You are currently viewing Educação Física – Futsal – Características históricas e culturais
soccer players dribbling the ball indoor

Educação Física – Futsal – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/-UwsE/MAEJIO-UwsE/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240402%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240402T090905Z&X-Amz-Expires=30140&X-Amz-Signature=5fbf5e2fd1f70123eb22dd2903a133400ffe989ac9858c8a662f27281db0d3f6&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Tue%2C%2002%20Apr%202024%2017%3A31%3A25%20GMT. Acesso: 02 de Abril de 2024.

O futsal, também conhecido como futebol de salão, é uma modalidade esportiva de da categoria esporte de invasão, derivado do futebol de campo que foi adaptado para ser praticado em espaços fechados, como ginásios esportivos. 

Sua história remonta ao século XX, especialmente ao Brasil e ao Uruguai, onde ganhou popularidade e foi formalizado como modalidade esportiva.

ORIGEM

Embora haja debates sobre as origens precisas do futsal, muitos historiadores concordam que o esporte começou a ser jogado informalmente em campos de futebol de salão ou quadras de basquete na década de 1930. No entanto, a formalização do futsal como esporte organizado aconteceu um pouco mais tarde. 

FUTSAL NO URUGUAI

Em 1930, o Uruguai sediou a primeira Copa do Mundo de Futebol e, após o torneio, muitos jovens uruguaios começaram a jogar futebol em quadras de basquete.

Essa adaptação deu origem ao futebol de salão, com regras próprias e adaptadas ao espaço reduzido.

FUTSAL NO BRASIL

O futsal começou a ganhar popularidade no Brasil na década de 1940. Jovens jogavam em quadras improvisadas, muitas vezes em áreas cobertas e menores, como galpões industriais.

A prática cresceu rapidamente, e logo o Brasil se tornou um dos principais países no desenvolvimento e na promoção do esporte. 

O NOME FUTSAL

O nome “futsal” é uma combinação das palavras “futebol” e “salão”, indicando sua natureza indoor. O esporte rapidamente se espalhou pela América do Sul e Europa, ganhando popularidade em escolas, clubes e comunidades locais. Em 1936, a Federação Uruguaia de Futebol (AUF) reconheceu oficialmente o futsal como uma modalidade distinta.

CRIAÇÃO DAS REGRAS

Em 1956, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão do Rio de Janeiro foi fundada, e este foi um marco importante na formalização do esporte. Foram estabelecidas regras específicas para o futsal, adaptando-as às dimensões da quadra e às características do jogo indoor.

EXPANSÃO GLOBAL

O futsal se espalhou rapidamente pelo mundo nas décadas seguintes, com federações nacionais sendo criadas em vários países.

A FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) reconheceu o futsal como uma modalidade oficial em 1989, e desde então tem organizado competições internacionais, como a Copa do Mundo de Futsal.

EVOLUÇÃO

Nos últimos anos, o futsal tem se desenvolvido ainda mais, com a profissionalização de ligas em diferentes países e o aumento do interesse em nível internacional.

Além disso, o esporte tem se beneficiado da maior cobertura televisiva e do apoio de patrocinadores, o que contribui para sua popularidade e crescimento contínuo.


Questão 01 

A origem do futsal remonta ao século XX, mais precisamente à década de 1930, na cidade de Montevidéu, no Uruguai. Sua criação foi associada à necessidade de praticar futebol em espaços fechados durante o inverno, levando à criação de regras específicas que deram origem a esse esporte emocionante e dinâmico que é amplamente apreciado em todo o mundo hoje em dia. O futsal é uma modalidade esportiva classificado como esporte de invasão e os créditos de sua criação deve-se a

(A) Juan Carlos Cerian.

(B) Pelé.

(C) Diego Maradona.

(D) Lionel Messi.

Questão 02

O ano em que  futsal foi oficialmente reconhecido como esporte pela FIFA refere-se ao ano de 

(A) 1930.

(B) 1965.

(C) 1989.

(D) 2000.

Questão 03

Responda:

a) – Quais foram as circunstâncias históricas que levaram à criação do futsal como esporte?

b) – Como o futsal se desenvolveu ao longo do tempo em diferentes regiões do mundo?

c) – Quais são os principais eventos históricos que marcaram o crescimento e a popularização do futsal globalmente?

Questão 04

Responda:

a) – Quais são as principais diferenças entre o futsal e o futebol de campo em termos de regras e estilo de jogo?

b) – Como o futsal influenciou e foi influenciado pelas culturas locais onde foi adotado como esporte popular?

c) – De que maneira a estrutura organizacional do futsal, incluindo federações e ligas, contribui para a preservação e difusão de suas características históricas e culturais?

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (GO-EF09EF02) Praticar esportes de marca, precisão, invasão, rede, parede, campo e taco.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 9º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Brotto, Fábio Otuzi- Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência / Fábio Otuzi Brotto. — Santos, SP: Projeto Cooperação,2001.

Darido, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007.

Se liga na educação física: 9º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022.

Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, Ultimate frisbee / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014.

Mutti, Daniel,1962 – Futsal: da iniciação ao alto nível / Daniel Mutti. 2.ed. São Paulo: Phorte,2003.