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Educação física – Ginástica de conscientização corporal – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Ginástica. Hoje estudaremos sobre a Ginástica de conscientização corporal e suas características históricas e culturais. Vamos aos estudos?

GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS 

Imagem do arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira. Acesso: 23 de Agosto de 2023.

CONCEITO

A ginástica de conscientização corporal é uma prática que busca promover o equilíbrio entre o corpo e a mente, por meio de exercícios que estimulam a consciência corporal, a respiração e o relaxamento. Essa modalidade de ginástica possui características históricas e culturais que influenciaram seu desenvolvimento ao longo do tempo.

Historicamente, a ginástica de conscientização corporal tem suas raízes em práticas orientais, como o YOGA, PILATES, e o TAI CHI CHUAN.

OBJETIVOS E PRINCÍPIOS

Essas práticas milenares têm como objetivo principal a harmonização do corpo e da mente, através de movimentos suaves, respiração consciente e meditação.

A ginástica de conscientização corporal se inspira nesses princípios e os adapta para a realidade ocidental.

Culturalmente, a ginástica de conscientização corporal está inserida em um contexto de busca pelo bem-estar e qualidade de vida.

A sociedade contemporânea valoriza cada vez mais a saúde física e mental, e a ginástica de conscientização corporal surge como uma alternativa para alcançar esses objetivos.

BENEFÍCIOS  

Além disso, essa prática também está relacionada à valorização do corpo e da sua expressão, promovendo a autoestima e a aceitação do próprio corpo.

CARACTERÍSTICAS

A ginástica de conscientização corporal apresenta essencialmente uma abordagem holística. Essa modalidade de ginástica considera o corpo como um todo, integrando aspectos físicos, emocionais e espirituais. Dessa forma, os exercícios são desenvolvidos de maneira a estimular a conexão entre esses diferentes aspectos, promovendo um equilíbrio global.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O desenvolvimento ao longo do tempo da ginástica de conscientização corporal deu-se

(A) por meio da incorporação de técnicas de dança.

(B) através da influência de práticas religiosas e espirituais.

(C) por meio da adaptação de exercícios militares.

(D) através da combinação de diferentes abordagens terapêuticas.

QUESTÃO 02

Os princípios filosóficos fundamentais da ginástica de conscientização corporal referem-se

(A) ao equilíbrio e harmonia.

(B) a força e resistência.

(C) a flexibilidade e agilidade.

(D) a concentração e meditação.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Como a ginástica de conscientização corporal se relaciona com outras práticas corporais, como a yoga e artes marciais?

QUESTÃO 04

Para registrar em seu caderno. Realize uma pesquisa e identifique quais são os principais benefícios físicos e mentais associados à prática da ginástica de conscientização corporal ao longo da história?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF08EF07) Vivenciar e fruir diferentes modalidades da ginástica, contemplando a conscientização corporal, identificando as exigências corporais dessas práticas, e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
ReferênciasDC-GO Amplado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.