Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais
Os jogos eletrônicos tiveram um grande impacto nas transformações socioculturais ao longo das ultimas décadas. Desde o inicio da popularização dos videogames na década de 1988, esse jogos tem sido uma forma de entretenimento e também de expressão cultural e artística.
Os primeiros jogos eletrônicos surgiram na década de 1950, eram muito simples em comparação com os da atualidade. Geralmente eram desenvolvidos em computadores enormes e pouco acessíveis, com gráficos simples e sons muito limitados. O primeiro jogo eletrônico para computador concebido, foi o jogo de tênis para dois ou “tennis for two” criado em 1958.
Uma das principais transformações socioculturais dos jogos eletrônicos foi a criação de comunidades online ao redor dos jogos específicos. Os jogadores podem se conectar com outros jogadores do mundo todo em tempo real, trocar informações, criar conteúdo e participar de competições.
Outra transformação importante dos jogos eletrônicos é a sua popularização como ferramenta educacional. Jogos educativos tem sido desenvolvidos como forma de ensinar habilidades como linguagem em várias aéreas de conhecimento, assim como forma de terapia e reabilitação.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 01
Leia os enunciados abaixo.
I – os jogos eletrônicos estão em constante evolução e são uma das formas de entretenimento mais populares do mundo.
II – os pais devem ficar despreocupados com os filhos, não havendo necessidade de orientação para esse mundo virtual.
III – no início, os jogos eletrônicos eram bastante complexos, com gráficos ultra modernos e com som.
IV- na atualidade os jogos eletrônicos apresentam processadores de baixíssima potência e não oferecem possibilidade de jogar com pessoas localizadas em outra parte do mundo.
(A) todos os enunciados estão corretos.
(B) apenas o enunciado I está correto.
(C) os enunciados II,III e IV estão corretos.
(D) todos os enunciados estão corretos.
Questão 02
O enunciado que melhor descreve sobre a transformação sociocultural dos jogos eletrônicos, refere-se
(A) a popularização dos jogos eletrônicos tem levado a um aumento na atividade física entre os jogadores.
(B) os jogos eletrônicos têm contribuído para uma maior inclusão social, proporcionando uma plataforma de interação para pessoas de diferentes origens e culturas.
(C) os jogos eletrônicos têm diminuído a criatividade das pessoas, limitando sua capacidade de imaginação.
(D) a influência dos jogos eletrônicos tem levado a uma diminuição na alfabetização digital entre os jovens.
Questão 03
Para responder em seu caderno. Os jogos eletrônicos nos proporcionam vários benefícios, contudo o uso excessivo acaba afetando, de certa forma, a socialização entre os jovens. Qual a sua opinião sobre isso ? Argumente sua resposta.
Questão 04
Ao longo da história, os jogos eletrônicos transformaram-se, de modelos bastante simples a mais sofisticados, de sistemas de arcade aos consoles domésticos, portáteis e dispositivos móveis. Escreva em ordem cronológica as características dos jogos eletrônicos na data correspondente a data de lançamento.
1952 | |
1958 | |
1960 | |
1962 | |
1967 | |
1971 | |
1972 | |
1974 | |
1980 | |
1981 | |
1985 | |
1986 | |
1994 | |
2000 | |
2006 | |
2010 |
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF07EF22) Vivenciar diversos jogos eletrônicos, compreendendo as transformações socioculturais presentes nessas práticas, identificando as influências, impactos e possibilidades no lazer, alto rendimento e saúde. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |