Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Você aprendeu que a prática dos Jogos de salão nos proporciona vários benefícios e vantagens para nossa saúde e qualidade de vida. Vamos as atividades?
Os primeiros jogos de salão surgiram há cerca de 4000 anos nas civilizações do Egito e Mesopotâmia.
O JOGO MANCALA foi identificado como um dos mais antigos, com mais de 07 mil anos de idade.
Jogos de salão fazem parte da cultura dos povos desde tempos imemoriais. São caracterizados pela utilização do raciocínio lógico e de estratégias minuciosamente elaboradas, requerendo do jogador muita atenção e concentração durante o jogo. Muitos desses jogos apresentam peças como: pinos, dados, roletas, ampulheta, cartas entre outros.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 01
Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras do quadro abaixo relacionadas às características dos Jogos de salão.
ELETRÔNICOS | POPULARIDADE | INDUSTRIALIZADOS | DADOS | CULTURA |
Muitos desses jogos apresentam peças como: pinos, __________________, roletas, ampulheta, cartas entre outros. A partir da década de 80, os jogos de salão perderam bastante _______________, devido aos jogos _____________________. Felizmente nos últimos anos, voltaram a conquistar muitos adeptos.
Na atualidade muitos desses jogos são pré-fabricados – ______________________, que já vem com um manual de como jogar, porém não impede de ser reinventado seu modo de praticar, como no dominó que tem várias maneiras de se jogar.
Questão 02
Com relação aos Jogos de salão , marque V para o enunciado VERDADEIRO e F para o enunciado FALSO.
( ) Jogos de estratégia são jogos em que a habilidade dos jogadores em tomar decisões estratégias supera a sorte como a determinação do vencedor.
( ) Os jogos de salão requerem do jogador pouca atenção e concentração durante o jogo.
( ) Nos jogos de salão os jogadores não necessitam de sorte e nem estratégia.
( ) Os jogos de salão são caracterizados pela utilização do raciocínio lógico e de estratégias minuciosamente elaboradas.
( ) Os jogos populares permitem aos jogadores a vivência de situações problemas que requerem discussões, diálogos e acordos para resolvê-las.
Questão 03
Com relação ao desenvolvimento dos Jogos de salão marque:
01 – ASPECTO SOCIAL
02 – ASPECTO AFETIVO
03 – ASPECTO COGNITIVO
( ) Respeito a vez do colega, durante a partida, bem como no “saber ganhar e no saber perder”.
( ) Respeito às competências intelectuais desenvolvidas pelo praticante com as jogadas, como por exemplo: habilidades de raciocínio, estratégia, comunicação, administração, inteligência emocional, liderança, concentração, negociação, entre outras.
( ) Estimula os participantes a se relacionarem entre si durante as partidas.
Questão 04
Identifique nomes de jogos de salão de sorte e estratégias nas palavras cruzadas.
S | D | F | G | H | D | O | M | I | N | Ó | Q | W | E | B |
R | T | Y | U | X | I | O | C | A | S | D | F | G | H | A |
J | K | L | Ç | A | Z | X | A | V | B | N | M | Q | W | N |
E | R | T | Y | D | G | H | R | M | S | A | S | D | F | C |
M | N | B | V | R | C | O | A | A | E | L | K | J | H | O |
G | F | D | S | E | A | Q | A | R | T | R | U | Y | U | I |
A | R | S | D | X | F | G | C | T | W | L | N | O | I | M |
D | A | M | A | M | B | C | A | X | Z | S | O | F | H | O |
Z | C | X | O | C | V | B | R | L | Q | W | E | R | I | B |
A | S | D | F | V | Q | H | A | O | L | Ç | Z | X | C | I |
Q | E | R | A | B | Z | X | S | C | E | D | C | V | F | L |
M | N | C | V | I | C | O | X | D | Ç | L | K | J | H | I |
M | A | N | C | A | L | A | W | R | Y | I | P | N | W | Á |
A | R | S | D | Í | F | G | H | E | J | L | P | O | I | R |
Y | S | F | K | Ç | Z | C | B | O | P | R | S | T | U | I |
B | A | T | A | L | H | A | N | A | V | A | L | Y | S | O |
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE JOGOS DE SALÃO COM TEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA.
Acesse os materiais refrentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1-PEg3wtGbTxLeeW4wTAaEZUsEryGQlMk?usp=sharing
Componente Curricular | EDUCAÇÃO FÍSICA |
---|---|
Habilidade | (GO-EF06EF22) Vivenciar diversos jogos de salão que auxiliem no aprimoramento do pensamento estratégico; (GO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão. |
Referencial teórico | Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007. DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |