Educação Física – Golpes básicos da Capoeira.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/k0j1k/MAEJO8k0j1k/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240528%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240528T033826Z&X-Amz-Expires=43083&X-Amz-Signature=d4b9ec77ab5acf08f38adedde27523f6f77be93fe00fa3e54cc3de9e4baac751&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Tue%2C%2028%20May%202024%2015%3A36%3A29%20GMT. Acesso: 28 de maio de 2024.

A capoeira é uma arte marcial afro-brasileira que combina elementos de dança, elementos acrobáticos, canto e música. 

Existem muitos golpes básicos na capoeira, e alguns dos mais comuns incluem:

Ginga: A ginga é a postura básica de movimento na capoeira. É uma posição dinâmica em que o praticante balança o corpo de um lado para o outro, mantendo-se sempre em movimento para frente e para trás.

Meia Lua de Compasso: É um movimento de perna em que o praticante gira o corpo enquanto levanta uma perna e desfere um golpe em arco com o pé.

Martelo: Consiste em um chute circular desferido com a parte interna do pé.

Benção: É um golpe de perna em que o praticante levanta a perna e a estende para frente, atingindo o oponente com a parte de dentro do pé.

Armada: Envolve girar o corpo enquanto se levanta uma perna para desferir um chute horizontal.

Aú: É uma espécie de mortal para o lado, onde o praticante gira o corpo apoiando as mãos no chão.

Queixada: Um chute circular desferido com a parte de trás do pé.

Chapa: Golpe de perna frontal, semelhante a um chute reto.

Rasteira: Uma rasteira para derrubar o oponente, um golpe de base usado em combinações.

Negativa: Um movimento defensivo em que o praticante se abaixa para esquivar de um golpe.

Cada movimento tem variações e pode ser combinado de várias maneiras durante uma roda de capoeira, tornando-a uma arte marcial muito dinâmica e fluida.

IMPORTÂNCIA DOS GOLPES DE CAPOEIRA

Os golpes na capoeira são de extrema importância, pois desempenham múltiplos papéis essenciais na prática desta arte marcial afro-brasileira. 

Eles são técnicas de defesa pessoal eficazes, permitindo aos praticantes se protegerem e se defenderem em situações de perigo, ensinando a utilizar o corpo de maneira eficiente para evitar ataques e contra-atacar quando necessário. 

A capoeira é um jogo de estratégia onde os golpes são usados de maneira criativa e inteligente, fazendo com que os praticantes pensem rapidamente e adaptem seus movimentos ao comportamento do oponente, desenvolvendo habilidades de tomada de decisão e resolução de problemas.


QUESTÃO 01

Na capoeira, o golpe é fundamental, um misto de elementos de defesa pessoal, expressão cultural e exercício físico. Um dos golpes básicos na capoeira que envolve uma postura de movimento em que o capoeirista balança o corpo de um lado para o outro, mantendo-se continuamente em movimento para frente e para trás, refere-se

(A) a chapa.

(B) ao martelo.

(C) a ginga.

(D) a armada.

QUESTÃO 02

Golpe caracterizado por uma movimentação acrobática que se assemelha a uma estrela (estrelinha) ou roda, sendo usado tanto para ataque quanto para defesa, além de ser uma maneira de transitar entre posições no jogo de capoeira é a

(A) queixada.

(B) benção.

(C) meia – lua de compasso.

(D) aú.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Como os golpes na capoeira funcionam como técnicas de defesa pessoal e quais benefícios isso traz para os praticantes?

a) Descreva a importância dos golpes na capoeira no desenvolvimento das habilidades de tomada de decisão e resolução de problemas dos praticantes.

QUESTÃO 04

Responda:

a) Como a prática dos golpes na capoeira contribui para a rápida adaptação dos capoeiristas às situações imprevistas durante um jogo?

b) Descreva um exemplo prático de uma situação em que um capoeirista utiliza um golpe para se defender e contra-atacar, explicando o raciocínio estratégico por trás dessa movimentação.

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (EF67EF16) Identificar as características; (códigos, rituais, elementos técnicos-táticos, indumentária, materiais, instalações instituições) das lutas do Brasil.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.