Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Existem muitos jogos populares indígenas diferentes que foram jogados e apreciados pelas comunidades indígenas ao longo dos anos.
Devido a forte conexão com a natureza, a maioria desses jogos são inspirados no mimesis (reprodução e imitação) dos elementos naturais e nos eventos importantes que acontecem nela.
Esses jogos são apenas alguns exemplos do rico patrimônio cultural dos povos originários. Eles são importantes não apenas como forma de diversão, mas também como uma maneira de transmitir tradições e valores culturais de geração em geração.
Além disso, muitos desses jogos podem ajudar no desenvolvimento físico e mental dos jogadores, ajudando a aprimorar habilidades como coordenação, estratégica e resistência e apresenta diversas finalidades como: despertar o sentimento de coletividade, cooperação e diversão em sintonia com desenvolvimento de habilidades motoras peculiares do local.
Cada comunidade indígena tem sua própria cultura e tradição e muitos desses jogos tem raízes profundas em suas culturas e são uma grande parte da identidade dessas comunidades.
Peteca, cabo de força, corrida dos saci, arranca mandioca, arco e flecha, briga de galo , tobdaé são alguns exemplos de jogos populares indígenas.
Ao aprender mais sobre esses jogos indígenas e jogá-los podemos apreciar, respeitar e preservar a diversidade cultural em todo mundo.
Questão 01
Leia o texto:
A maioria dos jogos populares indígenas são transmitidos de geração em geração por oralidade e observação e são inspirados no mimesis (reprodução e imitação) dos elementos naturais, devido a forte conexão com a natureza e nos eventos importantes que acontecem nela. Esses jogos muito apreciados pelas comunidades indígenas e ao serem praticados e compartilhados fomentam
(A) a promoção e a valorização da natureza, a conexão com o ambiente, reforçando a importância da sustentabilidade e da preservação dos recursos naturais.
(B) valorização da coletividade, fortalecendo a identidade e o orgulho indígena, contribuindo para resistência cultural e o combate ao preconceito e a discriminação.
(C) contribuição para a preservação da cultura ao manter vivas as tradições, os conhecimentos e os valores transmitidos por meio dessas atividades.
(D) todas alternativas estão corretas.
Questão 02
Os jogos populares indígenas apresentam importância significativa em várias áreas, incluindo o desenvolvimento físico, cognitivo, cultural, social e emocional. Os jogos populares indígenas são importantes, pois
(A) apresentam contribuição irrelevante para o desenvolvimento da motricidade, da sociabilidade, das emoções, da inteligência, do ser metafísico, entre outros.
(B) encontram-se fora do contexto cultural indígena e não estão inseridos nos processos sócio-históricos da humanidade.
(C) são jogados cerimonialmente, em rituais, para agradar a um ser sobrenatural e/ou para obter fertilidade, chuva, alimentos, saúde, condicionamento físico, sucesso na guerra, entre outros.
(D) nenhuma das respostas.
Questão 03
Como os jogos indígenas contribuem para o fortalecimento da identidade cultural dos povos indígenas?
QUESTÃO 04
Dentro do universo cultural indígena brasileira, encontramos uma variedade de jogos populares indígenas, cada um com suas peculiaridades e objetivos próprios. Relacione o nome de cada jogo com suas características e objetivos.
01 – ARCO E FLECHA
02 – CORRIDA DO SACI
03 – CABO DE GUERRA
04 – ARRANCA MANDIOCA
05 – BRIGA DE GALO
06 – TOBDAÉ
______________________________________Jogo que consiste em fazer um risco no chão e cada grupo segura a corda de um lado. A ideia é fazer com que os oponentes ultrapassem a linha demarcada no chão entre os jogadores.
______________________________________Jogo que consiste na utilização de uma árvore. O primeiro jogador senta-se no chão e segura a árvore e as outros vão posicionando-se um atrás do outro e segurando na cintura do jogador da frente. Um jogador é escolhido para ficar em pé e nomeado o “colhedor de mandioca”, que se posicionará no final da fila. A ideia é ir “puxando” cada uma para fora, até que o jogador que está agarrado à outra solte as mãos de quem está na frente. O objetivo é tentar tirar todos e, para isso, retira-se um a um da fila.
_____________________________________jogo que consiste em colocar o alvo a uma distância razoável e uma pessoa por vez vai tentar atingir o centro, que valerá mais pontos.
_____________________________________jogo que consiste em traçar uma linha no chão, sendo uma linha para indicar a chegada, e outra, a partida. Assim, todos os jogadores permanecem atrás da linha de partida. Quando for dado o sinal, todos devem correr com uma perna só até a linha de chegada.
_____________________________________jogo que consiste em acertar alguém do time adversário com a peteca. Antes de iniciar o jogo é necessário formar 02 equipes. Aquele que for atingido, vai para fora da brincadeira e assim, vence quem permanecer até o final sem ser atingido pela peteca do adversário.
______________________________________jogo que consiste em ficar de braços cruzados e numa perna só, o jogador tenta desequilibrar o seu adversário usando apenas os ombros, fazendo que ele coloque os dois pés no chão.
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE JOGOS POPULARES INDÍGENAS.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciada em Educação física. |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Habilidade | (GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017 . Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |