ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.

Futsal
O futebol tradicional é, sem dúvida, um dos esportes mais populares no Brasil. O futsal, sua versão jogada em quadra, também conquista milhões de fãs. Embora os dois esportes sejam parecidos e atraem torcedores apaixonados, existem diferenças importantes entre eles.
O futsal é um esporte de invasão regulamentado pela FIFA, a Federação Internacional de Futebol. Essa modalidade, praticada por homens e mulheres, tem como objetivo principal marcar gols e evitar que o time adversário faça o mesmo.
Uma partida de futsal é composta por dois tempos de 20 minutos cada, com um intervalo de 15 minutos entre eles. O tempo de jogo é cronometrado apenas quando a bola está em movimento. Sempre que a partida é interrompida, o relógio é parado.
Durante o jogo, cada equipe tem direito a uma parada técnica por tempo, com duração de um minuto e meio. Essa pausa só pode ser solicitada quando o time está com a posse de bola. Vale lembrar que a parada técnica não é acumulativa e não ocorre durante as prorrogações.
As equipes iniciam a partida com um goleiro e quatro jogadores de linha. O treinador pode contar com até nove reservas e realizar substituições ilimitadas. Essas trocas podem ser feitas com a bola em jogo, desde que aconteçam na área destinada às substituições.
As regras de faltas e punições no futsal são semelhantes às do futebol de campo. O árbitro pode marcar tiro livre direto, indireto ou pênalti, e aplicar cartões amarelos ou vermelhos. Em caso de expulsão, a equipe joga com um atleta a menos por dois minutos, ou até sofrer um gol.
O goleiro pode usar as mãos apenas dentro da área, que possui um raio de seis metros. Ele tem quatro segundos para repassar a bola a um companheiro, seja com as mãos ou com os pés, e não pode marcar gol diretamente de sua área, a menos que a bola toque em um adversário antes de entrar.
As faltas diretas e os pênaltis são contabilizados como faltas acumuladas. A partir da sexta falta de uma equipe, o adversário tem direito a um tiro livre sem barreira, a dez metros do gol.
No futsal, a bola quica menos que a do futebol de campo, não existe a regra do impedimento e as cobranças de lateral são feitas com os pés.
O esporte conta com fundamentos individuais, como domínio, controle e condução de bola, passe, drible, finta e finalização. Além disso, apresenta características coletivas, como a coordenação entre as ações de ataque e defesa, essenciais para o bom desempenho da equipe.
Além de ser uma prática esportiva de alto rendimento, o futsal pode ser jogado como lazer e nas aulas de Educação Física. Ele ajuda o estudante a aprender a trabalhar em equipe, além de desenvolver a coordenação motora, a noção de espaço, o condicionamento físico e outras habilidades importantes para o crescimento pessoal, social e para a saúde.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE FUTSAL
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Futsal é um esporte em que duas equipes tentam entrar no campo do adversário para marcar gols, enquanto impedem que o outro time faça o mesmo. Por isso, o futsal é classificado como um esporte de
(A) rede.
(B) invasão.
(C) combate.
(D) precisão.
QUESTÃO 2
O futebol tradicional e o futsal compartilham várias semelhanças, mas também apresentam diferenças importantes. Com base nisso, complete o quadro abaixo para destacar algumas dessas diferenças:

Leia o texto para responder às questões 3 e 4:
QUESTÃO 3
De acordo com o texto, uma informação explícita sobre a bola de futsal é que ela
(A) é menor e mais pesada do que a bola do futebol tradicional.
(B) possui maior pressão interna do que a bola do futebol tradicional.
(C) é produzida com um material que não absorve nenhum impacto.
(D) apresenta as mesmas características da bola do futebol tradicional.
QUESTÃO 4
De acordo com o texto, podemos dizer que a bola
(A) do futebol tradicional quica menos que a do futsal.
(B) do futsal quica mais que a do futebol tradicional.
(C) do futsal quica menos que a do futebol de campo.
(D) do futebol tradicional quica igual a bola do futsal.
QUESTÃO 5
No futsal, quando uma equipe comete a sexta falta acumulada, o adversário
(A) pode escolher um jogador para ser expulso da partida.
(B) pode bater um tiro livre sem barreira a dez metros do gol.
(C) pode deixar um jogador de linha fora da partida por 2 minutos.
(D) tem direito automático de cobrar um pênalti.
QUESTÃO 6
Os fundamentos do futsal são as técnicas e os movimentos utilizados para jogar a modalidade. Alguns exemplos incluem
(A) passe, drible, condução de bola e escanteio.
(B) finta, controle de bola, saque e impedimento.
(C) drible, finta, passe e controle de bola.
(D) tiro lateral, controle de bola, chute e finta.
QUESTÃO 7
Em quais lugares ou situações pode-se praticar futsal?
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular | Educação Física |
Objeto de Conhecimento/Conteúdo | Futsal – esporte de invasão: características, regras e fundamentos. |
Descritor de Língua Portuguesa | D1 – Localizar informações explícitas em um texto. |
Habilidade | (GO-EF05EF05) Vivenciar, fruir e analisar diferentes modalidades e características histórico–culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo. |
Referências | CUNHA, Douglas Silveira. A importância do futsal nas aulas de educação física escolar. 2014. FIFA, Federação Internacional de Futebol. Disponível em: Regras do futsal: Entenda. Acesso em 11 de agosto de 2025. |