Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS
O jogo Go foi criado na China há mais de 4 mil anos, sendo considerado um dos jogos de tabuleiro mais antigos ainda praticados. Inicialmente, ele era chamado de “Weiqi” (围棋) e fazia parte da cultura intelectual chinesa, envolvendo estratégias militares, filosofia e arte. Mais tarde, o jogo foi oferecido para outros países da Ásia, como o Japão, onde é chamado de “Go” , e a Coreia, onde é conhecido como “Baduk” .
Hoje, o Go é jogado no mundo todo, reconhecido por sua profundidade estratégica e simplicidade nas regras.
OBJETIVO
O objetivo principal do Go é controlar o maior território no tabuleiro, que é composto por uma grade de linhas horizontais e verticais (geralmente 19×19, mas existem variações menores, como 9×9 e 13×13).
DIFUSÃO PELO ORIENTE
- Durante a Dinastia Tang (618–907), o Go se popularizou na corte chinesa, sendo reconhecido como uma das “Quatro Artes” que um cavaleiro deveria dominar.
- Foi lançado no Japão e na Coreia, ganhando características próprias e grande prestígio cultural. No Japão, tornou-se amplamente praticado durante o período Edo (1603–1868).
PRESERVAÇÃO AO LONGO DO TEMPO
- O Go tem relevância ao longo dos séculos devido à sua simplicidade nas regras e na profundidade estratégica, o que atrai tanto amadores quanto mestres.
- Atualmente, é praticado em todo o mundo, com competições de alto nível e uma crescente presença digital.
CARACTERÍSTICAS CULTURAIS
- Simbologia e Filosofia :
- O tabuleiro, com suas linhas horizontais e verticais, representa a harmonia entre forças opostas (yin e yang).
- O jogo enfatiza paciência, estratégia e importância de pensar a longo prazo, refletindo princípios fundamentais da filosofia asiática.
- Arte e Educação :
- Considerado uma expressão artística, o Go é utilizado para desenvolver habilidades como concentração, lógica e criatividade.
- Nas culturas asiáticas, o jogo é visto como uma prática educativa e uma forma de aprendizagem moral.
- Apesar de suas origens antigas, o Go se mantém vivo por meio de torneios internacionais e tecnologia, como inteligência artificial, que impulsionou novos avanços na compreensão do jogo.
RELAÇÃO COM A MODERNIDADE
O Go transcende o simples entretenimento, sendo um símbolo de sabedoria, equilíbrio e tradição cultural, além de uma ponte entre gerações.
QUESTÃO 01
Criado na China há mais de 4 mil anos, o Go se destaca por ser um dos jogos de tabuleiro mais antigos ainda praticados, sendo reconhecido como
(A) parte da cultura intelectual chinesa.
(B) um passatempo de pouca relevância.
(C) uma atividade recreativa sem tradição.
(D) um jogo exclusivamente militar.
QUESTÃO 02
Sobre a história e características do jogo Go, leia os enunciados a seguir e marque se são verdadeiras (V) ou falsas (F)
( ) O jogo Go foi criado na China há mais de 4 mil anos, sendo reconhecido por sua profundidade estratégica e simplicidade.
( ) inicialmente, o Go era chamado de “Baduk” na China e fazia parte exclusivamente da cultura japonesa.
( ) Durante a Dinastia Tang, o Go foi considerado uma das “Quatro Artes” que um cavaleiro deveria dominar.
Marque a alternativa correta
(A) v, f, v.
(B) f, f, v.
(C) v, f, f.
(D) v, v, f.
QUESTÃO 03
Responda as questões e em seguida identifique as palvras nas cruzadinhas.
Horizontal:
1.O Jogo____________ é um jogo de tabuleiro com profundidade estratégica e simplicidade.
2.Elemento essencial do Go que atrai tanto amadores quanto mestres refere-se a _____________________________.
3.O Go é praticado em todo ____________________________________.
Vertical:
4. __________________________________é uma características do Go que facilita sua compreensão inicial dos jogadores.
5. ______________________________corresponde a um tipo de competições que o Go possui atualmente.
6. O jogo Go além dos tabuleiros físicos, apesneta versão ______________________________.
D | Q | W | E | R | T | Y | A | U | I |
I | O | P | A | S | D | F | L | G | H |
G | J | K | L | Ç | Z | X | T | C | V |
I | M | P | M | U | N | D | O | B | N |
T | O | I | U | Y | T | R | N | E | W |
A | Q | Ç | L | K | J | H | I | G | F |
L | D | S | A | M | N | B | V | C | X |
Z | Q | A | Z | W | S | X | E | D | C |
R | F | V | T | G | B | Y | L | H | S |
N | U | J | M | I | K | O | L | P | I |
Ç | M | J | Y | N | H | T | B | G | M |
R | F | V | C | D | E | W | S | X | P |
Z | A | Q | W | S | X | E | D | C | L |
V | F | R | T | G | B | N | H | Y | I |
U | J | M | K | I | O | L | P | Ç | C |
Q | A | Z | L | G | O | O | I | K | I |
W | S | X | M | J | Y | E | D | C | D |
E | S | T | R | A | T | É | G | I | A |
B | G | T | R | F | V | X | S | W | D |
Z | X | C | V | B | N | M | P | O | E |
QUESTÃO 04
Responda:
a) Explique como o tabuleiro do Go simboliza a harmonia entre forças opostas e como esse conceito se relaciona com a filosofia asiática.
b) De que forma o Go é considerado uma expressão artística e como ele contribui para o desenvolvimento de habilidades como concentração, lógica e lógica?
c) Analisar como o uso da inteligência artificial e dos torneios internacionais tem contribuído para a preservação e a evolução do Go ao longo do tempo.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetos do conhecimento / Conteúdos | Brincadeiras e jogos |
Habilidades | (GO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. Go. [livro digital] – São Paulo : SME / COCEU, 2020.(Coleção Jogos de Tabuleiro, v. 1). KAWABATA, Yasunari. O Mestre de Go. Tradução do japonês: Meiko Shimon. São Paulo, Brasil: Editora EstaçãoLiberdade Ltda, 2011. NIHON KIIN. Go: introdução. Tóquio: Nihon Kiin, 1974.v.1. NIHON KIIN. Go: técnicas básicas. Tóquio: Nihon Kiin, 1974. v. 2. |