You are currently viewing Educação Física – Jiu – Jitsu brasileiro – Aspectos históricos.
Two man fighting on Brazilian jujitsu martial arts training.

Educação Física – Jiu – Jitsu brasileiro – Aspectos históricos.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/O7g3k/MAEJdvO7g3k/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240624%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240624T172959Z&X-Amz-Expires=100243&X-Amz-Signature=8ef2ff313a29203627b4d3874a278e9b14196bf428ded50eee227e4f3e373e19&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Tue%2C%2025%20Jun%202024%2021%3A20%3A42%20GMT. Acesso: 25 de Junho de 2024.

CONCEITO

O Jiu-Jitsu Brasileiro também conhecido como BJJ (Brazilian jiu-jitsu) é uma arte marcial e esporte de combate focado em técnicas de luta no chão, submissão e controle do oponente.

ORIGEM

Ao chegar no Brasil, no século XX, Mestre Mitsuyo Maeda, um judoca japonês, demonstrou e ensinou técnicas de luta que incluíam elementos do Jiu-Jitsu e do Judô, concebendo em solo brasileiro, uma nova arte marcial e esporte de combate.

Em 1917, Maeda conheceu Gastão Gracie, que se tornou um patrocinador e facilitador para a disseminação do Jiu-Jitsu no Brasil.

PIONEIROS – FAMÍLIA GRACE

Carlos Gracie, filho de Gastão, foi um dos primeiros alunos de Maeda.

Carlos aprendeu e adaptou as técnicas de Maeda, ensinando-as a seus irmãos, incluindo Hélio Gracie.

Hélio Gracie, em particular, modificou as técnicas para compensar sua constituição física menor, criando um estilo de luta mais focado em alavancas e eficiência.

DESENVOLVIMENTO E POPULARIZAÇÃO

Os irmãos Gracie começaram a desafiar e derrotar praticantes de outras artes marciais e lutadores em lutas públicas, demonstrando a eficácia do BJJ.

Eles abriram academias e começaram a ensinar o que agora é conhecido como Gracie Jiu-Jitsu.

COMPETIÇÃO E DIFUSÃO INTERNACIONAL

O BJJ ganhou notoriedade internacional nos anos 1990, com a criação do Ultimate Fighting Championship (UFC) nos EUA.

Royce Gracie, um membro da família Gracie, competiu e venceu vários torneios do UFC, provando a eficácia do BJJ em combates de vale-tudo.

Isso levou a uma explosão de interesse e ao estabelecimento de academias de BJJ em todo o mundo.

ORGANIZAÇÕES E TORNEIOS

O BJJ se organizou em federações e associações, como a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), que organiza campeonatos mundiais e outras competições importantes.

Hoje, o BJJ é praticado globalmente, com uma comunidade vibrante de praticantes e competidores.

IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA

O Jiu-Jitsu Brasileiro não só se estabeleceu como uma arte marcial independente e eficaz, mas também influenciou outras modalidades de combate e a prática de artes marciais mistas (MMA).

Seu enfoque em técnicas de luta no chão e submissão trouxe uma nova dimensão ao treinamento e às competições de combate, mudando para sempre o panorama das artes marciais.

QUESTÃO 01

O Jiu-Jitsu Brasileiro, frequentemente referido como BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu), é uma arte marcial e modalidade esportiva de combate caracterizada

(A) por golpes de luta em pé, utilizando principalmente socos, chaves e chutes.

(B) por técnicas de luta no chão, alavancas, submissão e controle do oponente.

(C) por fundamentos de luta que combina dança e acrobacias, originária do Brasil.

(D) exclusivamente por técnicas de defesa pessoal com ou sem uso de armas.

QUESTÃO 02

O BJJ começou a ganhar reconhecimento e notoriedade na década de 1980. O patrocinador e facilitador responsável pela a disseminação do Jiu-Jitsu no Brasil foi

(A) Mitsuyo Maeda.

(B) Carlos Gracie.

(C) Gastão Gracie.

(D) Hélio Gracie.

QUESTÃO 03

Responda:

Quais foram as principais modificações feitas por Hélio Gracie nas técnicas do Jiu-Jitsu brasileiro?

QUESTÃO 04

Responda:

Como as vitórias dos Gracie em competições e desafios públicos ajudaram a popularizar o Jiu-Jitsu Brasileiro?

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (EF67EF14) Experimentar e fruir diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.