Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
Os fundamentos técnicos do tênis de mesa são essenciais para desenvolver precisão e eficiência nas ações. Abaixo os principais fundamentos:
EMPUNHADURA
A maneira correta de segurar a raquete pode ser feita de duas formas principais:
- Classista (ou “Shakehand”): Segura-se a raquete de maneira semelhante a um aperto de mãos, comum entre jogadores de estilo mais defensivo.
- Caneta (ou “Penhold”): A raquete é segurada como se fosse uma caneta, favorecendo um estilo ofensivo e mais ágil.
POSIÇÃO DE EXPECTATIVA
A postura ideal é fundamental. A posição inclui pernas flexionadas, tronco levemente inclinado para frente, e o peso distribuído para facilitar movimentos rápidos em qualquer direção.
MOVIMENTAÇÃO
O jogo exige movimentos rápidos e precisos. Os deslocamentos laterais e o ajuste dos pés são fundamentais para manter o equilíbrio e alcançar bolas de maneira eficiente.
SAQUE
Existem diferentes tipos de saque, sendo cada um deles determinante para o controle do ponto:
- Saque com Efeito : Usado para dificultar a recepção do adversário, variando entre efeitos laterais, para baixo (backspin) ou para cima (topspin).
- Saque Curto e Longo : A velocidade e a trajetória são ajustadas para surpreender o adversário.
RECEPÇÃO DO SAQUE
A resposta ao saque adversário requer leitura de efeitos e velocidade.
O jogador deve usar uma raquete com o ângulo correto para neutralizar o efeito do saque e devolver a bola com precisão.
BATIDAS (Forehand e Backhand)
São as batidas principais, usadas tanto para atacar quanto para defender:
- Forehand : Batida realizada com o lado dominante do corpo.
- Backhand : Batida realizada do lado oposto ao dominante, com o antebraço se movendo mais.
GOLPES COM EFEITOS (Topspin, Backspin e Smash)
- Topspin : A raquete se move para cima e para frente, fazendo com que a bola gire para baixo, o que a estabiliza e dá maior controle.
- Backspin : A raquete se move para baixo ao bater a bola, fazendo com que ela gire para cima e atrapalhe o ataque do adversário.
- Smash : Golpe rápido e poderoso, usado para finalizar um ponto. Executado quando a bola está mais alta, o smash tem uma velocidade elevada e pouco efeito, com o foco em surpreender o adversário.
BLOQUEIO
Técnica defensiva onde o jogador intercepta o ataque do oponente com a raquete, controlando a força e o ângulo para devolver a bola de forma consistente.
Esses fundamentos, com a prática, permitem ao jogador aperfeiçoar tanto o ataque quanto a defesa, além de melhorar o controle e a precisão nas jogadas.
QUESTÃO 01
A empunhadura da raquete no tênis de mesa é essencial, pois influencia o estilo de jogo, o controle sobre a bola e a precisão dos movimentos. O tipo de pegada que promove uma abordagem mais agressiva e ágil é chamada de
(A) clássica.
(B) caneta.
(C) forehand.
(D) smash.
QUESTÃO 02
A posição de expectativa no tênis de mesa é fundamental para preparar o jogador para responder rapidamente aos movimentos do adversário. Nessa posição as pernas devem estar flexionadas
(D) com peso distribuído em um só pé.
(A) com o tronco inclinado para frente.
(B) com rotação lateral do tronco.
(C) com o tronco inclinado para trás.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Explique como o saque com efeito pode dificultar a recepção do adversário e quais podem ser os tipos de efeitos que serão aplicados durante o saque.
b) Descreva a importância de escolher o ângulo correto da raquete ao receber um saque com efeito e como essa escolha impacta a decisão na devolução da bola.
QUESTÃO 04
Responda:
a) Discuta em quais situações os golpes de forehand e backhand podem ser mais eficazes durante uma partida de tênis de mesa. Forneça exemplos de quando cada golpe pode ser utilizado.
b) Explique a técnica do bloqueio e como ela pode ser utilizada para neutralizar um ataque rápido do adversário, mantendo o controle da bola no jogo.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico – culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna, 2022. Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee / Fernando Jaime González; Suraya CrisƟ na Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. |