Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
CONCEITO
O Golfe é um esporte de precisão, praticado ao ar livre, que consiste em acertar uma bola em um buraco utilizando o menor número de tacadas possível.
É jogado em um campo específico, chamado de campo de golfe, que possui uma série de obstáculos naturais e artificiais, como: lagos, bunkers e árvores.
OBJETIVO
O objetivo do jogo é percorrer todo o campo, que geralmente possui 18 buracos, acertando a bola em cada um deles.
O golfe é um esporte que possui uma longa história e está enraizado em diversas culturas ao redor do mundo. Algumas características históricas e culturais do golfe incluem:
ORIGEM
ETIMOLOGIA DA PALAVRA GOLFE: KOLBE, em alemão, cujo significado é TACO.
O golfe tem suas raízes em jogos praticados na Antiguidade, como o jogo do Império romano, chamado PAGANICA e o jogo chinês CHUIWAN.
Outros pesquisadores apresentam hipóteses de que um antigo jogo de origem inglesa datado em 1340 chamado “CAMBUCA” pode ter inspirado a criação do golfe.
No entanto, o golfe moderno, embora não haja uma data exata para o início do golfe, acredita-se que ele tenha sido jogado pela primeira vez no século XV, e desenvolveu-se na Escócia medieval no século XV.
Durante muito tempo, o golfe foi considerado um esporte elitista, praticado principalmente pela aristocracia e pela classe alta. Isso se deve ao fato de que o golfe era caro e exigia acesso a campos de golfe privados.
À medida que o golfe se tornava mais popular, foram estabelecidas regras e regulamentos para o jogo. Em 1744, a primeira organização oficial de golfe, chamada The Honourable Company of Edinburgh Golfers, foi fundada na Escócia. Eles estabeleceram as primeiras regras escritas do golfe, que ainda são usadas como base para as regras atuais.
ESPANSÃO GLOBAL
O golfe se espalhou rapidamente pela Europa e, eventualmente, chegou aos Estados Unidos, Canadá e Austrália. O primeiro clube de golfe nos Estados Unidos foi fundado em 1888, em Yonkers, Nova York.
Desde então, o golfe se tornou um esporte popular em todo o mundo.
PROFISSIONALISMO
O golfe também se tornou um esporte profissional, com a criação de torneios e competições. O primeiro torneio de golfe profissional foi realizado em 1860, na Escócia, e foi chamado de Open Championship.
ESPORTE OLÍMPICO
O golfe também se tornou um esporte olímpico. Após uma ausência de mais de um século, o golfe foi reintroduzido nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil.
Hoje, o golfe é jogado por milhões de pessoas em todo o mundo, tanto profissionais quanto amadores. É um esporte que requer habilidade, concentração e estratégia, além de ser uma ótima maneira de desfrutar do ar livre e socializar com outras pessoas.
ETIQUETA E TRADIÇÕES
O golfe é conhecido por suas regras de etiqueta e tradições. Os jogadores devem seguir um código de conduta, como manter silêncio durante o jogo, reparar os danos causados no campo e respeitar a vez de jogar dos outros jogadores.
TORNEIOS E COMPETIÇÕES
O golfe é famoso por seus torneios e competições de alto nível. O mais prestigioso é o Masters Tournament, realizado anualmente em Augusta, Geórgia, nos Estados Unidos. Outros torneios importantes incluem o US Open, o British Open e o PGA Championship.
CULTURA DO CLUBE
Os clubes de golfe desempenham um papel importante na cultura do golfe. Eles oferecem instalações para os jogadores praticarem, socializarem e participarem de eventos. Os clubes de golfe também são conhecidos por sua atmosfera amigável e camaradagem entre os membros.
DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Ao longo dos anos, o golfe tem visto avanços significativos em termos de equipamentos e tecnologia. Os tacos de golfe, as bolas e outros acessórios foram aprimorados para melhorar o desempenho dos jogadores e aumentar a precisão e a distância dos tiros.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
O golfe teve suas origens
(A) na Escócia
(B) na Inglaterra
(C) nos Estados Unidos.
(D) na França.
QUESTÃO 02
Leia os enunciados abaixo atribuídos às características do jogo de Golfe.
I – O golfe é conhecido por ser um esporte elegante e requintado, onde os jogadores são esperados a seguir um código de conduta e etiqueta rigorosos.
II – O golfe é um esporte com uma longa história e tradição. Muitos campos de golfe são projetados para se integrar harmoniosamente com a paisagem natural, e os jogadores são incentivados a respeitar e preservar a natureza ao seu redor.
III – Embora o golfe seja um esporte social, também é uma competição individual ou em equipe. Os jogadores competem uns contra os outros para obter a melhor pontuação, e torneios profissionais de golfe são realizados em todo o mundo.
IV – Apesar do Golfe ser um esporte social, ele não enfatiza o fair play e a honestidade, refletindo negativamente valores como ética, integridade e respeito.
(A) todos os enunciados estão corretos.
(B) apenas os enunciados I,II e III estão corretos.
(C) apenas os enunciados III e IV estão corretos.
(D) todos os enunciados estão incorretos.
QUESTÃO 03
Para registrar em seu caderno. Quais são os principais torneios de golfe no mundo?
QUESTÃO 04
Para registrar em seu caderno. De que maneira o avanço tecnológico contribui para o desenvolvimento do Golfe?
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VÍDEO “APRENDENDO GOLFE”
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF07EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo e taco e técnico – combinatório, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |