You are currently viewing Educação Física: Jogos e Brincadeiras

Educação Física: Jogos e Brincadeiras

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 20/04/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NA AULA DE HOJE VOCÊS VÃO APRENDER A DIFERENÇA DO JOGO PARA AS BRINCADEIRAS E TAMBÉM VAMOS USAR OS JOGOS PARA APRENDER DE FORMA DIVERTIDA VÁRIAS COISAS COMO: LER, ESCREVER, CONTAR E PENSAR.

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: JOGOS E BRINCADEIRAS

EDUCAÇÃO FÍSICA – 2ºANO/AGRUPAMENTO B – CICLO DA INFÂNCIA

  AH, COMO É BOM TE ENCONTRAR AQUI NO CONEXÃO ESCOLA DE NOVO! CONTINUE ASSIM, VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS AO SE DEDICAR AOS SEUS ESTUDOS, VAMOS JUNTOS ESTUDAR E APRENDER CADA DIA MAIS E MAIS!

        NA NOSSA ÚLTIMA AULA, NÓS ESTUDAMOS, APRENDEMOS E NOS DIVERTIMOS COM O UNIVERSO DAS BRINCADEIRAS. NA AULA DE HOJE VAMOS ESTUDAR E APRENDER SOBRE O MUNDO DOS JOGOS! VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO… UÉ E DIVERSÃO? HOJE NÃO VAI TER DIVERSÃO? VAI SIM! ALIÁS, ESTUDANDO E APRENDENDO SOBRE OS JOGOS VAI TER DIVERSÃO PRA TODO MUNDO! 

VEJA O VÍDEO QUE A PROFESSORA DENISE CASTRO PREPAROU PARA TE EXPLICAR A DIFERENÇA ENTRE JOGOS E BRINCADEIRAS:

ATIVIDADE 1

        AGORA QUE JÁ ENTENDEMOS A DIFERENÇA ENTRE JOGOS E BRINCADEIRAS, VAMOS COMEÇAR A APRENDER JOGOS, QUE DE UMA FORMA DIVERTIDA, NOS ENSINAM COISAS QUE VAMOS USAR EM OUTRAS MATÉRIAS PARA APRENDER CADA VEZ MAIS E MELHOR. VOCÊ CONHECE O JOGO DE DOMINÓ? O JOGO DE DOMINÓ MAIS CONHECIDO É O JOGO QUE TEM PLAQUINHAS COM DIFERENTES NÚMEROS DE BOLINHAS, COMO O DA IMAGEM A SEGUIR:

MAS VOCÊ PODE TER UM DOMINÓ TODO DIFERENTE, COLORIDO, FEITO POR VOCÊ E QUE VAI TE AJUDAR A APRENDER E MEMORIZAR AS LETRAS, AS FORMAS, OS NÚMEROS. PARA FAZER O SEU JOGO DE DOMINÓ, VOCÊ VAI PRECISAR DE:

  • RÉGUA
  • PAPEL
  • CANETINHA (MAS TAMBÉM PODE SER LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA OU ATÉ LÁPIS DE ESCREVER MESMO)
  • IMAGINAÇÃO E CAPRICHO

SÓ NÃO PODE ESQUECER QUE AS PEÇAS DO JOGO TÊM QUE SER FEITAS JÁ PENSANDO NAS REGRAS DE COMO VOCÊ VAI JOGAR. VEJA POR EXEMPLO O JOGO DE DOMINÓ DO VÍDEO ABAIXO E DEPOIS É SÓ PRATICAR:

ATIVIDADE 2     

AGORA VAMOS APRENDER OUTRO JOGO. ESSE É UM JOGO QUE RECEBE DIFERENTES NOMES NO BRASIL. QUANDO EU ERA CRIANÇA APRENDI ESSE JOGO COM A MINHA MÃE E ELA CHAMAVA DE BALIZA, MAS EM OUTROS LUGARES DO PAÍS ELE TAMBÉM É CONHECIDO COMO JOGO DAS PEDRINHAS, JOGO BELISCO, JOGO PIPOQUINHA E COMO JOGO 03 MARIAS, 05 MARIAS OU JOGO DAS 07 MARIAS (DEPENDENDO DO TOTAL DE PEDRAS QUE VÃO SER DISTRIBUÍDAS NO CHÃO NO COMEÇO DO JOGO). VEJA NO VÍDEO ABAIXO COMO JOGAR:

     RELEMBRANDO!!!!!!!

NA AULA DE HOJE APRENDEMOS:

  • A DIFERENÇA ENTRE JOGO E BRINCADEIRA
  • QUE OS JOGOS PODEM NOS AJUDAR A APRENDER A LER, CONTAR, PENSAR E MUITAS OUTRAS COISAS DE UM JEITO MUITO DIVERTIDO
  • A FAZER UM JOGO DE DOMINÓ DIFERENTE, COLORIDO E DESAFIADOR
  • E A DESAFIAR NOSSA COORDENAÇÃO MOTORA E NOSSA AGILIDADE COM O JOGO DAS PEDRINHAS.
Ciclo da infância:Habilidade estruturante Habilidades complementares (GO-EF02EF01) VIVENCIAR, FRUIR E RECRIAR DIFERENTES BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E JOGOS DA CULTURA POPULAR, DE DIFERENTES CARACTERÍSTICAS, PRINCIPALMENTE AS COOPERATIVAS PRESENTES NO CONTEXTO COMUNITÁRIO E REGIONAL, RECONHECENDO E RESPEITANDO AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS.(GO-EF02AR02-B) CONHECER OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DAS ARTES VISUAIS: O PONTO, A LINHA, A FORMA, A COR, O ESPAÇO, OS PLANOS, A TEXTURA, EXPLORANDO DIFERENTES SUPORTES, FERRAMENTAS, MATERIAIS E TÉCNICAS TRADICIONAIS E ALTERNATIVAS, COMO COMPONENTES FUNDAMENTAIS PARA A COMPOSIÇÃO, EXPRESSÃO E POÉTICA ARTÍSTICA.(EF02MA02-A) ESTIMAR, POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DIVERSAS, A QUANTIDADE DE OBJETOS DE COLEÇÕES, FIXAS OU MOVEIS, EM SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA QUE COMPORTAM SEU USO. EXEMPLO: ESTIMAR A QUANTIDADE DE OBJETOS DE UM POTE, OU QUANTOS CLIPES DEVEM SER COLOCADOS EM UMA CORRENTE PARA TER O COMPRIMENTO DE SEU PÉ, OU QUANTOS FEIJÕES CABEM EM UM COPO. (EF02MA03-C) COMPARAR QUANTIDADES DE OBJETOS DE DOIS CONJUNTOS, POR ESTIMATIVA E/OU POR CORRESPONDÊNCIA, UM A UM, DOIS A DOIS, PARA INDICAR “TEM MAIS”, “TEM MENOS” OU “TEM A MESMA QUANTIDADE”, INDICANDO, QUANDO FOR O CASO, QUANTOS A MAIS E QUANTOS A MENOS PARA TOMADA DE DECISÕES EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO.