You are currently viewing Educação física – Jogo da Velha – Características históricas e culturais.

Educação física – Jogo da Velha – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/aK4HE/MAENxCaK4HE/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240610%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240610T102012Z&X-Amz-Expires=41488&X-Amz-Signature=a0766e80967b9ad87e1da0f40bf67be5d76d1fbee73c8706047a8709e2fcb7d9&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Mon%2C%2010%20Jun%202024%2021%3A51%3A40%20GMT. Acesso: 10 de |Junho de 2024.

CONCEITO

O jogo da velha, conhecido como tic-tac-toe em inglês, é um dos jogos mais simples e populares do mundo., apareceu pela primeira vez impresso em 1858, na revista inglesa “Notes and Queries”, popularizando-se nos Estados Unidos no século 20.

HISTÓRIA

Sua origem remonta à antiguidade, com evidências de tabuleiros semelhantes encontrados em templos egípcios datados de cerca de 1300 a.C.

Outra versão inicial do jogo, chamada “terni lapilli”, era jogada pelos romanos no século I aC, utilizando uma grade de 3×3 e três peças para cada jogador, em vez de desenhar X e O. com o objetivo de alinhar as três peças de forma similar ao jogo atual.

CARACTERÍSTICAS

As características principais do jogo da velha incluem:

Tabuleiro 3×3: O jogo é jogado em uma grade de 3×3, formando nove espaços onde os jogadores podem colocar seus símbolos.

Símbolos: Dois jogadores participam, um usando o símbolo “X” e o outro usando o símbolo “O”. Os símbolos são colocados alternadamente em espaços vazios do tabuleiro.

Estratégia: O jogo envolve estratégia e antecipação, já que os jogadores buscam bloquear as jogadas do oponente enquanto tentam formar suas próprias linhas de três símbolos.

Vitória: O primeiro jogador a conseguir alinhar três de seus símbolos na horizontal, vertical ou diagonal é declarado vencedor. Se todas as nove casas forem preenchidas e nenhum jogador conseguir formar uma linha de três símbolos, o jogo termina em empate.

POPULARIDADE

Durante a Idade Média, o jogo da velha continuou a se espalhar pela Europa, principalmente como um passatempo infantil.

Com a popularização do papel e da caneta, o jogo da velha se tornou ainda mais acessível e difundido globalmente.

JOGO DA VELHA NO BRASIL

No Brasil, o nome “jogo da velha” teria surgido porque antigamente as mulheres idosas jogavam para passar o tempo.

VALORES

É frequentemente ensinado às crianças como um dos primeiros jogos de estratégia, pois é simples de aprender, mas também serve para introduzir conceitos básicos de lógica e estratégia.

Sua simplicidade e acessibilidade tornaram um jogo apreciado por pessoas de todas as idades e habilidades.

Continua a ser jogado em escolas, parques e em versões digitais, demonstrando como um jogo simples pode ter uma história rica e influenciar diversas culturas ao longo do tempo.

QUESTÃO 01

O jogo da velha é um exemplo clássico de como um jogo simples pode ter uma história rica, influente e sua origem remonta

(A) ao Egito antigo datado de cerca de 1300 a.C.

(B) a Grécia antiga datado de cerca de 1500 a. C.

(C) a Roma antiga datado de cerca de 1800 a.C.

(D) a China antiga datado de cerca de 1400 a.C.

QUESTÃO 02

O jogo da velha, é um dos jogos mais simples e populares do mundo. A versão inicial do jogo da velha refere-se ao nome de

(A) “poona”.

(B) “mintonette”.

(C) “terni lapilli”.

(D) “torball”.

QUESTÃO 03

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo, alusivas ao objetivo e às características do Jogo da velha.

SÍMBOLOS TIC-TAC-TOETABULEIRO VELHALINHA

O jogo da _____________________________ é um jogo de _________________________________ simples e estratégico para dois jogadores, também conhecido como __________________________________ em inglês. Seu objetivo é formar uma __________________________________ reta de três _________________________________ idênticos (geralmente “X” ou “O”) em uma grade 3×3.

QUESTÃO 04

Responda:

a) Como o jogo da velha pode ser adaptado para ser uma ferramenta educacional eficaz no ambiente escolar?

b) Considerando a evolução do jogo ao longo dos séculos e sua adaptação para diferentes contextos, como você acha que o jogo da velha continuará a ser relevante e influente na sociedade moderna, especialmente com o advento de versões digitais e tecnológicas?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente CurricularEducação Física
Habilidade(GO-EF07EF26) Vivenciar diversos jogos de salão apropriando de fundamentos técnicos – táticos, e compreendendo suas organizações sociais.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa)
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.