Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Os golpes básicos do karatê são fundamentais para a prática e compreensão dessa arte marcial. Eles incluem movimentos de ataque, defesa e deslocamento que formam a base do treinamento.
A seguir, alguns dos principais golpes básicos:
ATAQUES (SOCO)
Tsuki (Soco): É o golpe mais básico e comum, utilizado para atingir o oponente com os punhos. O oi tsuki é um soco direto, enquanto o gyaku tsuki é um soco com a mão oposta à perna que está à frente.
ATAQUES (CHUTES
Mae Geri (Chute Frontal): Um chute direto à frente com a planta do pé. O joelho é elevado e o pé é projetado para atingir o oponente. Esse golpe é eficaz para atacar o abdômen ou o rosto do adversário.
Yoko Geri (Chute Lateral): Consiste em um chute executado para o lado, visando atingir o oponente com a lateral do pé. Pode ser usado tanto para atacar quanto para afastar o oponente.
Ushiro Geri (Chute para Trás): Um chute poderoso em que o praticante gira o corpo e lança o pé para trás, atingindo o oponente com o calcanhar.
POSTURAS (DACHI)
Zenkutsu Dachi (Postura de Avanço): Uma postura avançada com uma perna à frente e a outra estendida para trás, garantindo estabilidade para atacar ou defender.
Kiba Dachi (Postura do Cavaleiro):Semelhante à posição de montar a cavalo, com as pernas afastadas lateralmente, os joelhos dobrados e os pés paralelos. É usada para fortalecer a base e praticar movimentos de ataque e defesa.
DEFESAS
Age Uke (Bloqueio Ascendente): Um movimento defensivo em que o braço sobe para bloquear golpes vindos de cima. É uma defesa contra ataques à cabeça ou ao tronco.
Gedan Barai (Bloqueio Baixo): Um bloqueio descendente utilizado para defender chutes ou ataques direcionados à parte inferior do corpo.
Soto Uke (Bloqueio para Fora): Uma defesa lateral que desvia golpes direcionados ao tronco. O movimento é de dentro para fora, desviando o ataque para longe do corpo.
Uchi Uke (Bloqueio para Dentro): Um bloqueio em que o braço se movimenta de fora para dentro, protegendo o tronco e desarmando ataques que vêm da lateral.
Esses movimentos formam a base do treinamento e são essenciais para a execução de técnicas mais avançadas no karatê. A prática constante desses golpes e posturas ajuda a desenvolver força, agilidade e precisão.
b) De que maneira a postura Zenkutsu Dachi ajuda a proporcionar estabilidade e força para a execução de golpes como o Geri e o Yoko Geri?
a) Em uma situação de combate, como a defesa Age Uke pode ser combinada com um contra-ataque eficiente utilizando o Ushiro Geri?
b) Como a postura Kiba Dachi pode ser vantajosa ao realizar movimentos de bloqueio, como o Soto Uke e o Uchi Uke? Por que essa postura é adequada para fortalecer a base defensiva do praticante de karatê?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Habilidades | (EF89EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. DARIDO, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007. Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá: Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) . RUFINO, L. G. B. Lutas. In: GONZÁLEZ, F. J;DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. (Orgs.). Práticas corporais e a organização do conhecimento: lutas, capoeira e práticas corporais de aventura. Maringá: Editora da universidade estadual de Maringá, 2014. p. 31-67. CAMPOS, Luiz Antônio Silva, 1956 – Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea paulista, SP:Fontoura,2014. |