Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Os fundamentos técnicos do voleibol são essenciais para o desenvolvimento do jogo e garantem que os jogadores possam executar as ações com precisão e eficiência.
SAQUE: É o início do jogo e pode ser feito de forma simples (por baixo) ou com mais potência (por cima, viagem). O saque tem o objetivo de dificultar a recepção do adversário.
TOQUE POR BAIXO: Também chamada de manchete, é utilizada para receber o saque ou um ataque adversário. Os antebraços são usados para direcionar a bola ao levantador.
TOQUE POR CIMA: É a ação de preparar a bola para o ataque, geralmente feita com as mãos abraçando a bola ( forma de triângulo) com as pontas dos dedos.
ATAQUE: Também conhecido como corte ou cortada, é o momento em que o jogador salta e golpeia a bola com força para tentar pontuar. Pode ser feito com diferentes estratégias, como cortadas potentes ou largadas.
BLOQUEIO: É a ação de saltar próximo à rede para impedir o ataque adversário. Pode ser individual ou em grupo, visando interceptar a trajetória da bola.
DEFESA: Envolve técnicas para impedir que a bola toque o chão em sua quadra após um ataque adversário. Geralmente, utiliza-se a manchete ou o toque, com reflexos rápidos e bom posicionamento.
Esses fundamentos precisam ser treinados regularmente para garantir que os jogadores tenham domínio técnico e estejam bem coordenados em quadra.
QUESTÃO 01
O saque é o fundamento responsável por iniciar o jogo e que pode ser feito por baixo ou por cima que tem como objetivo dificultar
(A) o bloqueio do adversário.
(A) o toque do adversário.
(B) a recepção do adversário.
(C) a defesa do adversário.
QUESTÃO 02
O levantamento é a técnica utilizada para preparar a bola para o atacante, geralmente feita com as pontas dos dedos e visa
(D) dificultar a defesa.
(A) facilitar o bloqueio.
(B) interceptar o ataque.
(C) posicionar a bola para o ataque.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Explique a importância do saque no voleibol e como ele pode influenciar diretamente no desempenho de uma equipe durante a partida.
b) Qual a função do bloqueio no voleibol e como ele pode ser utilizado de maneira estratégica para anular os ataques adversários?
QUESTÃO 04
Responda:
a) Quais as principais diferenças entre a recepção (manchete) e o levantamento, considerando a técnica e o objetivo de cada fundamento?
b) Em sua opinião, qual fundamento técnico do voleibol é o mais desafiador de ser executado e por quê?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Licenciatura em Educação física |
Componente curricular | educação física |
Habilidades | (GO-EF09EF02) Praticar esportes de marca, precisão, invasão, rede, parede, campo e taco. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 9º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. DARIDO, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007. Se liga na educação física: 9º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. FERREIRA, Joel Saraiva – Voleibol – direto ao ponto. Campo Grande – MS. Ed. UFMS,2021.BULGARELLI, Pedro Luiz – Metodologia do ensino do voleibol / Pedro Luiz Bulgarelli. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2017. 200 p. |