Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 14/06/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
A aula de hoje abordará sobre os jogos de salão, bem como a compreensão e a valorização dessa prática como meio de diverção e interação social.
https://image.shutterstock.com/image-photo/game-board-ludo-play-child-260nw-638809312.jpg
Assista agora a videoaula abaixo, com a temática: Jogos de salão
Olá, tudo bem?
Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre Jogos de salão. Estudaremos conceito, história, fundamentos técnicos e táticos e regras presentes nesta modalidade inserida no contexto da Educação física.
Jogos de salão fazem parte da cultura dos povos desde tempos muito antigos. Normalmente são jogados por duas pessoas, mas existem alguns que admitem até seis pessoas, como as damas chinesas.
https://jogolaxia.com/files/artigos/damas-chinesas-tabuleiro.jpg
Assista ao vídeo e saiba mais sobre o conceito de jogos de salão
HISTÓRIA
Os primeiros jogos de salão surgiram há cerca de 4000 anos nas civilizações do Egito e Mesopotâmia. Apesar de ser difícil datar qual foi ou quais foram os primeiros jogos da humanidade, o jogo mancala é identificado como um dos mais antigos, com mais de 07 mil anos de idade. Foi muito popular na Grécia e em Roma, de onde se espalhou por toda Europa e, depois, para a América.
JOGO MANCALA
https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/conteudo/images/e0f6328da319c5af7193d7b7930b12bb.jpg
POPULARIZAÇÃO DOS JOGOS DE SALÃO
A partir da década de 80, os jogos de salão perderam bastante popularidade, devido aos jogos eletrônicos, mas, nos últimos anos, voltaram a conquistar muitos adeptos. Um dos motivos é seu alto índice de interação entre os jogadores. Na atualidade muitos desses jogos são pré-fabricados – industrializados, que já vem com um manual de como jogar, porém não impede de ser reinventado seu modo de praticar, como no dominó que tem várias formas de se jogar.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre a origem dos jogos de tabuleiro
JOGOS DE SALÃO NO BRASIL
Os índios conhecem um jogo chamado o “jogo da onça”, que tem sua origem provável entre os incas. Esse jogo foi encontrado entre os bororos, no Mato Grosso, onde é conhecido como adugo. Somente a partir do séc. XIX, os jogos se tornaram produtos de massa, devido ao surgimento da classe média, que tinha mais tempo para o lazer.
JOGO DA ONÇA
https://www.origem.com.br/loja/para-voce/admin/img/grande/produto/372.jpg
REGRAS DO JOGO DA ONÇA
Consiste em um tabuleiro riscado no chão, uma peça que representa a onça e 14 outras (iguais entre si) que representam os cachorros. Trata-se de um jogo de estratégia para dois jogadores, em que um deles atua como onça, com o objetivo de capturar as peças do adversário. A captura é feita como no jogo de Damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação. Jogos parecidos a esse são encontrados em outras civilizações, como entre os incas (puma e carneiros), na Índia (tigre e cabras) e na China (senhor feudal e camponês).
CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS DE SALÃO
Os jogos de salão podem ser classificados em: Jogos de estratégia e jogos de sorte.
JOGOS DE SORTE
São os jogos em que os participantes precisam tanto de sorte quanto de habilidades de jogo. Na sua grande maioria são jogos de dados. Ex.: ludo (conhecido por alguns como “devagar se vai longe”), Jogo gamão.
JOGO LUDO
https://image.shutterstock.com/image-photo/game-board-ludo-play-child-260nw-638809312.jpg
JOGO GAMÃO
https://i.ytimg.com/vi/QGbt37YuUZ4/maxresdefault.jpg
JOGO DE ESTRATÉGIA
São jogos em que a habilidade dos jogadores em tomar decisões estratégicas (método do jogo) supera a sorte como a determinação do vencedor. Ex.: damas, xadrez, jogo do moinho, monopólio (conhecido no Brasil por banco imobiliário) e war.
JOGO WAR
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_609055-MLB31163617758_062019-O.jpg
JOGO DE XADREZ
https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/71si0UsieqL._AC_SX425_.jpg
Assista ao vídeo e saiba mais sobre como é divertido jogar jogos de salão.
REGRAS – FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA E TÁTICA
No jogo de salão o jogador é representado por uma peça, pino, cartas, ou algum objeto dessa natureza. O gasto energético é baixo em relação ao movimento corporal, pois são jogos focados muito mais no aspecto cognitivo, estratégias e planejamentos. São caracterizados pela utilização do raciocínio lógico e de estratégias minuciosamente elaboradas, requerendo do jogador muita atenção e concentração durante o jogo.
VALORES
Os jogos de salão apresenta caráter lúdico, contudo vão além da diversão ou entretenimento, pois desenvolvem aspectos sociais, cognitivos e afetivos do participante.
ASPECTO SOCIAL, quando estimula dos participantes a se relacionarem entre si durante as partidas;
ASPECTO AFETIVO, quando ocorre no respeito a vez do colega, durante a partida, bem como no “saber ganhar e no saber perder”;
ASPECTO COGNITIVO, quando ocorre desenvolvimento das competências intelectuais pelo praticante com as jogadas, como por exemplo: habilidades de raciocínio, estratégia, comunicação, administração, inteligência emocional, liderança, concentração, negociação, entre outras.
ATIVIDADE 01
Com base no que você aprendeu, nos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre os Jogos de salão. Realize uma pesquisa e construa um jogo de salão utilizando materiais não convencionais para experimentação e fruição do jogo. Use e abuse de sua criatividade. Registre esse momento de diversão com fotos e vídeos.
Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares | (GO-EF06EF22) Vivenciar diversos jogos de salão que auxiliem no aprimoramento do pensamento estratégico; (GO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão; (GO-EF06AR24) Caracterizar e experimentar o contato direto e indireto com brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções, assim como histórias de distintas matrizes estéticas e culturais de diferentes épocas, fazendo relação com as experiências em artes visuais e as demais linguagens artísticas |