ESTA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES
OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS POPULARES FAZEM PARTE DA CULTURA E SÃO CRIADOS PELAS PESSOAS AO LONGO DO TEMPO PASSANDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO E TRABALHAM A SOCIALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE, CONTÉM REGRAS QUE OS JOGADORES PODEM COMBINAR E RECOMBINAR DURANTE A PRÁTICA, É UMA ATIVIDADE QUE PODE ESTIMULAR TANTO A COMPETIÇÃO QUANTO A COOPERAÇÃO E PODE SER JOGADO INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO.
E HOJE VOU CONTAR SOBRE UMA BRINCADEIRA SUPER DIVERTIDA, É A BRINCADEIRA DA ESTÁTUA! SABE COMO FUNCIONA? VOU TE EXPLICAR.
PRIMEIRO, A GENTE COLOCA UMA MÚSICA ANIMADA PARA TOCAR. PODE SER A MÚSICA QUE TODOS NÓS GOSTAMOS. AÍ, QUANDO A MÚSICA COMEÇA, TODOS NÓS COMEÇAMOS A ANDAR, DANÇAR E CORRER À VONTADE. É UMA FESTA DE MOVIMENTOS! MAS AQUI VEM A PARTE EMOCIONANTE: QUANDO A PESSOA QUE ESTÁ CUIDANDO DA BRINCADEIRA PARA A MÚSICA DE REPENTE, TODOS NÓS TEMOS QUE PARAR EXATAMENTE ONDE ESTAMOS, COMO ESTÁTUAS! FICAMOS IMÓVEIS, SEM MEXER NEM UM DEDINHO. SE ALGUÉM DER UM PASSINHO OU ATÉ MESMO RIR, ESTÁ FORA DA BRINCADEIRA NESSA RODADA. PARECE FÁCIL, MAS É UM DESAFIO ENGRAÇADO! QUEM CONSEGUIR FICAR PARADINHO COMO UMA ESTÁTUA CONTINUA NA BRINCADEIRA.
SABE POR QUE ESSA BRINCADEIRA É TÃO LEGAL? PORQUE ELA NOS AJUDA A APRENDER VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO! A GENTE PERCEBE MAIS SOBRE AS PARTES E OS MOVIMENTOS DO NOSSO CORPO, APRENDE SOBRE LIMITES E EQUILÍBRIO, ENTENDE MELHOR COMO O ESPAÇO AO NOSSO REDOR FUNCIONA E ATÉ TREINAR NOSSO OUVIDO PARA PRESTAR ATENÇÃO NOS SONS.
BRINCAR E JOGAR É UMA FORMA MUITO DIVERTIDA DE APRENDER!
QUESTÃO 1
BRINCADEIRA ESTÁTUA
QUAIS SÃO AS PRIMEIRAS PALAVRAS QUE VOCÊ LEMBRA QUANDO FALAMOS SOBRE A BRINCADEIRA ESTÁTUA? ESCREVA 3 DESSAS PALAVRAS NO SEU CADERNO.
QUESTÃO 2
DEPOIS DE SE DIVERTIR MUITO COM SUA FAMÍLIA E AMIGOS, ESCREVA EM SEU CADERNO ALGUMAS PALAVRAS SOBRE O QUE VOCÊ SENTIU OU AS COISAS QUE MAIS GOSTOU DURANTE OS JOGOS.
QUESTÃO 3
AGORA QUE VOCÊ ESTÁ CRAQUE EM JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES, MARQUE A ALTERNATIVA ABAIXO QUE REPRESENTA UMA BRINCADEIRA.
(A) NATAÇÃO
(B) PIQUE-PEGA
(C) FUTEBOL
(D) ESTUDAR
SAIBA MAIS
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E ENTENDE UM POUCO MAIS SOBRE BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES.
Autoria | Lívia Analy Rezende Amâncio |
Formação | Educação física |
Componente curricular | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem. (EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas. |
Referências | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º , 2º e 3º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007. Kishimoto, Tizuco Morchida. Jogos Infantis. O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: RJ, 14ªed, 2007. |