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Educação Física – Frisbee – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

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CONCEITO

O Frisbee é um objeto e também o nome popular de esportes que utilizam discos voadores, como o Ultimate Frisbee e o Disc Golf.

ORIGEM

  • Início: A história do frisbee remonta à década de 1940, quando estudantes universitários nos Estados Unidos jogavam formas improvisadas de discos, como as tampas de latas de tortas da empresa Frisbie Pie Company, em New Haven, Connecticut.
  • Evolução: Em 1948, Walter Morrison e Warren Franscioni criaram um disco plástico, chamado inicialmente de “Flying Saucer” (disco voador), aproveitando o interesse na cultura popular pelos OVNIs na época. Em 1955, Morrison licenciou seu disco para a Wham-O, que o renomeou como “Pluto Platter”.
  • Nome “Frisbee”: O nome “Frisbee” foi adotado pela Wham-O em 1957, inspirado pela Frisbie Pie Company e pelo hábito dos estudantes de gritar “Frisbie!” ao lançar as tampas.

CULTURA E ESPORTE

  • Crescimento do Esporte: O frisbee tornou-se popular como um jogo recreativo. Na década de 1960, estudantes de escolas e universidades começaram a desenvolver jogos formais com o disco, como o Ultimate Frisbee, que foi codificado em 1968 no New Jersey.
  • Ultimate Frisbee: Tornou-se um dos esportes mais conhecidos usando o frisbee. É jogado em campos semelhantes aos de futebol americano, e é um esporte que enfatiza a auto-regulação e o espírito esportivo.
  • Disc Golf: Outro esporte popular que surgiu é o Disc Golf, onde os jogadores lançam discos em cestas de metal, tentando completar um percurso com o menor número de arremessos.
  • Cultura Popular: O frisbee, além de ser um objeto de esporte, se tornou um ícone cultural nos Estados Unidos e em muitos outros países. Ele representa lazer, liberdade e criatividade, associado frequentemente à cultura de praia e ao movimento hippie dos anos 1960 e 1970.

IMPORTÂNCIA CULTURAL

  • Inclusividade: O frisbee é visto como um símbolo de esportes inclusivos, acessíveis a todos, independentemente de idade, gênero ou condição física.
  • Jogos Sem Árbitro: Especialmente no Ultimate Frisbee, o frisbee promove uma cultura de auto-regulação e respeito mútuo, com o “Spirit of the Game” sendo um elemento central.
  • Esporte Global: Hoje, o frisbee é jogado em todo o mundo, com federações internacionais e torneios de grande escala, como o Campeonato Mundial de Ultimate.

O frisbee transcende sua origem como um simples brinquedo para se tornar uma ferramenta de socialização, exercício e competição saudável, com um forte impacto cultural e esportivo global.


QUESTÃO 01

A origem do nome “Frisbee” está relacionada

(A) a uma empresa de tortas.

(B) a um grito de estudantes.

(C) a renomeação pela Wham-O.

(D) ao interesse por OVNIs.

QUESTÃO 02

O disco plástico criado por Walter Morrison e Warren Franscioni em 1948 foi inicialmente chamado de

(A) “flying saucer,” aproveitando o interesse por OVNIs.

(B) “frisbie,” em homenagem à empresa Frisbie Pie Company.

(C) “pluto platter,” após ser licenciado pela Wham-O em 1955.

(D) “disco frisbee,” em referência ao grito dos estudantes.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Como o frisbee evoluiu de um jogo recreativo para se tornar um ícone cultural e um esporte formal, como o Ultimate Frisbee e o Disc Golf?

b) De que maneira o Ultimate Frisbee reflete os valores de auto-regulação e espírito esportivo, e como isso se relaciona com a cultura popular dos anos 1960 e 1970?

QUESTÃO 04

Responda:

a) Como o frisbee promove a inclusão e acessibilidade no esporte, permitindo a participação de pessoas de diferentes idades, gêneros e condições físicas?

b) De que maneira o frisbee, inicialmente visto como um brinquedo, evoluiu para se tornar uma ferramenta significativa para socialização, exercício e competição, e qual é o impacto cultural e esportivo global dessa transformação?

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física.
Habilidades(GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico – culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Dario, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Dario, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007.

Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022.

Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, Ultimate frisbee / Fernando Jaime González; Suraya Cristinana Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014.