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Educação física – Jogo Mehen – Características históricas – culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://i.etsystatic.com/23720500/r/il/a263be/2360791448/il_570xN.2360791448_6bp0.jpg.
Acesso: 05 e maior de 2023.

ORIGEM

O jogo Mehen tem uma longa história que remonta ao período pré-dinástico do Egito, por volta de 3100 a.C. 

Ele era popular durante o Império Antigo e era frequentemente encontrado em túmulos de faraós e nobres, indicando sua importância na cultura egípcia. 

ETIMOLOGIA DA PALAVRA MEHEN

O nome “Mehen” significa “a serpente” em egípcio antigo, e o jogo era associado ao deus Mehen, uma serpente divina que protegia o deus sol Ra durante sua jornada pelo submundo.

REGRAS DO JOGO

O tabuleiro do Mehen era em forma de espiral, representando a serpente divina Mehen, e as peças do jogo eram geralmente em forma de leões e leões em miniatura. O número de peças e as regras exatas do jogo variavam ao longo do tempo e da região, mas o as até o centro do tabuleiro, simbolizando a jornada do deus sol Ra pelo submundo.

VALOR HISTÓRICO E CULTURAL

O Mehen era considerado um jogo sagrado e simbólico, com significados religiosos e mitológicos profundos para os antigos egípcios. 

Ele era jogado não apenas por diversão, mas também como uma forma de honrar os deuses e recriar mitos importantes da cosmologia egípcia. 

A presença do jogo em túmulos reais sugere que ele também tinha um significado funerário, possivelmente relacionado à jornada do falecido pelo submundo e sua proteção pelos deuses.

Apesar de sua antiguidade e importância cultural, o jogo Mehen infelizmente caiu em desuso ao longo do tempo e foi eventualmente esquecido. 

No entanto, seu legado perdura através de artefatos arqueológicos e registros históricos, que nos permitem reconstruir sua história e significado na antiga civilização egípcia.


QUESTÃO 01

O jogo Mehen era popular durante o Império Antigo e era frequentemente encontrado em túmulos de faraós e nobres, indicando sua importância na cultura egípcia. O período do Antigo Egito no qual jogo Mehen foi popular refere-se

(A) ao período Predinástico.

(B) ao Império Médio.

(C) ao novo Império.

(D) ao Império Antigo.

QUESTÃO 02

A origem do nogo Mehen está intimamente ligada à religião e à mitologia egípcia. associado a uma divindade que protegia o deus sol Ra. A palavra “Mehen” significa 

(A) leão.

(B) tigre.

(C) águia.

(D) serpente.

QUESTÃO 03

Preencha as lacunas do texto abaixo com as palavras alusivas às regras do jogo Mehen. 

LEÕESRAMEHENTEMPOESPIRALSERPENTE

O tabuleiro do _______________________ era em forma de _______________, representando a ________________________ divina Mehen, e as peças do jogo eram geralmente em forma de ____________________. O número de peças e as regras exatas do jogo variavam ao longo do _____________________ e da região, mas o as até o centro do tabuleiro, simbolizando a jornada do deus sol __________________ pelo submundo.

QUESTÃO 04

Responda:

Qual é a importância de estudar e preservar jogos antigos como o Mehen, para a compreensão da história e cultura das civilizações antigas?

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componentes CurricularesEducação Física
HabilidadeGO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.