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Educação Física: Jogos de raciocínio e estratégia

Olá, educando (a)!Esta videoaula de EDUCAÇÃO FÍSICA foi veiculada na TV no dia 22/04/2021 (QUINTA-FEIRA). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Hoje vamos aprender a diferença entre os jogos e as brincadeiras, vamos treinar nossa capacidade de memorizar jogadas, criar estratégias e de interpretar com gestos e movimentos.

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Jogos de raciocínio e estratégia.

Educação Física – 4ºANO/Agrupamento D – Ciclo da Infância

Olá, que bom te encontrar aqui no Conexão Escola novamente! Na aula de hoje nós vamos:

  • Aprender a diferença entre jogo e brincadeira
  • Treinar nosso raciocínio matemático
  • Treinar nossa memória e capacidade de observação
  • Vamos tirar onde de ator (ou atriz) participando de um jogo teatral

Pra começar nossos estudos de hoje precisamos pensar sobre uma coisa: Quando você brinca você se diverte! Quando você joga você se diverte! Quando você brinca, você pode aprender ou treinar uma habilidade! E quando você joga também! Ué então qual a diferença entre brincar e jogar?

A diferença entre brincar e jogar está na quantidade e nas características do jogar! Para uma atividade ser considerada um jogo, e não uma brincadeira, ela precisa ter mais regras, essas regras precisam ser um pouco mais elaboradas, complicadas e em boa parte dos jogos as regras também são ligadas umas as outras, com uma completando o funcionamento da outra. Outra característica do jogo é que no universo dos jogos, já percebemos a existência de alguns campeonatos.

        Você sabia que uma brincadeira, pode virar um jogo? Vou dar um exemplo pra você entender melhor. Há alguns anos atrás, muitas pessoas, nas praias e clubes, brincavam de fazer embaixadinhas com a bola de futebol. Hora faziam as embaixadinhas sozinhos, hora em duplas e as vezes em pequenos grupos. Nessa época, brincavam sem regras, quantas pessoas quisessem, o tempo que quisessem e tocando na bola do jeito que quisessem. A única regra era manter a bola em movimento, sem a deixar cair. Nem nome essa atividade tinha, era só um brincar de bola. Com o passar do tempo, esse brincar de bola ganhou nome, regras, tempo de duração e em alguns estados do Brasil até uma competição com regras iguais para todos os participantes inscritos. O nome desse jogo é Altinha. E no vídeo a seguir você vai aprender melhor sobre essa prática que começou como uma brincadeira e hoje é um jogo que pretende em breve virar esporte.

ATIVIDADE 1

E se um jogo tivesse o poder de te deixar melhor na sua capacidade de fazer contas de cabeça e ainda por cima te ensinasse a usar o resultado dessas contas para tomar decisões e montar estratégias, para fazer de você ao final do jogo o vencedor?Gostou da ideia? Então que tal aprender a jogar Dominó? No Dominó você tem que descarregar todas as peças da sua mão na mesa, seguindo as regras do jogo, evitando comprar novas peças, fazendo com que o seu adversário compre o maior número de peças possíveis, para que ao final de cada rodada você ganhe todos os pontos que ficaram na mão do seu adversário. Quem fizer 100 pontos primeiro ganha! Ficou confuso? Então veja o vídeo a seguir que você vai aprender todas as regras desse jogo:

        Agora que você já aprendeu as regras, bora praticar? No link a seguir você joga sozinho (contra o jogador virtual do próprio site) e fica fera no dominó, depois é só desafiar alguém aí da sua casa pra jogar contra você fora do site. Para treinar no site é só clicar nesse link aqui embaixo, ele te levará direto para o jogo.

https://www.geniol.com.br/passatempos/domino/

Ah e caso você não tenha um jogo de Dominó aí na sua casa, você pode fazer ele usando papelão, papel, régua e canetinha, caneta ou qualquer outro material para desenhar as peças que você tenha aí na sua casa. E para você saber direitinho que peças precisa fazer e como desenhar cada uma delas vou deixar aqui o desenho de um jogo completo pra você se orientar tá? Boa diversão!

ATIVIDADE 2

Hora de deixar a timidez de lado e deixar surgir o ator ou a atriz que vive dentro de você! Os jogos de mímica, ou jogos teatrais são tudo de bom! Eles estimulam nossa criatividade, diminuem nossa timidez e também nos fazem pensar em estratégias de comunicação! Então vamos jogar Imagem e Ação! As regras são as seguintes:

  • Você não pode emitir nenhum tipo de som (nem falar, nem cantar, nem roncar, nenhum som mesmo)
  • Você não pode escrever
  • Você não pode apontar para um objeto ou lugar
  • Usando somente movimentos com o corpo, o rosto e as mãos você tem que fazer seu time acertar uma palavra secreta dentro de um tempo fixo!
  • O time que acertar mais num tempo pré – determinado de partida, ou que atingir primeiro um número também já combinado entre os participantes ganha.

Existe um jogo de tabuleiro pronto chamado Mestre da Mímica no qual cada time tem um pino que anda uma casa pra cada acerto e o time que primeiro chegar ao final do tabuleiro vence. Mas você pode jogar sem ter esse jogo de loja de brinquedo. Para jogar você vai precisar só de 4 pessoas ou mais (para formar 2 times de 2 pessoas no mínimo), papéis com palavras escritas para sortear e o jogador da vez fazer as mímicas, um cronômetro pra marcar o tempo de cada jogada e um papel para anotar os pontos de cada time! No vídeo abaixo eu vou te mostrar como jogar usando o tabuleiro e como jogar sem ter o tabuleiro!

RELEMBRANDO!!!!!!!

Na aula de hoje aprendemos:

  • As diferenças e as semelhanças entre brincadeiras e jogos
  • Que brincadeiras podem ser transformadas em jogos
  • Que os jogos podem nos ensinar coisas que usamos em outras matérias da escola
  • Aprendemos sobre as atividades: Altinha, Dominó e Imagem e Ação (com e sem tabuleiro)
Ciclo da infância e adolescência:Habilidade estruturante/Habilidades complementares (GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural, escolar, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.(GO-EF04EF18) Vivenciar diferentes categorias de jogos eletrônicos debatendo as relações da realidade virtual ao contexto do mundo real, bem como a relação e diferenciação da prática esportiva real e virtual.(GO-EF04AR04-A) Reconhecer, distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística em criações autorais, tais como: desenhos, croquis, maquetes, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, fazendo uso sustentável de materiais