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Educação física – GPT e as Coreografias

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.


Disponível em : < https://br.freepik.com/vetores-gratis/desenho-plano-desenhado-a-mao-pessoas-dancando_17806762.htm#fromView=search&page=1&position=37&uuid=731341b4-1dc7-44a8-8fb5-67c82eb88be6 > acesso em 20/05/2024.

GPT e as Coreografias

Montar uma coreografia com elementos da GPT é uma atividade super empolgante e criativa! Vamos começar falando sobre como escolher a música e o tema, e depois mergulhar nos movimentos como saltos, rodantes e rolamentos.

Primeiro, a escolha da música é fundamental. Ela deve refletir sobre o tema e a energia que você quer passar na coreografia. Pode ser uma música mais agitada e vibrante se você quer algo dinâmico, ou uma música suave e calma se a ideia é transmitir leveza e elegância. Escute várias opções e escolha aquela que mais te inspira a se movimentar.

Depois de escolher a música, pense no tema da sua coreografia. Pode ser algo que conte uma história, represente uma emoção, ou até mesmo um conceito abstrato. Ter um tema ajuda a dar direção e coerência aos movimentos.

Agora, vamos aos movimentos da ginástica geral. Aqui estão alguns elementos que você pode usar:

  1. Saltos: Inclua diferentes tipos de saltos para adicionar dinamismo. Pode ser um salto simples, um salto com giro no ar, ou até um salto mortal se você tiver essa habilidade. Os saltos são ótimos para criar pontos altos na coreografia.
  2. Rodantes: Movimentos rodantes, como giros e piruetas, ajudam a transitar entre diferentes partes da coreografia. Eles adicionam um elemento de graça e fluidez. Experimente combinar giros rápidos com movimentos mais lentos para criar contrastes interessantes.
  3. Rolamentos: Rolamentos no chão, como cambalhotas e rolamentos laterais, são perfeitos para dar variedade e usar diferentes níveis. Eles também podem servir como transições suaves entre movimentos mais complexos.
  4. Equilíbrios: Movimentos de equilíbrio, como paradas de mão e posições de ponte, adicionam um toque de força e controle à coreografia. Eles podem ser usados para pausas dramáticas ou como transições.

Quando começar a montar sua coreografia, pense em como esses elementos podem se conectar de forma harmoniosa. Crie pequenas sequências com esses movimentos e depois junte-as, garantindo que cada transição seja suave e natural. Não se esqueça de variar a intensidade e a velocidade dos movimentos para manter a coreografia interessante e envolvente.

Pratique bastante, ajuste os detalhes e, acima de tudo, divirta-se! Montar uma coreografia com elementos da GPT é uma ótima maneira de expressar sua criatividade e mostrar suas habilidades. Então, coloque sua música favorita, escolha um tema que te inspire e deixe seu corpo contar a história!

Atividade

QUESTÃO 1

O tema pode representar na coreografia criada a partir dos elementos da GPT

(A) apenas movimentos técnicos.

(B) uma história, uma emoção ou um conceito abstrato.

(C) a complexidade dos exercícios.

(D) duração da música.

QUESTÃO 2

Montar uma coreografia com elementos da GPT é uma atividade super empolgante e criativa. Para essa coreografia 

(A) a música deve ser longa.

(B) a música deve ter letras complexas.

(C) a música deve refletir o tema e a energia desejada.

(D) a música deve ser lenta e calma.

QUESTÃO 3

Descreva como a escolha de um tema para a coreografia pode influenciar a seleção dos movimentos e da música. Dê exemplos específicos de temas e como eles podem ser representados através dos elementos da GPT.

QUESTÃO 4

Crie um texto com uma sequência de coreografia criada com elementos da GPT, começando com a escolha do tema, escolha da música e finalizando com os movimentos utilizados.

QUESTÃO 5

Descreva como a inclusão pode acontecer na criação de uma coreografia com os elementos da GPT.


Autoria:Livia Analy Rezende Amâncio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF04EF07) Vivenciar e fruir, de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como: equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.
(GO-EF04EF23) Praticar e relacionar movimentos gímnicos com a consciência corporal, controle e domínio do próprio corpo em situações do cotidiano.
Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.
DC-GO – Documento Curricular para Goiás.
Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (3º a 5º anos). P- 40. Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021.
CBG – Confederação Brasileira de Ginástica < https://cbginastica.com.br/ > acesso em 15/05/2024