ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.
JOGOS DE SALÃO – ESTRATÉGIA E SORTE
OI, TURMA! HOJE VAMOS FALAR SOBRE OS JOGOS DE SALÃO, QUE SÃO BRINCADEIRAS QUE FAZEMOS EM LUGARES COMO A SALA DE AULA, EM CASA OU NO PARQUE. ELES SÃO ÓTIMOS PARA AJUDAR A GENTE A PENSAR, FAZER AMIGOS E ENTENDER COMO É IMPORTANTE SABER GANHAR E PERDER, ALÉM DE ENSINAR VALORES COMO PACIÊNCIA E RESPEITO.
EXISTEM DOIS TIPOS DE JOGOS QUE SÃO BEM LEGAIS: OS JOGOS DE ESTRATÉGIA E OS DE SORTE. NOS JOGOS DE ESTRATÉGIA, É IMPORTANTE USAR O RACIOCÍNIO E PLANEJAR AS JOGADAS PARA CONSEGUIR VENCER, COMO NO JOGO DE DAMA. JÁ NOS JOGOS DE SORTE, COMO OS COM DADOS, O QUE VALE É O ACASO, E QUALQUER UM PODE GANHAR! CADA TIPO ENSINA COISAS DIFERENTES, MAS AMBOS SÃO DIVERTIDOS E AJUDAM A GENTE A CRESCER.
O MAIS IMPORTANTE NESSES JOGOS É QUE PODEMOS BRINCAR JUNTOS E TORCER UNS PELOS OUTROS. SEJA USANDO A CABEÇA OU CONTANDO COM A SORTE, O ESSENCIAL É APROVEITAR O MOMENTO, FAZER AMIGOS E SE DIVERTIR. VAMOS LÁ, TURMA?
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
UM DOS GRANDES OBJETIVO DOS JOGOS DE SALÃO É
(A) JOGAR SOZINHO PARA VENCER.
(B) DIVERTIR-SE E APRENDER COM OS AMIGOS.
(C) GANHAR TODOS OS JOGOS.
(D) SER O MAIS RÁPIDO DE TODOS.
QUESTÃO 2
QUANDO JOGAMOS UM JOGO DE SALÃO, UMA ATITUDE IMPORTANTE QUE DEVEMOS TER É
(A) NUNCA ESPERAR A NOSSA VEZ.
(B) RESPEITAR OS AMIGOS, GANHANDO OU PERDENDO.
(C) FICAR BRAVO QUANDO NÃO GANHAMOS.
(D) MUDAR AS REGRAS PARA VENCER.
QUESTÃO 3
QUANDO JOGAMOS COM AMIGOS, POR QUE É IMPORTANTE COMPARTILHAR E RESPEITAR AS REGRAS DO JOGO?
QUESTÃO 4
ESCOLHA UM JOGO DE SALÃO, ESCREVA O NOME DESSE JOGO E SE ELE É DE SORTE OU ESTRATÉGIA. DEPOIS FAÇA UM DESENHO BEM COLORIDO ILUSTRANDO ESSE JOGO.
Saiba mais
ASSISTA AO VÍDEO E CONHEÇA UM POUQUINHO MAIS SOBRE OS JOGOS DE TABULEIRO.
Autoria | Livia Analy Rezende Amâncio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF01EF17) Conhecer e fruir alguns jogos de salão, valorizando o desenvolvimento de estratégias e socialização, exercitando conceitos básicos de comportamento e convivência, como paciência, partilha, e conceito de vitória e derrota. |
Referências | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (1º E 2º anos). Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021. |