You are currently viewing Educação Física – Jogos nacionais dos povos indígenas – Aspectos históricos e culturais.
headdress indigenous

Educação Física – Jogos nacionais dos povos indígenas – Aspectos históricos e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/MADBMGdoYDo/1/screen.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240320%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240320T060955Z&X-Amz-Expires=57066&X-Amz-Signature=58ae392a9cea8134faa0f67e7d189e5b2a892d37222d0c4146d7b1c0516f7b98&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response expires=Wed%2C%2020%20Mar%202024%2022%3A01%3A01%20GMT. Acesso: 28 de novembro de 2022.

Os jogos nacionais dos povos indígenas tem sua origem na década de 1990, quando um grupo de lideranças indígenas brasileiras se reuniram para discutir a importância da preservação das tradições e culturas dos povos originários do país. A ideia era criar um evento que reunisse representantes de diversas etnias para celebrar suas culturas e promover a integração entre os povos. Esses jogos são organizados pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes, e apresenta o seguinte lema: “O importante não é competir, e sim, celebrar”.

Assim, em 1996, foi realizada a primeira edição dos jogos nacionais dos povos indígenas, na cidade de Goiânia, em Goiás. O evento contou com a participação de cerca de 800 atletas de 23 etnias diferentes, que competiram em diversas modalidades esportivas tradicionais, como arco e flecha, corrida de tora, canoagem, futebol, voleibol, cabo de guerra, entre outras.

Desde então, os jogos nacionais dos povos indígenas se tornaram um evento anual, que reúne representantes de diversas etnias de todo o país. Além das competições esportivas, o evento também inclui atividades culturais, como danças, cantos e rituais tradicionais, além de debates e discussões sobre questões relevantes para os povos indígenas, como a preservação do meio ambiente e a luta pelos direitos territoriais. 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES ?

Questão 01 

Leia o texto:

Os jogos nacionais dos povos indígenas representam uma forma de resistência e afirmação da identidade indígena, além de serem uma oportunidade de troca de experiências e integração entre diferentes etnias. O objetivo dos jogos nacionais dos povos indígenas refere-se a

(A) promoção e a integração entre os povos indígenas.

(B) celebração das culturas e tradições dos povos indígenas.

(C) preservação das tradições e culturas dos povos indígenas 

(D) todas as alternativas anteriores correspondem ao objetivo dos jogos dos povos indígenas.

Questão 02

As atividades realizadas nos jogos nacionais dos povos indígenas, além das competições esportivas referem-se

(A) as atividades culturais, como danças, cantos, e rituais tradicionais. 

(B) aos debates e discussões sobre questões relevantes para os povos indígenas. 

(C) ambas alternativas anteriores estão corretas.

(D) nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Questão 03

Para responder em seu caderno. Qual é o lema dos jogos nacionais dos povos indígenas? Comente.

Questão 04

Encontre nas palavras cruzadas o nome de algumas modalidades disputadas nos jogos nacionais dos povos indígenas. Realize uma pesquisa sobre as principais características de cada uma delas e registre em seu caderno.

LUTAQWERTCUI
ASDRFGHJKOLB
ZNWCSRDTGRHC
CABODEGUERRA
ETDECRVFVITN
JAUFYHONBDGO
IÇPLZMLBVACA
PÂLEMQEWEDRG
TOYXUOIPLEZE
ESDAFRBVNTYM
QWERTYOUIOPL
FUTEBOLHGRKJ
MJFCDSUFDASX
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais. 
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.