You are currently viewing Educação Física – Fundamentos técnicos do Padel

Educação Física – Fundamentos técnicos do Padel

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/0E22w/MAEwmI0E22w/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20241028%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20241028T035058Z&X-Amz-Expires=73320&X-Amz-Signature=51b4cc16e0e36011c619ec4ae295626c17dae533ae8565fb0b795c1b6b7c641f&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Tue%2C%2029%20Oct%202024%2000%3A12%3A58%20GMT. Acesso: 25 de Outubro de 2024.

No padel, os fundamentos técnicos básicos são essenciais para um bom desempenho e incluem:

Empunhadura: Geralmente, usa-se a empunhadura continental (ou “empunhadura do martelo”), que oferece manobras tanto para golpes de direita quanto de revés. Essa empunhadura facilita golpes baixos e próximos à parede, comuns no padel.

Posição de expectativa: O jogador deve adotar uma postura levemente flexionada, com o peso do corpo nos dedos dos pés, raquete à frente do corpo e olhos no oponente. Essa posição permite agilidade e ocorrência rápida.

Forehand (Direita): Semelhante ao tênis, o golpe de forehand é usado para atacar ou controlar a bola. O jogador se posiciona de lado para a bola, prepara o movimento com a raquete para trás e executa o golpe à frente do corpo, mantendo controle e precisão.

Backhand (Revés): Sem revés, o corpo se posiciona do lado oposto ao forehand, e a raquete se movimenta de trás para frente. Existem variações, como o revés com uma ou duas mãos, dependendo da preferência e do controle do jogador.

Voleio: Essencial no padel, é realizado próximo à rede para golpes rápidos e precisos. O voleio pode ser ofensivo ou defensivo, com a raquete posicionada à frente e o corpo equilibrado para respostas ágeis.

Smash: É um golpe forte e direcionado, geralmente feito sobre a cabeça, usado para finalizar o ponto ou forçar o erro do adversário. O smash pode ser executado como “bandeja” (mais controlado) ou como um smash potente, dependendo da situação.

Bandeja: Um tipo de smash defensivo, é realizado com menos força e mais controle, geralmente para manter a bola no jogo e dificultar a devolução do adversário. A bandeja é muito usada após o lob (bola alta do adversário).

Lob: Consiste em um golpe alto que lança a bola por cima dos adversários para ganhar tempo e reposicionar. No padel, o lob é estratégico, podendo quebrar o ritmo do adversário e permitir o retorno à defesa.

Saída de Parede: Aproveita o rebote da bola na parede para devolver o golpe. O jogador se antecipa à trajetória da bola e usa a parede para ganhar ângulos e resultados no retorno.

Esses fundamentos técnicos combinam-se para possibilitar a defesa e o ataque no padel, favorecendo a precisão, o controle e o posicionamento estratégico na quadra.


QUESTÃO 01

A posição de prontidão no padel, com postura levemente flexionada e peso nos dedos dos pés, permite ao jogador

(A) agilidade e raciocínio rápido.

(B) mais força e precisão nos golpes.

(C) uma posição fixa para os pés.

(D) golpes precisos de forehand.

QUESTÃO 02

O golpe de forehand no padel, semelhante ao do tênis, permite ao jogador

(A) atacar e controlar a bola.

(B) se posicionar próximo à parede.

(C) realizar apenas golpes defensivos.

(D) evitar o uso do backhand.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Qual a importância do voleio no padel e como ele pode ser utilizado de maneira ofensiva e defensiva durante uma partida?

b) Quais as principais diferenças entre o smash e a bandeja e em quais situações cada um desses golpes é mais adequado no jogo de padel?

QUESTÃO 04

Responda:

a) Com base no papel estratégico do lob no padel, analise como esse golpe pode ajudar um jogador a se reposicionar na quadra e desestabilizar o adversário.

b) Como a saída de parede permite ao jogador ganhar vantagem em relação ao adversário no padel? Dê exemplos de como a parede pode ser usada para criar ângulos personalizados.

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (GO-EF06EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatório, de rede/parede, campo e taco oferecidos pela escola, usando habilidades técnico – táticas básicas e respeitando regras.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna, 2022.

Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee / Fernando Jaime González; Suraya CrisƟ na Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014.

SANCHES, Paulo. Programa de Desenvolvimento do Padel Escolar: Guia Prático do Professor . 1.ed. Lisboa: EPAL, Empresa Portuguesa das Águas Livres SA, 2018.