Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

O forró é um dos gêneros musicais mais populares do Brasil, especialmente no Nordeste, e surgiu da mistura de influências africanas, indígenas e europeias. Ao longo do tempo, se diversificou em diferentes ritmos, cada um com sua batida, forma de dança e identidade cultural. Os principais gêneros do forró são o xote, xaxado e baião.
XOTE
O xote é um ritmo conhecido por sua cadência mais lenta e suave, ideal para danças em casal. Originado no século XIX, ele chegou ao Brasil vindo da Europa e foi incorporado à cultura nordestina. Seu compasso é geralmente 2/4 ou 4/4, com uma batida constante que facilita a dança, que se caracteriza por passos curtos e um leve balanço. Popular no forró, especialmente em músicas românticas, o xote traz uma sensação de tranquilidade e harmonia.
BAIÃO
O baião é um dos ritmos mais marcantes da cultura nordestina, essencial no forró. Popularizado por Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, na década de 1940, esse gênero se espalhou pelo Brasil e se tornou um símbolo da identidade nordestina. Com um ritmo vibrante e acelerado, geralmente no compasso 2/4, o baião é mais do que uma dança — é uma expressão cultural, com letras que falam sobre a vida no sertão, como a seca e os desafios do trabalho no campo.
XAXADO
O xaxado surgiu no início do século XX, especialmente no sertão nordestino, como uma dança dos cangaceiros. O nome vem do som característico dos pés arrastando o chão seco do sertão, criando o “xa-xa-xa”. Influenciado por ritmos indígenas, africanos e elementos do baião e coco, o xaxado é um ritmo marcado por uma batida forte e dançante, com passos que imitam os movimentos dos cangaceiros durante suas vitórias ou momentos de descanso.
Esses ritmos do forró, com suas batidas distintas e características próprias, refletem a rica diversidade cultural do Nordeste e continuam sendo fundamentais nas celebrações e tradições da região.
QUESTÃO 01
O xote apresenta um ritmo suave e lento do forró, ideal para danças em casal. Com compasso 2/4 ou 4/4, é caracterizado por passos curtos e um leve balanço. Originado na Europa e incorporado à cultura nordestina, o xote é muito popular em músicas românticas do forró, transmitindo uma sensação de
(A) agitação e leveza.
(B) tranquilidade e harmonia.
(C) energia e movimento.
(D) suavidade e intensidade.
QUESTÃO 02
O baião é um dos gêneros mais importantes do forró, popularizado por Luiz Gonzaga na década de 1940. Seu ritmo acelerado no compasso 2/4 aborda temas como
(A) a seca e os desafios do sertão.
(B) a chuva e a mansidão do nordeste.
(C) o calor intenso e a fartura do campo.
(D) a enchente e a vida agitada da cidade.
QUESTÃO 03
Responda:
a) – De acordo com o texto, qual é a origem do nome “xaxado” e como ele se relaciona com a dança dos cangaceiros?
b) – Explique como os ritmos indígenas, africanos, baião e coco influenciaram o xaxado, tornando-o um gênero musical único e característico.
QUESTÃO 04
Responda:
a) – Qual é a importância do xaxado para a cultura nordestina, segundo o texto?
b) – Como os movimentos de dança do xaxado refletem as vitórias e momentos de descanso dos cangaceiros?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Objeto do conhecimento / Conteúdos | Danças do Brasil e do mundo. Gêneros do Forró – Tradição e diversidade na Cultura Nordestina. |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF09EF12) Praticar, fruir e recriar as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 9º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Se liga na educação física: 9º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.- (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796 p. MARCELO, Carlos; RODRIGUES, Rosualdo. O fole roncou!: Uma história do forró. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. DIAS, Ivan; DUPAN, Sandrinho. O que é o Forró? São Paulo: Forró em Vinil, 2022.JESUS, Monaquelly Carmo de. Forró e ensino de História. São Cristóvão: Editora UFS, 2021. SANTOS, Gilson Cristóvão dos. Forró: Dança, Música e Cultura: Uma Trilogia Brasileira. Curitiba: Editora Appris, 2020. DRAPER III, Jack A. Forró e o regionalismo redentor do Nordeste Brasileiro. São Paulo: Annablume, 2012. |