You are currently viewing Educação Física – Jogos e brincadeiras de matriz africana

Educação Física – Jogos e brincadeiras de matriz africana

Esta proposta de atividade de Educação Física é destinada aos estudantes do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.


Jogos e brincadeiras de matriz africana

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/54606214221693686/   acesso em 08, jan. 2022

A cultura brasileira traz traços muito importantes que foram herdados da cultura africana, que chegou ao nosso país através das pessoas que foram escravizadas e trazidas até o Brasil durante o período colonial. Isso reflete diretamente no povo brasileiro, já que a religião, a cultura e os costumes de cada um dos povos, têm grande participação na formação das nossas tradições nacionais.

Então, vamos jogar e brincar para aprender mais sobre o povo africano tão importante para a formação da nossa cultura.

Sabiam que brincar é uma das formas mais antigas de aprender? As brincadeiras africanas não são apenas divertidas, mas também nos ensinam coisas valiosas sobre trabalho em equipe, estratégia e respeito pelos outros. Vamos conhecer dois exemplos maravilhosos:

1. Mancala: O Jogo das Sementes

Imagine um tabuleiro com pequenos buracos, e dentro delas, sementes coloridas. Esse é o Mancala, um jogo que existe há séculos na África e ensina muitas coisas legais! Cada jogador precisa mover as sementes pelas covas, seguindo regras especiais. Isso ajuda a exercitar a mente, a pensar em estratégias e a contar os movimentos. Além disso, o Mancala ensina a importância de compartilhar e respeitar o adversário, já que você só pode pegar sementes do seu lado.

2. Amarelinha africana:

A Amarelinha Africana, diferente da nossa tradicional amarelinha, não usa uma pedrinha, céu ou mar e seu formato é diferente. Não há competição, não há perdedores e utiliza música. Os participantes precisam executar a coreografia de forma simétrica e ao mesmo tempo, por isso a necessidade de uma música. Na África existem festivais dessa amarelinha, sendo que cada grupo cria a sua coreografia.

As brincadeiras africanas nos mostram como a diversão pode ser uma ótima maneira de aprender lições importantes. Elas nos ensinam sobre valores como amizade, cooperação e perseverança.

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

Analise a figura abaixo e coloque e marque a alternativa com o nome correspondente ao jogo ilustrado.  

Disponível em: <canva.com>  acesso em 04, mar. 2022.

(A) Xadrez

(B) Dama

(C) Mancala

(D) Dominó

QUESTÃO 2

Preencha a frase abaixo com as palavras citadas.  

tradicionalcompetiçãocoreografiaperdedoresfestivais

AMARELINHA AFRICANA 

A amarelinha africana, diferente da nossa _______________________ amarelinha, não usa uma pedrinha, céu ou mar e seu formato é diferente. Não existe _____________________, não há ________________________, e utiliza música. É necessário o número de quatro participantes para executar a ________________________ de forma simétrica e ao mesmo tempo, por isso a necessidade de uma música. Na África existem _________________________ dessa amarelinha, cada grupo cria a sua coreografia e escolhe a música.

QUESTÃO 3

Escreva em seu caderno, como foram transmitidas as brincadeiras africanas ao longo do tempo no Brasil?

QUESTÃO 4

Encontre no caça palavras nomes de jogos e brincadeiras de matriz africana. Depois escreva em seu caderno, os nomes encontrados abaixo da tabela e escolha o que você mais gosta para explicar como se joga.

TERRA-MARSHISIMAMANCALAMATAKUZA
TECA-TECAYOTEAMARELINHALABIRINTO
MQWERTYUIOA
ATERRAEMARM
TASDFGHJLKA
ALABIRINTOR
KZXCVBNMHDE
UQTECATECAL
ZQWRFTYUIOI
ACZXCVBNMTN
NFWVYOTEDSH
AMANCALAHDA
QSDSHISIMAQ

Saiba mais

Autoria:Livia Analy Rezende Amâncio
Formação:Educação física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF05EF01) Vivenciar e analisar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural.
(GO-EF05EF16) Projetar e construir materiais que sirvam de suporte para o jogo e brincadeira comparando essas produções e suas possibilidades de uso frente aos brinquedos industrializados.
Referências:Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino 
Fundamental, 2017  
DC-GO Ampliado 
DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 3º ao 5º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Escola Educação – Publicado em 16 mar, 2020. Disponível em: escolaeducacao.com.br/brincadeiras-africanas/ . Acesso em 08, fev. 2022.
VALADARES, Solange. Educação Física no cotidiano escolar: Brincadeiras Folclóricas. 1ª edição. Belo Horizonte-MG. Editora Fapi. Agosto 1999.
LOPES, Patrícia. “Significado da Brincadeira”. Brasil escola. Disponível em: brasilescola.uol.com.br/psicologia/significado-brincadeira.htm . Acesso em 11, fev. 2022.
MARQUES, João Paulo. Amarelinha africana. Todo Estudo. Disponível em: www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/amarelinha-africana . Acesso em: 29 de Mar de 2022.