ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS.

Dança K-pop
A expressão Korean Pop, que significa “pop coreano”, originou o termo K-pop. É um gênero musical que vai além da música, sendo também uma forma de arte e expressão corporal que integra dança, moda e identidade juvenil.
Os primeiros grupos de K-pop surgiram na década de 1990, na Coreia do Sul. O estilo ganhou destaque por combinar ritmos orientais com influências da música ocidental, como hip hop, rock e eletrônico. Até hoje, o cantor Michael Jackson é considerado uma das maiores inspirações dos artistas coreanos, influenciando seus movimentos, coreografias e performances.
O K-pop faz parte de um movimento cultural conhecido como Hallyu, termo que significa “Onda Coreana”. Essa expressão começou a ser usada por volta de 2009 para descrever a expansão da cultura coreana pelo mundo, impulsionada principalmente pela internet e pelas redes sociais. A Onda Coreana inclui não apenas o K-pop, mas também as novelas e séries, a moda, a beleza e outros produtos culturais que transformaram a Coreia do Sul em uma grande referência mundial.
No Brasil, o K-pop começou a ser conhecido em 2004, mas ficou muito popular em 2012, com o sucesso da música “Gangnam Style”, do cantor PSY. Mesmo com letras em coreano, o ritmo animado, as danças criativas e os videoclipes bem produzidos chamaram a atenção de muitos jovens brasileiros.
Atualmente, o K-pop é também uma forma de convivência social. Nas redes sociais e em eventos, os fãs se reúnem para dançar, conversar e compartilhar vídeos. Muitos participam de grupos de cover, que buscam reproduzir as coreografias, figurinos e expressões dos artistas coreanos. Em várias cidades brasileiras, já existem festivais e competições dedicadas ao K-pop.
As danças do K-pop combinam diversos estilos, incluindo danças urbanas, como o hip-hop dance, pop, contemporâneo e até balé. Elas se destacam pela alta energia, disciplina e expressão artística, com movimentos altamente coreografados, executados de forma precisa e sincronizada, mesmo em coreografias complexas. Aprender essas coreografias exige atenção, coordenação e prática. Para isso, os dançarinos costumam treinar com os dance practices, vídeos publicados nos canais oficiais dos grupos no YouTube, que detalham cada movimento.
Além de divertir, as danças do k-pop ajudam os jovens a desenvolver habilidades corporais, senso de ritmo, criatividade e trabalho em equipe. Assim, torna-se uma forma de expressão e aprendizado, mostrando que dançar também é uma maneira de conhecer outras culturas e expressar sentimentos por meio do corpo.
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RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
K-pop é a abreviação de uma expressão do país onde nasceu. Seu significado é
(A) pop coreano.
(B) pop chinês.
(C) pop japonês.
(D) pop tailandês.
QUESTÃO 2
O K-pop envolve música, moda, identidade juvenil e dança. Suas coreografias combinam diferentes estilos, entre os quais se destaca o
(A) axé.
(B) forró.
(C) samba.
(D) hip hop.
QUESTÃO 3
Cite quais são as principais características das danças do K-pop.
QUESTÃO 4
Dançar K-pop ajuda a desenvolver habilidades físicas e sociais, mas também exige disciplina. Como você acha que essas habilidades podem ser usadas em outras áreas da vida, fora da dança?
QUESTÃO 5
Leia o texto:
O K-pop é um estilo musical que combina ritmos orientais com influências da música ocidental. Ele vai além de apenas divertir; também ajuda a mostrar a cultura coreana para o mundo. Por meio do K-pop, jovens de diferentes países podem conhecer tradições, moda, costumes e valores do país de origem.
Considerando o texto acima, o K-pop
(A) é um fenômeno cultural que prioriza apenas ritmos ocidentais.
(B) é um instrumento de disseminação da cultura coreana pelo mundo.
(C) é um meio de luta dos jovens coreanos que buscam melhorias sociais.
(D) é somente um gênero musical dedicado exclusivamente ao público jovem.
| Autor | Jordana Ferreira |
| Formação | Educação Física |
| Componente Curricular | Educação Física |
| Objeto de Conhecimento/Conteúdo | Danças do Brasil e do mundo |
| Habilidade | (GO-EF07EF12) Planejar e utilizar estratégias para apropriar dos elementos constitutivos de diferentes modalidades de dança do Brasil e o mundo, priorizando as danças urbanas. |
| Referências | ASCARI, Bianca Mendes. K-pop: práticas de ensino-aprendizagem a partir da apropriação e ressignificação do movimento. Anais do XI Congresso da ABRACE, v. 21, 2021. Disponível em: https://ojs.portalabrace.org/ojs/abrace/article/download/5201/5201-Texto%20do%20artigo-15724-1-10-20211218.pdf. Acesso em: 03 nov. 2025. SAIS, Bruna Cristina; MÍCOLI, Luana Brambilla; DUQUE, Mariana Aparecida do Nascimento. Caracterização do K‑pop Dance como modalidade de dança. In: XXVII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XXIII Encontro Latino Americano de Pós‑Graduação e XIII Encontro de Iniciação à Docência – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos‑SP, 2023. Anais… São José dos Campos: Univap, 2023. DOI: https://dx.doi.org/10.18066/inic0372.23. ANDREOLI, Giuliano Souza; FERNANDES, Braçi. O aprendizado informal da dança K‑pop: juventude, transculturalidade e performances de gênero. Revista da FUNDARTE, Montenegro, v. 45, n. 45, p. 1‑21, jun. 2021. DOI: 10.19179/2319‑0868.814. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/814. Acesso em: 3 nov. 2025. MACEDO, Iago Fillipi Patrocínio. K‑pop em Fortaleza: o consumo e a produção de dança cover por fãs da música pop sul‑coreana. 2022. 281 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Programa de Pós‑Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/73367/3/2022_dis_ifpmacedo.pdf. Acesso em: 03 nov. 2025. |

