Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª ANO do Ensino fundamental – Anos iniciais.
Disponível em: < https://br.freepik.com/vetores-gratis/as-criancas-brincam-de-cabo-de-guerra-no-parque_4923699.htm#page=2&query=crian%C3%A7a%20brincando%20desenho&position=39&from_view=search&track=ais#position=39&page=2&query=crian%C3%A7a%20brincando%20desenho > . Acesso em 13 abr. 2023.
Jogos cooperativos x Jogos competitivos
Hoje, vamos falar sobre jogos cooperativos e jogos competitivos.
Os jogos competitivos são aqueles em que as pessoas jogam umas contra as outras para ganhar. Nesses jogos, geralmente só uma pessoa ou um time sai vencedor e os outros perdem. Os jogos competitivos podem ser muito divertidos, mas às vezes podem deixar algumas pessoas tristes ou frustradas por perderem.
Já os jogos cooperativos são aqueles em que as pessoas jogam juntas para alcançar um objetivo em comum. Nessas atividades, todas as pessoas trabalham juntas e podem ganhar ou perder juntas. Os jogos cooperativos podem ser muito legais, porque todos os participantes trabalham juntos para alcançar um objetivo e todos se sentem importantes e úteis.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-muitas-criancas-brincando_1148667.htm#page=2&query=crian%C3%A7a%20brincando%20desenho&position=2&from_view=search&track=ais >. Acesso em 13 abr. 2023.
Os jogos cooperativos são muito importantes porque ajudam a desenvolver habilidades como trabalho em equipe, comunicação e respeito pelo outro. Além disso, eles podem ajudar a criar um ambiente mais amigável e solidário entre as pessoas, ao contrário dos jogos competitivos, que podem gerar conflitos e rivalidades.
Por exemplo, imagine que vocês estão jogando futebol em dois times diferentes. No jogo competitivo, cada time está focado em marcar mais gols do que o outro, e as pessoas podem ficar bravas ou tristes se o time delas perde. Já no jogo cooperativo, todos jogam juntos para marcar gols e impedir que o outro time faça o mesmo. Nesse caso, não importa quem marca mais gols, o importante é que todos trabalhem juntos para conseguir um bom resultado.
Por isso, é legal experimentar jogos cooperativos para desenvolver novas habilidades e aprender a trabalhar em equipe. Mas não precisamos abandonar os jogos competitivos, pois eles também podem ser divertidos e desafiadores. A ideia é encontrar um equilíbrio entre os dois tipos de jogos e aproveitar o que cada um pode nos oferecer.
QUESTÃO 1
Os jogos cooperativos e jogos competitivos são importantes na formação e desenvolvimento das pessoas. Explique as características de cada um para justificar essa afirmação.
QUESTÃO 2
Você já participou de um jogo cooperativo em que todos os participantes trabalharam juntos para alcançar um objetivo em comum? Como se sentiu durante e depois do jogo?
QUESTÃO 3
Qual das seguintes habilidades é mais provável que seja desenvolvida em jogos cooperativos?
a) Competitividade.
b) Individualidade.
c) Comunicação.
d) Liderança.
QUESTÃO 4
Qual das seguintes habilidades é mais provável que seja desenvolvida em jogos competitivos?
a) Trabalho em equipe.
b) Respeito pelo outro.
c) Tomada de decisões.
d) Comunicação.
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF05EF01) Vivenciar e analisar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural. |
Referências | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º e 2º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |