You are currently viewing Educação Física – Futebol de campo – Características históricas e culturais

Educação Física – Futebol de campo – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://media-public.canva.com/rgWoU/MAEYVHrgWoU/1/s.jpg. Acesso: 13 de maio de 2024.

CONCEITO

O futebol de campo, também conhecido simplesmente como futebol, é uma modalidade esportiva classificada como esporte de invasão, jogado em um campo retangular entre duas equipes de 11 jogadores cada.

O objetivo do jogo é marcar gols, colocando a bola na meta do adversário, utilizando principalmente os pés (embora também seja permitido o uso de outras partes do corpo, exceto os braços e as mãos, com exceção do goleiro dentro de sua área).

ORIGEM

Há evidências de jogos semelhantes ao futebol de campo sendo praticados em diferentes culturas antigas ao redor do mundo.

Civilizações como os chineses, romanos, gregos e egípcios têm registros de jogos que envolviam chutar uma bola.

FUTEBOL NA IDADE MÉDIA

Durante a Idade Média na Inglaterra, jogos populares conhecidos como “mob football” eram comuns em várias regiões.

Esses jogos envolviam grandes grupos de pessoas em disputas caóticas, onde o objetivo era simplesmente mover uma bola em direção a um determinado local, muitas vezes o centro de uma vila ou cidade, usando apenas os pés.

As regras eram frequentemente pouco definidas e os jogos podiam ser extremamente violentos.

EVOLUÇÃO NO FUTEBOL

O futebol de campo, ou simplesmente futebol, tem suas origens historicamente ligadas ao Reino Unido, especialmente à Inglaterra. As primeiras formas do jogo remontam a várias culturas antigas, mas o futebol moderno, com regras mais padronizadas e organizadas, começou a emergir no século XIX na Inglaterra.

O ano de 1863 é considerado um marco significativo, pois foi quando a Football Association (FA) foi fundada na Inglaterra e estabeleceu as primeiras regras formais do jogo, conhecidas como as Leis do Jogo.

A partir desse momento, o futebol começou a se espalhar pelo mundo e se tornou um dos esportes mais populares e amados em praticamente todos os cantos do planeta.

PADRONIZAÇÃO E POPULARIZAÇÃO

Copa do Mundo: A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930 no Uruguai, e desde então se tornou o evento esportivo mais assistido do mundo, unindo nações em competição. Além da Copa do Mundo, existem inúmeras competições de clubes de prestígio, como a Liga dos Campeões da UEFA na Europa e a Copa Libertadores na América do Sul.

Profissionalismo: O futebol de campo se tornou um esporte profissional, com jogadores sendo remunerados pelos clubes e ligas. Isso levou ao crescimento da indústria do futebol, com transmissões televisivas, patrocínios e uma vasta base de fãs.

Inovações Táticas e Tecnológicas: O jogo evoluiu taticamente, com treinadores desenvolvendo novas estratégias para vencer. Além disso, a tecnologia entrou em campo, com o uso de replays de vídeo para auxiliar a arbitragem e o desenvolvimento de equipamentos esportivos mais avançados.

VALORES

O futebol de campo vai além do esporte, tendo um profundo impacto social e cultural em muitos países, unindo comunidades e proporcionando uma fonte de identidade e orgulho nacional.


Questão 01 

Evidências históricas apoiam a ideia de que jogos similares ao futebol de campo foram praticados em diversas culturas antigas, incluindo civilizações como

(A) os babilônios.

(B) os persas.

c) os chineses.

d) os astecas.

Questão 02

A característica dos jogos de “mob football” na Idade Média na Inglaterra refere-se a

(A) jogos em estádios formais.

(B) jogos com regras bem definidas.

(C) jogos com disputas caóticas e violentas.

(D) jogos praticados apenas por nobres.

Questão 03

Responda:

a) Qual é a importância histórica da fundação da Football Association (FA) em 1863 para o desenvolvimento e evolução do futebol de campo, e como essa organização influenciou sua disseminação e crescimento como um esporte popular em todo o mundo?

b) De que maneira a organização e padronização dos jogos de futebol ao longo do tempo contribuíram para a sua aceitação e reconhecimento como um esporte globalmente praticado?

Questão 04

Os fundamentos básicos do futebol são essenciais para o desenvolvimento e aprimoramento dos jogadores, independentemente do nível de habilidade. Relacione as palavras abaixo com as características correspondentes a esses fundamentos.

ATAQUECHUTEDEFESADRIBLEGOLIMPEDIMENTOPASSE
Infração na qual um jogador está posicionado à frente da linha da bola e do penúltimo defensor quando a bola é passada para ele. Isso é feito para evitar que os jogadores atacantes recebam a bola em posição vantajosa em relação à defesa adversária.
Setor do time responsável por marcar gols. Os jogadores do ataque buscam criar oportunidades de gol, movimentar-se para receber passes e finalizar as jogadas com chutes em direção ao gol adversário.
Fundamento do futebol onde um jogador tenta manter a posse da bola, envolvendo movimentos rápidos e habilidosos com a bola para evitar que os oponentes a recuperem.
Fundamento do futebol em que um jogador envia a bola para um companheiro de equipe. Podem ser curtos, médios ou longos e são usados para mover a bola pelo campo, criar oportunidades de ataque e manter a posse de bola.
Fundamento do futebol executado na bola com o pé com o objetivo de marcar um gol. Podem ser feitos com diferentes partes do pé e em diferentes direções, dependendo da situação de jogo e da posição do jogador.
Ação em que um jogador envia a bola para um companheiro de equipe. Os passes podem ser curtos, médios ou longos e são usados para mover a bola pelo campo, criar oportunidades de ataque e manter a posse de bola.
Local no campo onde uma equipe tenta marcar pontos. A bola precisa atravessar a linha de gol e estar completamente dentro da área de gol.
Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidades (GO-EF07EF27) Identificar, apropriar e analisar modalidades e características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nos esportes de marca, precisão, invasão, rede/parede, campo e taco e técnico-combinatórios.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 7º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Se liga na educação física: 7º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna, 2022.

Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee / Fernando Jaime González; Suraya CrisƟ na Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014.

Magalhães, Lívia Gonçalves Histórias do futebol / Lívia Gonçalves Magalhães. São Paulo: Arquivo Público do Estado, 2010. 192 p.: il. (Coleção Ensino & Memória, 1).