A) e quadrado.

(B) e triangular.

(C) e retangular

(D) e circular.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Explique o que cada jogador precisa fazer para movimentar seus peões no jogo de Ludo e como esse movimento é realizado no tabuleiro.

b) Qual é a importância de seguir o caminho colorido no jogo de Ludo? Como isso influencia o progresso de cada jogador em direção à “casa” no centro do tabuleiro?

c) Como o lançamento do dado influência nas ações de cada jogador no jogo de Ludo? Dê exemplos de como o número tirado no dado pode impactar a escolha de entrega dos peões.

QUESTÃO 04

Preencha as lacunas do texto alusivo às características do Jogo Ludo.

QUADRADOCASASCORTABULEIROPEÇAS

O Ludo é um jogo de ____________________________ popular podendo ser jogado por 02 a 04 jogadores, cada um com uma _________________________ de peças (geralmente vermelho, verde, azul e amarelo). O tabuleiro é composto por um caminho ___________________________ com espaços divididos em 04 núcleos, correspondendo aos núcleos das peças de cada jogador. O caminho é formado por uma série de _________________________, com um “centro” comum a todos os jogadores. O objetivo é mover todas as suas __________________ do ponto de partida até o centro do tabuleiro, passando pelo caminho específico da sua cor. Para vencer, o jogador deve ser o primeiro a levar todas as suas peças até o centro.

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Habilidades(GO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022.

MARQUES, Valcir R. Manual do Ludo. Clube de Autores, 2011. 28 p.

NICOLAU, Marcos. Ludosofia: a sabedoria dos jogos, 2ª edição. 2018. Editora Marca de Fantasia. 124 p.